Reais D. Beatriz - exemplares conhecidos

Mensagem
Autor
euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Reais D. Beatriz - exemplares conhecidos

#1 Mensagem por euoutravez » segunda jun 12, 2017 8:12 pm

Só para ficar o registo dos exemplares conhecidos:

Imagem
photo upload



Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Reais D. Beatriz - exemplares conhecidos

#2 Mensagem por numisiuris » segunda jun 12, 2017 9:05 pm

Bom trabalho! :thumbs: Estes estão fechados! Como não aparecem no mar, não acontece como nos portugueses. Tenho aqui a estampa de anverso e reverso desse de Madrid, mas a avaliar pelo desenho do anverso, temos mais uma estilização que um decalque. É curioso que, num tipo tão raro, ao que vejo, aparecem 4 cunhos diferentes, de anverso e reverso. O da Bes e da Huntigton, no reverso, parecem iguais, mas dá-me ideia que o espaçamento entre as letras será ligeiramente diferente (a não ser que haja uma dupla batida que eu não veja. A terem sido feitos quatro cunhos de anverso, deveriam existir 8 de reverso, visto que os de anverso duram o dobro. Segundo Gomes Marques cada cunho fazia 20.000 moedas. Naturalmente que estes não se terão desgastado muito. Ainda assim, devem ter sido batidos uns bons milhares delas.
Imagem

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Reais D. Beatriz - exemplares conhecidos

#3 Mensagem por numisiuris » sexta fev 08, 2019 8:10 pm

Ora aí está o quinto!!! O cunho de anverso parece-me igual à do Novo Banco. Parece-me uma moeda que não apresenta quaisquer dúvidas quanto à autenticidade. Julgo que, quer o preço base, quer a estimativa, estão muito por baixo do real valor, porque julgo ser o exemplar em melhor estado de conservação dos 5 até agora conhecidos. Merecia o interesse de um Museu. Uma verdadeira preciosidade da arte gótica e de uma importância histórica fenomenal!!!
https://www.sixbid.com/browse.html?auct ... g4fG_Qrev8
Imagem

RubenGMelo
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1613
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Re: Reais D. Beatriz - exemplares conhecidos

#4 Mensagem por RubenGMelo » sábado fev 09, 2019 2:13 am

Lindo mas ao alcance poucos.
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: Reais D. Beatriz - exemplares conhecidos

#5 Mensagem por Monge » sábado fev 09, 2019 8:27 am

UUPS! Não vou ter t€mpo para ir ao leilão...

Mina
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 76
Registado: segunda jan 14, 2019 3:01 pm

Re: Reais D. Beatriz - exemplares conhecidos

#6 Mensagem por Mina » sábado fev 09, 2019 6:44 pm

Só por curiosidade, este ultimo exemplar vai a leilão o mês que vem em Espanha( Madrid) ??
Cumprimentos

Alberto Mina

RubenGMelo
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1613
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Re: Reais D. Beatriz - exemplares conhecidos

#7 Mensagem por RubenGMelo » sábado fev 09, 2019 7:05 pm

Mina Escreveu:Só por curiosidade, este ultimo exemplar vai a leilão o mês que vem em Espanha( Madrid) ??

A Leiloeira é espanhola mas está em Barcelona.
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

Mina
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 76
Registado: segunda jan 14, 2019 3:01 pm

Re: Reais D. Beatriz - exemplares conhecidos

#8 Mensagem por Mina » sábado fev 09, 2019 7:33 pm

Obrigado, errei quanto ao Madrid sim , mas creio poder dizer que não se trata de um falso exemplar . Mesmo sendo leigo na matéria , mas tenho quase a certeza quanto á sua proveniência creio poder afirmar que se trata de um exemplar 100% verdadeiro...
Cumprimentos

Alberto Mina

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Reais D. Beatriz - exemplares conhecidos

#9 Mensagem por numisiuris » sábado fev 09, 2019 8:42 pm

Mina Escreveu:Obrigado, errei quanto ao Madrid sim , mas creio poder dizer que não se trata de um falso exemplar . Mesmo sendo leigo na matéria , mas tenho quase a certeza quanto á sua proveniência creio poder afirmar que se trata de um exemplar 100% verdadeiro...
Acho que até agora ninguém tinha posto em causa a autenticidade do exemplar, antes pelo contrário. Já agora, porque para efeitos de atribuição de casas de cunhagem, a proveniência pode ser um dado bastante importante, e visto que tem "quase a certeza quanto à sua proveniência", podía-nos indicar qual é? Foi encontrado em Portugal? Em que zona do país? Era muito importante que este tipo de informação fosse divulgada publicamente, porque senão andam aí sempre os historiadores às turras para perceber o que quer dizer aquele "S-A". :)

Mina
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 76
Registado: segunda jan 14, 2019 3:01 pm

Re: Reais D. Beatriz - exemplares conhecidos

#10 Mensagem por Mina » sábado fev 09, 2019 9:35 pm

Segundo creio saber essa moeda foi cunhada em santarém e apareceu também na zona centro do pais… muito mais não poderei dizer….
Cumprimentos

Alberto Mina

Responder

Voltar para “D. Beatriz”