D. João I - Real Branco Porto

Responder

Qual o estado de conservação?

Regular
0
Sem votos
BC-
3
38%
BC
3
38%
BC+
1
13%
MBC-
0
Sem votos
MBC
1
13%
MBC+
0
Sem votos
 
Total de votos: 8

Mensagem
Autor
cguimaraes2
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 68
Registado: segunda mar 04, 2019 7:28 pm

D. João I - Real Branco Porto

#1 Mensagem por cguimaraes2 » quinta mai 16, 2019 7:10 pm

Boa tarde,

Partilho o meu terceiro exemplar de cunhagem manual: Real Branco Porto de D. João I.
Sendo toda uma nova área completamente desconhecida para mim, qualquer ajuda ou comentário que possam dar é bem vindo.

Como pretendo fazer uma pequena ficha descritiva de cada moeda para complementar a colecção, gostaria que me ajudassem a clarificar alguns pontos. Nomeadamente:
- Que estado de conservação atribuem ao exemplar?
- Referência do AG e do Ferraro Vaz?
- Qual a legenda do anverso e do reverso?
- Existe alguma curiosidade ou aspecto relevante envolvendo esta moeda?

Cumprimentos
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por cguimaraes2 em sexta mai 17, 2019 5:01 pm, editado 1 vez no total.



Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: D. João I - Real Branco Porto

#2 Mensagem por Monge » quinta mai 16, 2019 10:40 pm

A foto tem uma qualidade muito fraca e está invertida: -A "perna" do Y está virada para a esquerda e a letra monetária "P" está lógicamente tb ao contrário.
Com a imagem tão fraca é difícil ter a certeza se há sinais ocultos mas parece-me que não.
É pois um REAL BRANCO, do Porto, sem sinais ocultos das últimas emissões (Lei de 1 Dinheiro).
Tente pôr uma foto com mais definição.
Provisóriamente pode ficar no J1 53.12 (Estado BC).

paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: D. João I - Real Branco Porto

#3 Mensagem por paulj » quinta mai 16, 2019 11:39 pm

Concordo com Monge com estas fotos difícil ajuizar correctamente
Mesmo assim inclino me para BC

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: D. João I - Real Branco Porto

#4 Mensagem por numisiuris » sexta mai 17, 2019 1:09 am

Já foi quase tudo dito.

A legenda do anverso termina em "QVI ** FECIT ** CELUm **". Só no círculo exterior é que não se consegue perceber a terminação. Já no reverso, julgo que a legenda é sempre a mesma: "IhnS ** DEI ** GRA ** REX ** PO ** E".

Se fosse minha, arriscava a limpeza. Mergulhar numa solução de eno e água (uma colher de sopa para 200ml de água) durante seis horas e depois escovar ligeiramente com escova de dentes. Mas atenção, se fosse minha era eu que arriscava e o risco era meu. Não me responsabilizo por nada, até porque às vezes têm-se dissabores.

Seja bem vindo às batidas! Não ligue às histórias das falsificações e dos bichos de sete cabeças. Há muito poucas falsificações por aí, comparativamente ao número de moedas boas. Quando tiver dúvidas, não compre. Ou então poste aqui no fórum, que nós ajudamos. :beer:

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: D. João I - Real Branco Porto

#5 Mensagem por numisiuris » sexta mai 17, 2019 1:12 am

Foto invertida:
Imagem

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: D. João I - Real Branco Porto

#6 Mensagem por fernanrei » sábado mai 18, 2019 8:25 am

numisiuris Escreveu:Já foi quase tudo dito.

A legenda do anverso termina em "QVI ** FECIT ** CELUm **". Só no círculo exterior é que não se consegue perceber a terminação. Já no reverso, julgo que a legenda é sempre a mesma: "IhnS ** DEI ** GRA ** REX ** PO ** E".

Se fosse minha, arriscava a limpeza. Mergulhar numa solução de eno e água (uma colher de sopa para 200ml de água) durante seis horas e depois escovar ligeiramente com escova de dentes. Mas atenção, se fosse minha era eu que arriscava e o risco era meu. Não me responsabilizo por nada, até porque às vezes têm-se dissabores.

Seja bem vindo às batidas! Não ligue às histórias das falsificações e dos bichos de sete cabeças. Há muito poucas falsificações por aí, comparativamente ao número de moedas boas. Quando tiver dúvidas, não compre. Ou então poste aqui no fórum, que nós ajudamos. :beer:
Assino por baixo :beer:
"Quod erat demonstrandum"

cguimaraes2
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 68
Registado: segunda mar 04, 2019 7:28 pm

Re: D. João I - Real Branco Porto

#7 Mensagem por cguimaraes2 » sábado fev 15, 2020 12:48 pm

Muito obrigado a todos pelas vossas opiniões. Para mim que ainda sou um novato na cunhagem manual é sempre bom aprender com quem já anda nisto há muito tempo.
numisiuris Escreveu:
sexta mai 17, 2019 1:09 am
Já foi quase tudo dito.

A legenda do anverso termina em "QVI ** FECIT ** CELUm **". Só no círculo exterior é que não se consegue perceber a terminação. Já no reverso, julgo que a legenda é sempre a mesma: "IhnS ** DEI ** GRA ** REX ** PO ** E".

Se fosse minha, arriscava a limpeza. Mergulhar numa solução de eno e água (uma colher de sopa para 200ml de água) durante seis horas e depois escovar ligeiramente com escova de dentes. Mas atenção, se fosse minha era eu que arriscava e o risco era meu. Não me responsabilizo por nada, até porque às vezes têm-se dissabores.

Seja bem vindo às batidas! Não ligue às histórias das falsificações e dos bichos de sete cabeças. Há muito poucas falsificações por aí, comparativamente ao número de moedas boas. Quando tiver dúvidas, não compre. Ou então poste aqui no fórum, que nós ajudamos. :beer:
Obrigado pela ajuda em decifrar a legenda que se vê na moeda.

Quanto às limpeza que fala, o que é uma solução de eno?

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: D. João I - Real Branco Porto

#8 Mensagem por numisiuris » domingo fev 16, 2020 3:18 am

Eno são sais de frutos. Vende se até nos supermercados.

Responder

Voltar para “D. João I”