Real branco sem letra monetária discernível?

Responder
Mensagem
Autor
josix
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 388
Registado: domingo out 30, 2011 11:38 pm

Real branco sem letra monetária discernível?

#1 Mensagem por josix » quinta abr 18, 2024 10:59 pm

Estou talvez a precipitar-me, porque abro o tópico antes de tirar uma boa fotografia para o acompanhar. Mas a moeda está a intrigar-me e conheço pouco das cunhagens manuais.

Comprei um real branco que achei em muito bom estado, o meu primeiro, há dias. Só sofre de algumas letras fracas no exterior, será defeito da batida original não dano do tempo. Acho que é problema comum nestas moedas. Ia alegremente confirmar a classificação, AG 52.01. Deparo com algo que na loja nem notei: então que é feito do L ? Não está lá. Com muita imaginação naquele espaço pode haver um quase quadrado que traçaria um C invertido. Mas acho que é uma variação da espessura do disco na zona daquele campo e não qualquer letra. Do outro lado da coroa e Y nota-se o mesmo aumento de espessura do campo liso. O que não está lá é o L nem o P. Essa falta é produto de corrosão ou desgaste, a textura da moeda está boa, quase como nova, com a prata bem visível na superfície.

Há do lado oposto ao da letra uma quina mais mal batida ou parcialmente esmagada. Mas se a ausência de letra se deve a esmagamento depois de batida a moeda, acho que saiu assim da casa da moeda ou foi intencional e muito antigo o apagamento. Do que consigo ver parece-me que nunca houve lá letra. O disco não está mais fino naquele ponto.

Tudo o resto na moeda me parece no sítio, como deve ser para um real branco. Existem reais brancos sem letra monetária?



Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11070
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Real branco sem letra monetária discernível?

#2 Mensagem por fernanrei » sexta abr 19, 2024 6:24 pm

Para melhor compreensão dos factos elencados será muito positivo partilhar as fotos, no entanto, e tendo em conta os aspetos que refere, tenho a dizer que a falta de letra monetária será com certeza um problema criado aquando da cunhagem ou desgaste de circulação, mas fico a aguardar as imagens para dar uma opinião definitiva... :beer:
"Quod erat demonstrandum"

josix
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 388
Registado: domingo out 30, 2011 11:38 pm

Re: Real branco sem letra monetária discernível?

#3 Mensagem por josix » sábado abr 20, 2024 6:30 pm

É possível que seja uma zona da moeda onde a letra não ficou bem batida. Mas não há no disco falta de metal naquela zona.

Já tive uma opinião que seria visível um L lá. A mim parece_me que no espaço mais gordo daquele campo também caberia o P.

Junto fotografias de 3 ângulos.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Marco Ramos
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 94
Registado: quinta abr 25, 2019 11:52 am

Re: Real branco sem letra monetária discernível?

#4 Mensagem por Marco Ramos » sábado abr 20, 2024 8:54 pm

"L" claramente visível do lado esquerdo

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Re: Real branco sem letra monetária discernível?

#5 Mensagem por doliveirarod » domingo abr 21, 2024 1:33 am

Concordo, "L".
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11070
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Real branco sem letra monetária discernível?

#6 Mensagem por fernanrei » domingo abr 21, 2024 8:26 am

A moeda apresenta, claramente, a letra L no campo esquerdo da moeda... :beer:
"Quod erat demonstrandum"

josix
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 388
Registado: domingo out 30, 2011 11:38 pm

Re: Real branco sem letra monetária discernível?

#7 Mensagem por josix » domingo abr 21, 2024 2:13 pm

Obrigado a todos. Fica-me desfeita a estranheza com esta, e sei que fico com ela bem classificada.

A minha experiência com moedas de cunhagem manual é pouca. Seria o método de cungagem ou a abertura dos cunhos que fazia algumas letras ficarem fracas?
Para mim não era nada óbvia esta :D a única coisa que notava naquele espaço é o que poderia ser a base do L, uma linha da parte de baixo. Mas do lado direito á uma elevação semelhante (por isso falei de um C invertido) que podia delimitar a frente de um P.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11070
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Real branco sem letra monetária discernível?

#8 Mensagem por fernanrei » domingo abr 21, 2024 7:39 pm

O L pode ter ficado mal cunhado e o desgaste imposto pela circulação fez o resto do estrago... :beer:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “D. João I”