Meio-vintém Dom Pedro Principe Regente

Responder
Mensagem
Autor
Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Meio-vintém Dom Pedro Principe Regente

#1 Mensagem por Pedro Leg » quinta abr 08, 2021 5:14 pm

Uma recente no meu acervo.
Sobre esta moeda não consigo encontrar muitas referencias. Trata-se de uma peça minúscula, 0.44 g, bastante escassa e com um EC sofrível.
A propósito do EC para uma moeda deste tipo, interrogo-me sobre os critérios de classificação. Aplicam-se exatamente os mesmos critérios quando se avalia e classifica uma moeda destas... o mesmo método que empregamos na classificação de uma moeda "moderna" ?
Trata-se de um tipo de moeda que circulou bastante e que por este facto apresenta um forte desgaste. As suas dimensões muito reduzidas são talvez uma das razões da sua raridade...são moedas que se perdem facilmente e que literalmente desaparecem com o tempo e a erosão.
A única foto que descobri , de uma moeda semelhante, foi a publicada pelo caro Monge no site da Numista.

Não me dedico muito a moedas deste período. Os meus objetivos têm-se reduzido na proporção das minhas capacidades de aquisição e também da compreensão e do conhecimento do que trago para o meu acervo.
Comecei por juntar de tudo mas atualmente foco-me sobre as moedas do ex-Ultramar apesar de, por capricho, tentar possuir pelo menos uma moeda de cada reinado. Isto para dizer que este exemplar se encontra disponível para troca, por exemplo, por uma ou algumas bela (s) moeda (s) da India Portuguesa, anterior a 1871.
Moedas que me faltam e nas quais tenho especial interesse para troca :
- India Portuguesa : tanga (60 reis) 1871
- Timor : 10 avos 1945
- Angola : 5$00 1974
- e também : Moedas do Ultramar , período da Monarquia : Brasil, São Tomé, Angola, Moçambique, India. Se interesse, indicar proposta, faltam-me talvez 90% das emissões coloniais Monarquia...


Agradeço os V. comentários e sugestões.
Muito obrigado.
Portugal 10 reis D.Pedro P.R. a.jpg
Portugal 10 reis D.Pedro P.R. b.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


Pensamento Livre

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9506
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Meio-vintém Dom Pedro Principe Regente

#2 Mensagem por silvio2 » sexta abr 09, 2021 1:39 pm

Interessante, sem dúvida esta "minúscula moedinha" e, para mais, "rara/escassa" ao que consta ... ;)
Parabéns, amigo João Pedro. Obrigado, por compartilhar. :thumbupleft:

P.S. - A propósito, deixo-lhe AQUI uma "irmã" para fazer companhia à sua ... :D
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Meio-vintém Dom Pedro Principe Regente

#3 Mensagem por Pedro Leg » sexta abr 09, 2021 2:45 pm

silvio2 Escreveu:
sexta abr 09, 2021 1:39 pm
Interessante, sem dúvida esta "minúscula moedinha" e, para mais, "rara/escassa" ao que consta ... ;)
Parabéns, amigo João Pedro. Obrigado, por compartilhar. :thumbupleft:

P.S. - A propósito, deixo-lhe AQUI uma "irmã" para fazer companhia à sua ... :D
Muito obrigado amigo Silvio.
Já estou a caminho dos CTT para enviar a "moedinha" para o novo proprietário. Fica bem entregue ; saberá dar-lhe o relevo que merece e certamente que terá mais brilho no meio de uma excelente coleção por todos conhecida.
Pensamento Livre

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Meio-vintém Dom Pedro Principe Regente

#4 Mensagem por fernanrei » sábado abr 10, 2021 5:16 pm

É um excelente exemplar de uma moeda que não aparece muito. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “D. Pedro Príncipe Regente”