Caixas Arquivadoras de Documentos

Desde selos, pins, chávenas, caricas ou outros artigos. Tudo é coleccionável.
Responder
Mensagem
Autor
josalm
Escudinho da II República
Mensagens: 9
Registado: quinta set 20, 2018 2:38 pm

Caixas Arquivadoras de Documentos

#1 Mensagem por josalm » sexta jun 10, 2022 11:03 am

Bom dia,

Recentemente adquiri os Diários da Junta Governativa da Monarquia do Norte e gostava de saber se sabem de alguma caixa arquivadora especial para este tipo de jornal antigo. Também pensei em micas, mas os maiores necessitam de micas A2.
Para mim o ideal seria colocar em micas dentro duma caixa Acid-free, mas quero saber a opinião das pessoas aqui do fórum.

Também gostava de saber se existe alguma caixa ou álbum para arquivar pagelas. Recebi algumas maiores que A4 e também não sei como as guardar.



Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11011
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Caixas Arquivadoras de Documentos

#2 Mensagem por fernanrei » segunda ago 15, 2022 4:12 pm

Creio que o uso das micas é uma solução aceitável, desde que depois tenha cuidado com a humidade. Em relação às caixas de cartão Acid-free, será uma boa solução desde que as mantenha depois deitadas ou então as micas arquivadas em pastas antes de as colocar dentro das caixas. Já pesquisou a existência de algum museu que tenha esses artigos no espólio? Serão, com certeza, as pessoas indicadas para dar qualquer tipo de informação em relação à preservação e armazenamento desse tipo de artigos. :thumbs:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “Outros tipos de coleccionismo”