5000 réis Maria II

Responder
Mensagem
Autor
PSIMOES
Reinado D.Sancho II
Mensagens: 1968
Registado: sábado abr 16, 2005 10:44 pm

5000 réis Maria II

#1 Mensagem por PSIMOES » domingo nov 22, 2020 8:37 pm

Junto imagem de 5000 Réis 1851.
Moeda com algum desgaste, mais acentuado no reverso localizado, porque será?

ImagemImagem

ImagemImagem


Pedro Simões

amistade
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2035
Registado: quarta mai 27, 2009 9:33 pm
Localização: OVAR

Re: 5000 réis Maria II

#2 Mensagem por amistade » segunda nov 23, 2020 7:05 am

Quanto a mim algum ourives raspou a moeda localmente para fazer teste a confirmar se a moeda era de ouro ou não
Cumprimentos

AMISTADE

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 5000 réis Maria II

#3 Mensagem por fernanrei » segunda nov 23, 2020 6:47 pm

Na minha opinião é mesmo desgaste de circulação. Dado que o ouro é muito dúctil e bastante séctil, não será necessário muita circulação para apresentar desgaste.
"Quod erat demonstrandum"

amistade
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2035
Registado: quarta mai 27, 2009 9:33 pm
Localização: OVAR

Re: 5000 réis Maria II

#4 Mensagem por amistade » segunda nov 23, 2020 8:14 pm

fernanrei Escreveu:
segunda nov 23, 2020 6:47 pm
Na minha opinião é mesmo desgaste de circulação. Dado que o ouro é muito dúctil e bastante séctil, não será necessário muita circulação para apresentar desgaste.
Aceito que assim seja
Mas o desgaste é tão pontual que me baralha :thumbs:
Cumprimentos

AMISTADE

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 5000 réis Maria II

#5 Mensagem por fernanrei » terça nov 24, 2020 9:24 am

certezas são muito poucas, até porque a observação de fotos tem sempre as suas limitações, mas olhando com mais atenção é a impressão que fica, um ligeiro desgaste provocado pela circulação, mas não rejeito outras hipóteses. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: 5000 réis Maria II

#6 Mensagem por MCarvalho » terça nov 24, 2020 2:38 pm

fernanrei Escreveu:
terça nov 24, 2020 9:24 am
certezas são muito poucas, até porque a observação de fotos tem sempre as suas limitações, mas olhando com mais atenção é a impressão que fica, um ligeiro desgaste provocado pela circulação, mas não rejeito outras hipóteses. :thumbupleft:
É muito pontual para ser circulação (mesmo que fosse de uso de andar ao peito, como jóia, por exemplo).

Acho que aqui seria interessante perceber qual é o peso mais rigoroso possível (aferido às centésimas), porque, apesar de não ser muito comum neste período, pode ser um ajuste de peso feito ainda na Casa da Moeda. Em moedas anteriores, mesmo peças do início do século XIX, aparecem este tipo de ajuste.
MCarvalho

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 5000 réis Maria II

#7 Mensagem por fernanrei » terça nov 24, 2020 3:06 pm

MCarvalho Escreveu:
terça nov 24, 2020 2:38 pm
fernanrei Escreveu:
terça nov 24, 2020 9:24 am
certezas são muito poucas, até porque a observação de fotos tem sempre as suas limitações, mas olhando com mais atenção é a impressão que fica, um ligeiro desgaste provocado pela circulação, mas não rejeito outras hipóteses. :thumbupleft:
É muito pontual para ser circulação (mesmo que fosse de uso de andar ao peito, como jóia, por exemplo).

Acho que aqui seria interessante perceber qual é o peso mais rigoroso possível (aferido às centésimas), porque, apesar de não ser muito comum neste período, pode ser um ajuste de peso feito ainda na Casa da Moeda. Em moedas anteriores, mesmo peças do início do século XIX, aparecem este tipo de ajuste.
A minha opinião, apesar de incerta, continua a ser a questão do desgaste provocado pela circulação. As marcas estão patentes em ambas as faces, apesar de no reverso ser mais evidente, e não me parece coerente a necessidade de um acerto de peso tão expressivo. No entanto, continuo a aceitar qualquer outra hipótese, até porque olhar para fotos tem sempre as suas limitações... :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

josix
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 385
Registado: domingo out 30, 2011 11:38 pm

Re: 5000 réis Maria II

#8 Mensagem por josix » sábado nov 26, 2022 1:59 am

Eu costumo pensar neste tipo de falhas como de origem.

Isto vê-se muito nas anteriores moedas grandes de ouro, peças e meias peças. Há-as com acertos de peso e notam-se os traços nesses casos, nas em estado novo ainda mais. Mas também as há, muitas, com detalhes mal cunhados e outros perfeitos. Acho que acontecia menos nas de prata. Ou se calhar as de prata que ficavam mal cunhadas mais facilmente foram deitadas fora, derretidas, e agora vemos poucas.

Há pouco tempo apareceu aqui no fórum uma imagem de uma meia peça de D. Pedro IV 1827 em estado podia-se dizer quase flor de cunho, com porções mal definidas. Não era de desgaste. Estas de D. Maria II ainda teriam sido cunhadas com as mesmas máquinas.

Acho que a maioria das moedas de ouro de tamanho médio ou grande dos século 18 e inícios de 19 saiam da casa da moeda com pequenas falhas. E uma dessas eu diria na mesma que que está quase nova, já saiu assim. Talvez fosse alguma dificuldade técnica a aplicar pressão nas cunhages de moedas maiores, talvez cunhos cansados, não sei. É a minha especulação.

No caso desta moeda mesmo acho que é um misto das duas coisas. Também vejo desgaste nos cabelos e face.

Responder

Voltar para “D. Maria II”