Notas 30 e 60 esc.

Mensagem
Autor
SANCHO
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1730
Registado: terça abr 29, 2008 12:12 am

#31 Mensagem por SANCHO » sábado mar 21, 2009 9:22 pm

Esqueci -me de acrescentar que tem um pequeno vinco central.



Avatar do Utilizador
EUROESCUDO
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4710
Registado: sábado mar 07, 2009 12:07 pm
Localização: Maia - Porto - Portugal
Contacto:

#32 Mensagem por EUROESCUDO » domingo mar 22, 2009 2:01 am

Boas,

Não tenho muito a comentar pois existe suficiente materia acima descrita.
Contudo existe na primeira questão o facto de ser mencionado as NOTAS FURADAS e com isso só deixo a opinião muito modesta:

Quanto a mim Notas FURADAS só servem para preencher e dizer que se tem este tipo de NOTA, uma Nota Cancelada quanto a mim não tem Valor algum e algumas delas até Carimbadas (SEM VALOR) ou (CANCELADA) dai que não entendo a febre que se criou neste tipo de situação "ESTAS FORAM CANCELADAS E DEVIAM ESTAR NO BANCO OU DESTRUIDAS) quem foi o habilidoso que as desviou?

Por outro lado existe quem as venda e até o conjunto que não é de nada dificil adquirir ao preço de todas por 800 / 1.000 € !!!!!!!!!!!!!!!!!

Sinceramente para mim estas FURADAS é uma atrocidade pagar um Valor alto pelas mesmas e tenho verificado que estão em declinio e os preços tem levado um rombo e para quem as comprou entendo que não é investimento.

Contudo tudo se coleciona e qualquer que seja serve pelo menos para ter um exemplar que normalmente tem dois grandes furos.

Contudo e acima com Imagens é algo FORMIDAVEL o lote das NOTAS impecáveis que aí sim, VALE A PENA O INVESTIMENTO.

Cumprimentos, é meramente uma opinião.
:beer:

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

#33 Mensagem por tm1950 » domingo mar 22, 2009 1:10 pm

As notas com furos de inutilização, com carimbos de “inutilizada”, ou outras marcas de cancelamento devem ter o interesse respectivo e não podem ser metidas todas no mesmo saco.
Não estou a contemplar nesta abordagem os espécimes, pois são diferentes, e apresentam normalmente furos e carimbos de inutilização.
Não tenho visto à venda as notas de Timor desta série de 1959 com furos ou carimbos de inutilização, pelo que deduzo que EUROESCUDO se refere a outras notas.

As notas de Timor da série referida não se vêem muito no mercado (salvo os 100$00) e por isso faz sentido valorizar as notas “inutilizadas”. A minha nota de 60$00 tem furos e carimbo, mas não encontrei à venda uma nota que me satisfizesse. Prefiro ter esta a não ter nada, mas estarei disposto a pagar 20 ou 30 vezes mais o que paguei por esta se me aparecer esse tal exemplar. Nestas condições, considero a minha nota coleccionável.

Há uns cinco ou seis anos, talvez, apareceram notas da Índia, quer da série de 10, 20, 50, 100 e 500 rupias de 1945, quer da série de 30, 60, 100, 30, 600 e 1.000$00 de 1959 com furações de inutilização. Eram notas pouco vistas e o mercado internacional, e também o nacional, absorveram grande quantidade delas.
As notas sem furos de 100 rupias são pouco vulgares e especialmente as de 500 rupias são raras visto que tiveram uma emissão muito baixa. Seguramente que muito poucas pessoas no mundo já viram um exemplar de 500 rupias sem furos.
Também tenho o meu exemplar de 500 rupias com a furação e em bom estado. Não creio que desvalorize porque o número de exemplares é reduzido. No caso das notas de 10 e 20 rupias, que continuam a aparecer em abundância, especialmente em mau estado, é bem possível que possam vir a ter um fraco desempenho comercial.

Em resumo, e em minha opinião, cada caso é um caso. Existem notas que considero coleccionáveis mesmo que tenham furos, faltas de papel, rasgos e outros problemas graves e não me incomodaria nada se as pudesse vir a ter na minha colecção.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Indy
Reinado D.Miguel
Mensagens: 325
Registado: quinta mar 05, 2009 10:37 pm
Localização: Faro

Re: Notas «furadas»

#34 Mensagem por Indy » quarta mar 25, 2009 11:39 am

Concordo plenamente com a posição do amigo Celso no que respeita às notas «com furos». Com efeito, o ideal para cada coleccionador seria ter/fazer uma colecção de notas, todas elas no estado de conservação NOVA. Como se compreende, este objectivo IDEAL é inatingível, mesmo para os investidores mais endinheirados. Há coleccionadores (alguns americanos e canadenses) que só coleccionam ESPÉCIMES, porque normalmente estão NOVOS. Deste modo, para mim, as notas «com furos», de diversos tipos são coleccionáveis, encontrando-se nas grandes colecções particulares e também nos Museus da especialidade (veja-se , por exemplo, as primeiras emissões de Macau). Na minha opinião, cada coleccionador deveria definir o universo da sua colecção para não se dispersar. Há quem coleccione Cédulas ou Notas pelas letras das Séries das mesmas. Desde que exista coerência na coleccão é sempre interessante.

SANCHO
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1730
Registado: terça abr 29, 2008 12:12 am

#35 Mensagem por SANCHO » quinta mar 26, 2009 1:12 am


SANCHO
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1730
Registado: terça abr 29, 2008 12:12 am

#36 Mensagem por SANCHO » quinta mar 26, 2009 1:15 am

Peço desculpa,se calhar devia por isto na INDIA

Avatar do Utilizador
EUROESCUDO
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4710
Registado: sábado mar 07, 2009 12:07 pm
Localização: Maia - Porto - Portugal
Contacto:

#37 Mensagem por EUROESCUDO » quinta mar 26, 2009 4:29 am

Boas Amigos.

Deixo somente esta mensagem em relação a anteriormente o meu comentário.

Não desprezo qualquer tipo de Nota mesmo que furada, e como foi já mencionado TUDO SE COLECIONA SEJA FURADO / CANCELADO / INUTILIZADO pois a realidade é que não são vistas com frequencia dai é sempre melhor ter uma furada que não ter nada.
Somente a opinião é pessoal e respeita ao que penso dai não quero interferir de jeito algum para quem as coleciona, contudo se foram inutilizadas deviam ter sido destruidas, mas somente pergunto qual a razão de estas e as Rupias da India terem aparecido recentemente em mais abundancia, certamente quem as retirou ou desviou de alguma forma e vieram para leilões.
A de 60$00 é mesmo escassa e não vejo há venda e ate furadas são dificeis, a de 30$00 até existe duas há venda no Ebay sem furos, circuladas e até em mau estado e bem caras para o preço de Catalogo que nada Vale o que estipulam não seja a de 100$00 que em 2007 marcava 250 € para Bela e em 2009 marca 100 € para o mesmo estado.

Simplesmente prefiro partir para outra situação do que ter furadas e não chego a compreender a grande Amizade que tenho com um Americano (Origem Portuguesa) que depois de longas conversas me afirmou. ISSO É BARRETE NÃO SE META NISSO. E acreditem que esse sabe bem o que diz não fosse a grande dimensão e conhecimento Mundial de Viajante e detentor de grande maioria de um pouco de tudo a Nivel Mundial do colecionismo.

Aqui ficam tambem duas excelentes Notas de 500$00 J. Celestino que perdi em leilão (e bay live auctions) só com permissão do membro e mesmo participando não atingi o objectivo.

Cumprimentos e Boas Colecções
PARABENS PELA COLECÇÃO AQUI DEMONSTRADA PELO MEMBRO QUE DETEN A SERIE COMPLETA

---mendes---
:green:

Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
EUROESCUDO
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4710
Registado: sábado mar 07, 2009 12:07 pm
Localização: Maia - Porto - Portugal
Contacto:

#38 Mensagem por EUROESCUDO » quinta mar 26, 2009 5:27 am

Peço desculpa já agora e fora do Ebay e de sites nacionais.

Peço mesmo desculpa não quero ser ousado ou impertinebte aproxima-se dos 150.000 Ex.

Cumprimentos
:thumbs:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

#39 Mensagem por tm1950 » sexta mar 27, 2009 2:41 pm

Dedicada ao amigo SANCHO, e para ajudar a esclarecer a questão da numeração das notas de 30$00, aqui vai mais uma: 352964

ImagemImagem
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

SANCHO
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1730
Registado: terça abr 29, 2008 12:12 am

#40 Mensagem por SANCHO » sábado mar 28, 2009 7:15 pm

Caro Celso,
Não consigo abrir as imagens.
Esta situação não e nova e nunca descobri qual o problema.
Aparecem-me uns quadrados com um "x" a vermelho dentro e depois de clicar o rato do lado direito e escolher "mostrar imagem" nada aparece.
Sera necessario instalar algum programa para abrir estas imagens?
Aposto que se vai rir do meu comentario,mas nisto sou mesmo basico.

Responder

Voltar para “Timor”