20 centavos 1922

Desde a primeira moeda da República até às últimas em 2001
Mensagem
Autor
filnet
Escudinho da II República
Mensagens: 7
Registado: domingo jan 16, 2022 3:54 pm

20 centavos 1922

#1 Mensagem por filnet » domingo jan 16, 2022 3:58 pm

Boa tarde caros colegas

Recentemente surgiu a hipótese de adquirir a esta moeda, o que me dizem falsa verdadeira?



Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9506
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: 20 centavos 1922

#2 Mensagem por silvio2 » domingo jan 16, 2022 4:45 pm

CARTA DE INTENÇÕES DO FÓRUM Escreveu: Imagem
É aconselhável que os novos membros (por uma questão de cordialidade e antes de qualquer outra intervenção no Fórum) façam a sua apresentação à nossa comunidade, na respectiva secção - (APRESENTAÇÃO) - dando a conhecer um pouco de si aos restantes membros (por exemplo o nome próprio e a idade ...) para uma "mais fácil empatia e integração no grupo" e receberem as boas-vindas, da parte destes ... ;)
Cumprimentos,
Sílvio Silva

filnet
Escudinho da II República
Mensagens: 7
Registado: domingo jan 16, 2022 3:54 pm

Re: 20 centavos 1922

#3 Mensagem por filnet » domingo jan 16, 2022 5:13 pm

Boa tarde

Antes de mais pedir desculpa por não me ter apresentado e agradecer a sua resposta.

Já fiz a minha apresentação no tópico indicado, mais uma vez agradecer a sua mensagem.

Envio fotos da moeda em causa para a vossa preciosa ajuda
6185556b-bf09-4e7a-8bbb-fa16c9db2580.jpg
1da38f00-4286-427b-a0dc-08746025f54c.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9506
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: 20 centavos 1922

#4 Mensagem por silvio2 » domingo jan 16, 2022 5:42 pm

Caro Filipe, antes de mais quero agradecer a sua compreensão e rápida resposta no que diz respeito à sua apresentação.
Posto isto e quanto à questão que coloca, na minha opinião e assim "à priori" não vejo motivos para que a moeda não seja genuína. ;)
No entanto e sabendo-se que esta data (1922) é considerada "escassa" faz com que apareçam no mercado exemplares falsos e, por isso, aconselho a que aguarde por mais opiniões ... :think:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

amistade
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2034
Registado: quarta mai 27, 2009 9:33 pm
Localização: OVAR

Re: 20 centavos 1922

#5 Mensagem por amistade » domingo jan 16, 2022 5:45 pm

Convém colocar peso e diâmetro
Cumprimentos

AMISTADE

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 20 centavos 1922

#6 Mensagem por fernanrei » quinta jan 20, 2022 11:55 am

É pena o autor do tópico não ter os dados que o caro amistade referiu, pois permitirem uma avaliação mais assertiva e são sempre um bom complemento para as bases de dados... :think:
"Quod erat demonstrandum"

amistade
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2034
Registado: quarta mai 27, 2009 9:33 pm
Localização: OVAR

Re: 20 centavos 1922

#7 Mensagem por amistade » quinta jan 20, 2022 1:43 pm

fernanrei Escreveu:
quinta jan 20, 2022 11:55 am
É pena o autor do tópico não ter os dados que o caro amistade referiu, pois permitirem uma avaliação mais assertiva e são sempre um bom complemento para as bases de dados... :think:
Não sou um expert em detectar moedas falsas
No entanto já que o forista em causa não forneceu mais dados cá vai
Não gosto do célebre "empastamento" da palavra
CENTAVOS bem como da textura do Anverso
PS: é só uma opinião
Cumprimentos

AMISTADE

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 20 centavos 1922

#8 Mensagem por fernanrei » quinta jan 20, 2022 7:05 pm

amistade Escreveu:
quinta jan 20, 2022 1:43 pm
fernanrei Escreveu:
quinta jan 20, 2022 11:55 am
É pena o autor do tópico não ter os dados que o caro amistade referiu, pois permitirem uma avaliação mais assertiva e são sempre um bom complemento para as bases de dados... :think:
Não sou um expert em detectar moedas falsas
No entanto já que o forista em causa não forneceu mais dados cá vai
Não gosto do célebre "empastamento" da palavra
CENTAVOS bem como da textura do Anverso
PS: é só uma opinião
Neste caso é mesmo "empastamento", uma vez que afeta o campo e não os caracteres :thumbs:
Eu também não gosto da moeda, essencialmente o aspeto demasiado granuloso do anverso, o que não é nada compatível com o brilho do reverso. No entanto, e porque também não sou um "expert" na matéria, apenas um curioso, os dados que pedimos podem esclarecer muita coisa e despistar alguns aspetos mais pertinentes. Quero também salientar a presença de uma possível prova de cunho rachado, às 10 horas no anverso, o que poderá indiciar problemas com o cunho, que também poderia estar entupido e deixar as marcas presentes na palavra "Centavos", um facto que afastava a possível origem num molde de cera vazada, só que há por aí muitos artistas com capacidades, e criatividade, inimagináveis para a maioria de nós :biglaugh: .
"Quod erat demonstrandum"

amistade
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2034
Registado: quarta mai 27, 2009 9:33 pm
Localização: OVAR

Re: 20 centavos 1922

#9 Mensagem por amistade » quinta jan 20, 2022 8:30 pm

fernanrei Escreveu:
quinta jan 20, 2022 7:05 pm
amistade Escreveu:
quinta jan 20, 2022 1:43 pm
fernanrei Escreveu:
quinta jan 20, 2022 11:55 am
É pena o autor do tópico não ter os dados que o caro amistade referiu, pois permitirem uma avaliação mais assertiva e são sempre um bom complemento para as bases de dados... :think:
Não sou um expert em detectar moedas falsas
No entanto já que o forista em causa não forneceu mais dados cá vai
Não gosto do célebre "empastamento" da palavra
CENTAVOS bem como da textura do Anverso
PS: é só uma opinião
Neste caso é mesmo "empastamento", uma vez que afeta o campo e não os caracteres :thumbs:
Eu também não gosto da moeda, essencialmente o aspeto demasiado granuloso do anverso, o que não é nada compatível com o brilho do reverso. No entanto, e porque também não sou um "expert" na matéria, apenas um curioso, os dados que pedimos podem esclarecer muita coisa e despistar alguns aspetos mais pertinentes. Quero também salientar a presença de uma possível prova de cunho rachado, às 10 horas no anverso, o que poderá indiciar problemas com o cunho, que também poderia estar entupido e deixar as marcas presentes na palavra "Centavos", um facto que afastava a possível origem num molde de cera vazada, só que há por aí muitos artistas com capacidades, e criatividade, inimagináveis para a maioria de nós :biglaugh: .
Daí o peso e o diâmetro serem importantes :thumbs:
Cumprimentos

AMISTADE

filnet
Escudinho da II República
Mensagens: 7
Registado: domingo jan 16, 2022 3:54 pm

Re: 20 centavos 1922

#10 Mensagem por filnet » sexta jan 21, 2022 4:20 pm

Irei tentar obter o diâmetro e o peso e colocarei aqui, mas agradeço desde já o vosso comentário

Responder

Voltar para “República Portuguesa”