Organização da colecção

Desde a primeira moeda da República até às últimas em 2001
Mensagem
Autor
V0ltair3
Escudinho da II República
Mensagens: 13
Registado: domingo jul 19, 2020 2:02 pm

Re: Organização da colecção

#11 Mensagem por V0ltair3 » sexta jul 31, 2020 10:51 pm

FVieira Escreveu:
sexta jul 31, 2020 3:11 pm
Eu comprei o catálogo Ferreira da Silva cápas pretas A5 alveolos autocolantes e foi só seguir... As colonias coloquei cápas azuis e monarquia estou a começar com castanhas (Esta parece mais difícil mas estou a arranjar separadores de reinados....)

FDomingues
Como é que esse catálogo apresenta as moedas comemorativas ?



V0ltair3
Escudinho da II República
Mensagens: 13
Registado: domingo jul 19, 2020 2:02 pm

Re: Organização da colecção

#12 Mensagem por V0ltair3 » segunda ago 03, 2020 8:17 pm

Viva,

Estou quase a decidir-me, mas gostaria de partilhar as que estou mais inclinado (posso partilhar o excel também):


NOTA: Creditos das imagens pertencem exclusivamente à ucoin:

Opção 1: Divisão entre Republicas e dentro de cada, por data (excepto descobrimentos):


Imagem

Imagem





Opção 2: Divisão por Valor, com as series em separado:

Imagem
Imagem
Imagem


Opiniões são bem vindas :)

DmarquesTMR
Escudinho da II República
Mensagens: 11
Registado: domingo ago 09, 2020 8:46 am

Re: Organização da colecção

#13 Mensagem por DmarquesTMR » sábado out 24, 2020 12:17 pm

Olá! Eu também sou novato e faço igualmente desta forma:
dmoura Escreveu:
quinta jul 30, 2020 5:41 pm
Boas,

Optei por organizar a colecção tal como na generalidade dos catálogos, por valor e por data crescentes. Foi uma questão de opção e também de facilidade de organização, numa fase mais primitiva permite identificar facilmente a que moeda em falta correspondem os "buracos". Basicamente, seja um catálogo por exemplo Reinaldo Silva, Alberto Gomes ou Ferreira da Silva, é o catálogo da sua colecção.
Pessoalmente também me seduz a organização por emissão/tipologia, ou seja, as moedas que circularam juntas num determinado período, apresentadas por ordem crescente de valor. Por exemplo tomando o fim dos escudos, as moedas de 1$00, 5$00, 20$00, 50$00, 100$00 e 20$00 que circularam nos anos 90. Neste caso acresce a dificuldade de decidir o que fazer com as comemorativas.

Por exemplo, em 3 dossiers pequenos da Leuchtturm com folhas para alvéolos consegue colocar toda a república, desde 1 centavo até aos 1000$00. Acrescentei uns separadores pretos entre as folhas que dá um aspecto muito melhor.
Ex:
1º - 1 centavo até 1$00;
2º - 2$50 até 50$00;
3º - 100%00 até 1000$00.

Tabuleiros para a República parece-me excessivo, volumoso e dispendioso para todas as mais de 500 moedas.

helder95
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 49
Registado: segunda jan 08, 2018 11:53 am

Re: Organização da colecção

#14 Mensagem por helder95 » quarta mar 03, 2021 8:39 pm

Viva!
Estando eu também a começar a minha colecção da república, optei por organizar por sistemas, sendo que, as comemorativas estão à parte organizadas por valor mas com as séries em separado.
Para o acondicionamento das mesmas optei por alvéolos para as moedas correntes e cápsulas quadrum para as comemorativas.

Aproveito também este tópico para perguntar como fizeram com aquelas moedas que só saíram em carteiras. Optaram por as retirar das carteiras e acondiciona-las juntamente com as outras para não ficar lá o "buraco" visual, ou mantiveram-nas na sua carteira original?

Responder

Voltar para “República Portuguesa”