960 Réis - duvidas

Mensagem
Autor
David Levy
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 40
Registado: quinta jan 06, 2005 6:15 pm

Re: 960 Réis - duvidas

#91 Mensagem por David Levy » domingo out 27, 2013 11:20 pm

Realmente nao sei dizer o significa "oficial" no que se refere a catálogos. Seria parecido a situacao na qual a Fifa diz que Mastercard é patrocinador "oficial" da copa? Ou talvez o autor goste tanto do seu catálogo que o auto nomeie oficial, independentemente de haver ou nao uma "otoridade" oficializando isso. Acho que é como filho, sempre vamos acha-los os mais bonitos de todos...

Divagações a parte, voce deve saber que a numismática Brasileira nao é particularmente rica em literatura. Hoje, o equivalente Brasileiro ao Alberto Gomes é se, dúvida o livro do Amato/Irlei (que se nao me engano ainda carrega o nome original do Russo, seu primeiro editor) no que se refere a tradiçao e numeracao padrão que todos os colecionadores conhecem. Um ano atrás foi lançado o catálogo do Bentes, que segue o mesmo objetivo de catalogar toda a numária brasileira num único volume. Enquanto o catálogo do Amato/Irlei é basicamente uma lista de todas as emissoes (com precificacoes), o catálogo do Bentes traz alguma informacao histórica, comentários sobre variantes etc. Se por um lado ainda possui alguns defeitos, por exemplo um certa "distracao" e "esquecimento" ao citar fontes de terceiros, por outro lado é uma obra que (acho) vale a pena ter, e que deverá sem dúvida se aprimorar nas próximas edições.

Além disso há alguns catálogos específicos que se tornaram padrão. Alguns exemplos sao os do Lupércio (Variantes de 960 réis do RJ), do Berbert de Castro e o do Rebouças/Serrano (ambos sobre variantes de 960 da Bahia), e - se me permite a falta de modéstia - o meu mesmo sobre recunhos de 960 réis.

Espero que ajude.

Abraço,

David.



Alexandre Costa
Reinado D.Luís
Mensagens: 154
Registado: terça out 16, 2012 2:52 am
Localização: Belo Horizonte-MG

Re: 960 Réis - duvidas

#92 Mensagem por Alexandre Costa » segunda out 28, 2013 1:16 am

Apenas uma ressalva. Quanto a Arnaldo Russo, editor ou AUTOR? A diferença é grande entre AUTORIA e ATUALIZADORES!

David Levy
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 40
Registado: quinta jan 06, 2005 6:15 pm

Re: 960 Réis - duvidas

#93 Mensagem por David Levy » segunda out 28, 2013 1:19 am

Autor, claro. O livro era dele, e entao vendeu (acho) os direitos ao Amato & Irlei

cabc
Escudinho da II República
Mensagens: 9
Registado: quinta ago 12, 2010 12:38 am

Re: 960 Réis - duvidas

#94 Mensagem por cabc » quarta out 30, 2013 12:40 am

David Levy Escreveu:Realmente nao sei dizer o significa "oficial" no que se refere a catálogos. Seria parecido a situacao na qual a Fifa diz que Mastercard é patrocinador "oficial" da copa? Ou talvez o autor goste tanto do seu catálogo que o auto nomeie oficial, independentemente de haver ou nao uma "otoridade" oficializando isso. Acho que é como filho, sempre vamos acha-los os mais bonitos de todos...

Divagações a parte, voce deve saber que a numismática Brasileira nao é particularmente rica em literatura. Hoje, o equivalente Brasileiro ao Alberto Gomes é se, dúvida o livro do Amato/Irlei (que se nao me engano ainda carrega o nome original do Russo, seu primeiro editor) no que se refere a tradiçao e numeracao padrão que todos os colecionadores conhecem. Um ano atrás foi lançado o catálogo do Bentes, que segue o mesmo objetivo de catalogar toda a numária brasileira num único volume. Enquanto o catálogo do Amato/Irlei é basicamente uma lista de todas as emissoes (com precificacoes), o catálogo do Bentes traz alguma informacao histórica, comentários sobre variantes etc. Se por um lado ainda possui alguns defeitos, por exemplo um certa "distracao" e "esquecimento" ao citar fontes de terceiros, por outro lado é uma obra que (acho) vale a pena ter, e que deverá sem dúvida se aprimorar nas próximas edições.

Além disso há alguns catálogos específicos que se tornaram padrão. Alguns exemplos sao os do Lupércio (Variantes de 960 réis do RJ), do Berbert de Castro e o do Rebouças/Serrano (ambos sobre variantes de 960 da Bahia), e - se me permite a falta de modéstia - o meu mesmo sobre recunhos de 960 réis.

Espero que ajude.

Abraço,

David.
David, onde posso comprar seu livro? Você está trabalhando em alguma nova edição?

Obrigado pelas indicações de livros.

O seu livro apresenta preços para as variantes de 960 reis?

Abs,

David Levy
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 40
Registado: quinta jan 06, 2005 6:15 pm

Re: 960 Réis - duvidas

#95 Mensagem por David Levy » quarta out 30, 2013 2:57 pm

cabc Escreveu:
David Levy Escreveu:Realmente nao sei dizer o significa "oficial" no que se refere a catálogos. Seria parecido a situacao na qual a Fifa diz que Mastercard é patrocinador "oficial" da copa? Ou talvez o autor goste tanto do seu catálogo que o auto nomeie oficial, independentemente de haver ou nao uma "otoridade" oficializando isso. Acho que é como filho, sempre vamos acha-los os mais bonitos de todos...

Divagações a parte, voce deve saber que a numismática Brasileira nao é particularmente rica em literatura. Hoje, o equivalente Brasileiro ao Alberto Gomes é se, dúvida o livro do Amato/Irlei (que se nao me engano ainda carrega o nome original do Russo, seu primeiro editor) no que se refere a tradiçao e numeracao padrão que todos os colecionadores conhecem. Um ano atrás foi lançado o catálogo do Bentes, que segue o mesmo objetivo de catalogar toda a numária brasileira num único volume. Enquanto o catálogo do Amato/Irlei é basicamente uma lista de todas as emissoes (com precificacoes), o catálogo do Bentes traz alguma informacao histórica, comentários sobre variantes etc. Se por um lado ainda possui alguns defeitos, por exemplo um certa "distracao" e "esquecimento" ao citar fontes de terceiros, por outro lado é uma obra que (acho) vale a pena ter, e que deverá sem dúvida se aprimorar nas próximas edições.

Além disso há alguns catálogos específicos que se tornaram padrão. Alguns exemplos sao os do Lupércio (Variantes de 960 réis do RJ), do Berbert de Castro e o do Rebouças/Serrano (ambos sobre variantes de 960 da Bahia), e - se me permite a falta de modéstia - o meu mesmo sobre recunhos de 960 réis.

Espero que ajude.

Abraço,

David.
David, onde posso comprar seu livro? Você está trabalhando em alguma nova edição?

Obrigado pelas indicações de livros.

O seu livro apresenta preços para as variantes de 960 reis?

Abs,

Dom Paiva
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 28
Registado: terça jan 17, 2012 2:54 pm
Localização: Lisboa

Re: 960 Réis - duvidas

#96 Mensagem por Dom Paiva » sexta dez 06, 2013 11:31 am

Só recentemente adquiri "uma mão cheia" de Patacões, que ainda não tive oportunidade de postar por falta de colaboração da minha máquina fotográfica (uma HP com vontade própria).
Mas uma coisa eu garanto. Estou "Amarradão" no Patacão!

Avatar do Utilizador
numismatica_bentes
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 870
Registado: quarta set 19, 2007 1:01 pm
Localização: Italia
Contacto:

Re: 960 Réis - duvidas

#97 Mensagem por numismatica_bentes » sexta dez 06, 2013 12:42 pm

ELMAR FARIAS Escreveu:Prezado Bentes:
peço um esclarecimento a respeito das siglas constantes no reverso dos 8 reales se as mesmas indicam o nome do gravador ou do ensaiador. Faço esta pergunta uma vez que ha muita divergencias entre autores de livros ou artigos sobre o assunto.
Retificando o que já foi respondido. Nem todos os 8 reales apresentam duas letras de ensaiadores. Alguns, a exemplo das moedas cunhadas em Guatemala e Nova Guatemala, apresentam apenas uma letra do ensaiador...isso desde os colunários.

Avatar do Utilizador
victor brasil
Reinado D.João III
Mensagens: 1096
Registado: quinta fev 02, 2012 2:43 pm
Localização: Campinas SP BR

Re: 960 Réis - duvidas

#98 Mensagem por victor brasil » sexta dez 06, 2013 1:54 pm

estou respondendo para marcar o topico, muito bom.
aproveitando imagens do 8r guatemala com apenas uma letra
Imagem
Imagem
Replica, se fosse boa, seria a peça original. Evite.

Avatar do Utilizador
numismatica_bentes
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 870
Registado: quarta set 19, 2007 1:01 pm
Localização: Italia
Contacto:

Re: 960 Réis - duvidas

#99 Mensagem por numismatica_bentes » sexta dez 06, 2013 2:34 pm

numismatica_bentes Escreveu:
ELMAR FARIAS Escreveu:Prezado Bentes:
peço um esclarecimento a respeito das siglas constantes no reverso dos 8 reales se as mesmas indicam o nome do gravador ou do ensaiador. Faço esta pergunta uma vez que ha muita divergencias entre autores de livros ou artigos sobre o assunto.
Retificando o que já foi respondido. Nem todos os 8 reales apresentam duas letras de ensaiadores. Alguns, a exemplo das moedas cunhadas em Guatemala e Nova Guatemala, apresentam apenas uma letra do ensaiador...isso desde os colunários.
Mais uma coisa deve ser esclarecida a fim de evitar equívocos

Com relação aos cunhos, sim, a maioria das punções vinham de Cadiz, na Espanha, mas nem todas. Principalmente durante as invasões napoleônicas (Napoleão I colocou no trono o seu irmão José Napoleão, Pepe Botella para os íntimos que também foi rei de Nápoles e das duas Sicílias) os retratos dos monarcas demoraram um pouco mais para chegar, por isso até 1812 foram realizados em Lima retratos imaginários baseados nas pinturas que chegavam da península.
Por isso que até hoje alguns ainda o chamam de Fernando VII, o Inca. No peru essa cunhagem durou quatro anos, existindo 3 variaçoes de busto, com tamanhos diferentes da cabeça de Fernando, dependendo do ano.

Devido à impossibilidade de haver o busto real do imperador, algumas casas decidiram manter o busto de Carlos IV, com legenda de Fernando VII, enquanto outras optaram por um busto imaginário feito no local, usando como referência as feições do vice-rei, ou simplesmente, como a própria expressão sugere (busto imaginário), apelando para a imaginação.

Avatar do Utilizador
Izidorio
Escudinho da II República
Mensagens: 21
Registado: terça jul 06, 2010 9:38 pm
Localização: Ubá - MG

Re: 960 Réis - duvidas

#100 Mensagem por Izidorio » sexta ago 15, 2014 11:39 pm

Falando em Joseph Napoleão, deixo aqui um 960 réis 1819R, recunhado sobre 20 reales de Joseph Napoleão 1810(AI) Águia Grande, conhecida como cunhagem de Vellon, variante CE-10A

Imagem

Imagem


Moeda base:
Imagem

Responder

Voltar para “Colónia (1500-1822)”