25 centavos NULA

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Clayton Mesquita
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 36
Registado: sexta dez 18, 2020 1:40 pm

25 centavos NULA

#1 Mensagem por Clayton Mesquita » sexta dez 25, 2020 9:09 pm

Moeda de 25 centavos - Carimbo NULA
Uma moeda que vem causando dúvidas e suspeitas na numismática brasileira, é a de 25 centavos de 1995 com a inscrição NULA. Alguns raros exemplares tem aparecido por aí, mas ninguém sabe ao certo do que se trata.

Uma das versões é que a Casa da Moeda do Brasil poderia ter feito para desmonetarização da moeda, provavelmente por algum defeito de fabricação. Mas ninguém nunca comprovou isso. Há outra versão que diz que foi um cassino que carimbou as moedas para serem utilizadas como fichas em suas máquinas, mas que também não é comprovado.

Na Galeria de Valores do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-RJ), a exposição gratuita aberta ao público, mostra modelos de fabricação de cunhos da moeda. Curiosamente no modelo exposto no CCBB, traz exatamente o cunho do tal carimbo NULA que encontramos nessa moedas de 25 centavos.

Alguém sabe alguma coisa acerca dessa moeda? Grato.

Créditos: Mistérios da numismática
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


Em busca do dobrão perdido!

Avatar do Utilizador
Rogbert
Reinado D.João IV
Mensagens: 732
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Localização: Curitiba - Parana - Brasil

Re: 25 centavos NULA

#2 Mensagem por Rogbert » sábado dez 26, 2020 12:02 pm

Caro Clayton Mesquita,

Há um texto no livro "Manual de Erros em Moedas 2" do colega Edil Gomes nas páginas 154 e 155 que fala um pouco delas.

Sobre este carimbo como vemos pelos cunhos, foi feito na Casa da Moeda mesmo (mas cuidado, como o mercado procura, já apareceram segundo me informaram moedas com um carimbo imitando) .

Pelo que tudo indica era um teste para descaracterizar as moedas dentro da própria Casa da Moeda, pois quando são derretidas elas tem que sair de lá e podem ser desviadas em teoria. Em teoria um cunho assim usado em uma máquina de cunhagem anularia milhares e milhares de moedas por dia.

Há algumas curiosidades a se explicar melhor que são :

- Apareceram após o recolhimento das moedas de 1 Real de Inox.
- Elas realmente fora usadas em um bingo do RJ em algum momento, um colega do Rio confirmou isso fazem uns 7 anos, quando tentamos pesquisar sobre elas para um catálogo, mas como chegaram lá não se sabe. Na época se achava sim que o bingo tinha feito isso lá mesmo para não levarem as moedas usadas nas máquinas como troco e eles ficarem sem moedas, mas os cunhos mostraram que não era o caso.

Então na verdade os cunhos no Museu comprovam que são carimbos da Casa da Moeda, como o próprio NULO diz feitos para anular as moedas, e algumas acabaram em um bingo no Rio realmente, e eu lembro de as ver há pelo menos uns 8 ou 10 anos, creio, e com isso temos as que estão por ai ainda, mas como pararam no bingo não se tem ideia.

Uma observação pessoal. Até elas começarem a pegar valor, só apareceram moedas de 25 centavos de 1995 com este carimbo que eu tenha visto até hoje.

Abraços.

Avatar do Utilizador
Clayton Mesquita
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 36
Registado: sexta dez 18, 2020 1:40 pm

Re: 25 centavos NULA

#3 Mensagem por Clayton Mesquita » sábado dez 26, 2020 8:01 pm

Rogbert Escreveu:
sábado dez 26, 2020 12:02 pm
Caro Clayton Mesquita,

Há um texto no livro "Manual de Erros em Moedas 2" do colega Edil Gomes nas páginas 154 e 155 que fala um pouco delas.

Sobre este carimbo como vemos pelos cunhos, foi feito na Casa da Moeda mesmo (mas cuidado, como o mercado procura, já apareceram segundo me informaram moedas com um carimbo imitando) .

Pelo que tudo indica era um teste para descaracterizar as moedas dentro da própria Casa da Moeda, pois quando são derretidas elas tem que sair de lá e podem ser desviadas em teoria. Em teoria um cunho assim usado em uma máquina de cunhagem anularia milhares e milhares de moedas por dia.

Há algumas curiosidades a se explicar melhor que são :

- Apareceram após o recolhimento das moedas de 1 Real de Inox.
- Elas realmente fora usadas em um bingo do RJ em algum momento, um colega do Rio confirmou isso fazem uns 7 anos, quando tentamos pesquisar sobre elas para um catálogo, mas como chegaram lá não se sabe. Na época se achava sim que o bingo tinha feito isso lá mesmo para não levarem as moedas usadas nas máquinas como troco e eles ficarem sem moedas, mas os cunhos mostraram que não era o caso.

Então na verdade os cunhos no Museu comprovam que são carimbos da Casa da Moeda, como o próprio NULO diz feitos para anular as moedas, e algumas acabaram em um bingo no Rio realmente, e eu lembro de as ver há pelo menos uns 8 ou 10 anos, creio, e com isso temos as que estão por ai ainda, mas como pararam no bingo não se tem ideia.

Uma observação pessoal. Até elas começarem a pegar valor, só apareceram moedas de 25 centavos de 1995 com este carimbo que eu tenha visto até hoje.

Abraços.
Obrigado pela explicação meu amigo!
Em busca do dobrão perdido!

Responder

Voltar para “República (1889-Presente)”