1000 Reis BBASIL (DD) RARO

Já viu esta variante antes , Sim OU Não ?

NÃO
5
56%
SIM
4
44%
 
Total de votos: 9

Mensagem
Autor
GPPS
Escudinho da II República
Mensagens: 6
Registado: quinta dez 14, 2023 2:00 am

1000 Reis BBASIL (DD) RARO

#1 Mensagem por GPPS » sábado mar 16, 2024 10:56 am

bom dia, em primeiro desejo explicar minha ausência neste fórum, sou portador de glaucoma severo, uma chaga hereditária de família, que por consequência já furtou a visão de 3 entes diretos da mesma , passei por um processo longo de exames, médicos e repouso, mas venho hoje aqui mostrar um dos achados que tenho, em minha busca por mais de 8 anos não encontrei outra moeda igual a que possuo, mesmo em feiras, eventos no estado e fora dele, trata-se de uma 1000 reis 1922 BBASIL, DD (double die-batida dupla,) acredito não seu um DM (Double Machine) pois existe a continuação da duplicidade do cunho na palavra em destaque, este erro (BBASIL) suponho que tenha sido devido a pressa e/ou os fantasmas que carregamos em nossas vidas que em certo momentos nos atormenta, devido a expertise do gravador e seu histórico de exigência , a peça se encontra encapsulada, dei-lhe uma graduação MS 64 (SHELDON) poderia auferir outra superior mas, por prudência melhor graduar pra baixo que para cima, apesar de ser Bem batida, bem centrada, com o aspecto áureo,(o qual a foto não mostra) o brilho pendulo de cunho não é muito visível, e como tenho um crivo muito ferrenho para moeda com erros e variantes , não enviei para certificadora fora do pais, não que seja xenófobo, mais na qualidade e Perito Registrado, eu prefiro defender minha Pátria (Estado/estado) e valorar o trabalho , o conhecimento e a pericia ao qual me dediquei, apesar de possuir um canal no youtube ainda não postei videos deste artefato mais penso em faze-lo segue fotos do item ( a moeda esta ainda em minha posse não tenho pretensão de vende-la ate o presente momento)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


Se há escassez de Tempo, por que existe Excesso de Atividade.

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9523
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: 1000 Reis BBASIL (DD) RARO

#2 Mensagem por silvio2 » sábado mar 16, 2024 12:09 pm

Prezado Gabriel, parabéns pelo exemplar (com o interessante e raro erro que apresenta).
Obrigado, por compartilhar. Imagem
Cumprimentos,
Sílvio Silva

GPPS
Escudinho da II República
Mensagens: 6
Registado: quinta dez 14, 2023 2:00 am

Re: 1000 Reis BBASIL (DD) RARO

#3 Mensagem por GPPS » sábado mar 16, 2024 12:35 pm

se é a primeira vez que os colegas virem esta moeda favor vota em não, pois eu ate hoje nunca vi outra igual
Se há escassez de Tempo, por que existe Excesso de Atividade.

Avatar do Utilizador
Rogbert
Reinado D.João IV
Mensagens: 736
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Localização: Curitiba - Parana - Brasil

Re: 1000 Reis BBASIL (DD) RARO

#4 Mensagem por Rogbert » sábado mar 16, 2024 1:40 pm


Caro GPPS,

Sobre a peça, ela é conhecida e já catalogada, tendo variantes em 1.000 e 500 Réis, e até BB e BB corrigido.
A história é que o cunho saiu errado, Augusto Giorgio Girardet, o gravador, tinha atritos com a direção da Casa da Moeda do Brasil, e após este erro ele saiu da Casa da Moeda do Brasil. Há boatos que o erro foi de um subordinado, ou que mesmo foi feito para obrigar a saída dele, mas não se sabe a real história, só que o cunho saiu errado, depois foi corrigido e então feito novo cunho correto, criando variantes. Há variações nos pontos de "D.PEDRO I." também.

Abaixo um artigo que fiz no Boletim SNP Julho de 2014, mostrando a BB corrigida que era pouco comentada na época, e a questão dos pontos, que também pode verificar na sua peça. Espero que ajude um pouco a conhecer mais detalhes sobre a sua moeda.

Abraços.

Imagem
Imagem
Imagem


limburgo
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 5921
Registado: domingo mai 10, 2009 10:01 am

Re: 1000 Reis BBASIL (DD) RARO

#5 Mensagem por limburgo » sábado mar 16, 2024 2:32 pm

Parabens, pela moeda eu nunca vi nenhuma ao vivo. :clap3:
Se a inveja matasse a humanidade já nao existia.
Cumps Paulo

GPPS
Escudinho da II República
Mensagens: 6
Registado: quinta dez 14, 2023 2:00 am

Re: 1000 Reis BBASIL (DD) RARO

#6 Mensagem por GPPS » sábado mar 16, 2024 3:11 pm

Rogbert Escreveu:
sábado mar 16, 2024 1:40 pm

Caro GPPS,

Sobre a peça, ela é conhecida e já catalogada, tendo variantes em 1.000 e 500 Réis, e até BB e BB corrigido.
A história é que o cunho saiu errado, Augusto Giorgio Girardet, o gravador, tinha atritos com a direção da Casa da Moeda do Brasil, e após este erro ele saiu da Casa da Moeda do Brasil. Há boatos que o erro foi de um subordinado, ou que mesmo foi feito para obrigar a saída dele, mas não se sabe a real história, só que o cunho saiu errado, depois foi corrigido e então feito novo cunho correto, criando variantes. Há variações nos pontos de "D.PEDRO I." também.

Abaixo um artigo que fiz no Boletim SNP Julho de 2014, mostrando a BB corrigida que era pouco comentada na época, e a questão dos pontos, que também pode verificar na sua peça. Espero que ajude um pouco a conhecer mais detalhes sobre a sua moeda.

Abraços.

Imagem
Imagem
Imagem

Grato mais a questão deste item que postei que ele possui o erro de Designer e bem como uma variante de Batida Dupla em seu erro. Abraços cordiais
Se há escassez de Tempo, por que existe Excesso de Atividade.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11070
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 1000 Reis BBASIL (DD) RARO

#7 Mensagem por fernanrei » domingo mar 17, 2024 7:45 pm

Exemplar excelente, e na minha opinião a sua avaliação, o MS64, enquadra-se perfeitamente na realidade da moeda. :clap3: :clap3:
"Quod erat demonstrandum"

GPPS
Escudinho da II República
Mensagens: 6
Registado: quinta dez 14, 2023 2:00 am

Re: 1000 Reis BBASIL (DD) RARO

#8 Mensagem por GPPS » segunda mar 18, 2024 12:11 am

fernanrei Escreveu:
domingo mar 17, 2024 7:45 pm
Exemplar excelente, e na minha opinião a sua avaliação, o MS64, enquadra-se perfeitamente na realidade da moeda. :clap3: :clap3:
obrigado o que me chamou atenção foi a DD ( batida dupla na palavra BBASIL) alguem comentou no forum que este minha moeda esta em catalogo, coisa que nunca vi uma com batida dupla, obrigado pelo comentario
Se há escassez de Tempo, por que existe Excesso de Atividade.

Avatar do Utilizador
LSalema
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2312
Registado: quarta mai 09, 2018 1:16 am

Re: 1000 Reis BBASIL (DD) RARO

#9 Mensagem por LSalema » terça mar 19, 2024 11:44 pm

Abaixo segue link de uma postagem sobre esta moeda que coloquei há um tempo.
https://www.forum-numismatica.com/viewt ... 4&t=122513
Cumprimentos,
Lincoln Salema
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro (Ec 5.10a)
https://www.delcampe.net/en_GB/collecta ... incoln2307
http://lsalema-sdumont.blogspot.com/

Avatar do Utilizador
fcar
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 90
Registado: sexta dez 07, 2018 12:27 am

Re: 1000 Reis BBASIL (DD) RARO

#10 Mensagem por fcar » quarta mar 27, 2024 1:37 am

GPPS, a sua tem uma falha na letra "O" de (D Pedro .I)?

#1 com verniz
bb1.jpg
#4
bb4.jpg
Quando tirei as fotos (microscópio) faltava uma balança de precisão e um paquímetro, hoje minha câmera estragou e não finalizei o estudo.
bb.jpg
Tem dois discos rachados #3 e #6 e um disco fino #7, no artigo do rogbert tem a corrigida com rastro, essa eu não tenho.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Responder

Voltar para “República (1889-Presente)”