Gostaria da importante opinião dos amigos

Responder
Mensagem
Autor
Moiseis santos
Escudinho da II República
Mensagens: 9
Registado: sexta abr 25, 2014 12:55 am

Gostaria da importante opinião dos amigos

#1 Mensagem por Moiseis santos » terça abr 27, 2021 11:26 am

Olá meus amigos numismatas, após um bom tempo longe do fórum, peço licença aos colegas; gostaria das opiniões sobre a autenticidade desse As de caligula. A peça é de um vendedor muito famoso e respeitado aqui no Brasil. Porém todos estamos sujeitos cometer erros de vez enquanto. Já vi por fotos algumas peças fake muito similares no que diz respeito a esse tipo de pátina e metal limpo, Estou aguardando o vendedor me passar o diâmetro e peso da moeda. Pela foto, qual a opinião dos colegas?
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.



MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Gostaria da importante opinião dos amigos

#2 Mensagem por MCarvalho » terça abr 27, 2021 11:45 am

Pelas fotos apenas, a moeda parece ser boa, isto é, o estilo é o correcto. O bordo também não parece revelar nenhum tipo de junção.

A moeda foi limpa algures no tempo (não é uma limpeza recente), nota-se que a limpeza não foi profunda, nem homogénea. Nos pontos em que a corrosão picou a moeda, ficou lá sujidade, tal como na legenda. A repatinação pode ser artificial, mas também pode ser um processo, como refiro, com muitos anos.

Aguardemos então por mais dados.
MCarvalho

Moiseis santos
Escudinho da II República
Mensagens: 9
Registado: sexta abr 25, 2014 12:55 am

Re: Gostaria da importante opinião dos amigos

#3 Mensagem por Moiseis santos » terça abr 27, 2021 12:01 pm

MCarvalho. Muito obrigado pela opinião! Vou tentar obter mais detalhes do vendedor! O fato de poder ter sido repatinada, não me agrada. Porém sei que o ideal é ver em mãos, espero que tenha sido um Processo do tempo!

onlion
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 247
Registado: segunda mar 06, 2017 3:30 pm

Re: Gostaria da importante opinião dos amigos

#4 Mensagem por onlion » terça abr 27, 2021 12:51 pm

Pela minha (muito pouca) experiência, parece-me não ser falsa... o que acontece muitas vezes no que toca a Calígula, mas, creio que houve ali uma reconstrução ou tentativa de restauro nas letras "ERMA" em Germanicus.

À parte disso, é uma moeda linda, muito escassa e num estado de circulação muito bom, tão bom que não tinha necessidade de haver qualquer restauro.

Moiseis santos
Escudinho da II República
Mensagens: 9
Registado: sexta abr 25, 2014 12:55 am

Re: Gostaria da importante opinião dos amigos

#5 Mensagem por Moiseis santos » terça abr 27, 2021 1:22 pm

Obrigado amigo Reinaldo. Após obter fotos melhores percebi que é uma peça boa, vou atualizar. A peça tem um disco um diâmetro de: 29,5, peso 13,07 Gr.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Re: Gostaria da importante opinião dos amigos

#6 Mensagem por doliveirarod » quarta abr 28, 2021 4:25 am

Gosto da gravação do nome VESTA, bem correto, embora concorde que a referida letra "E" está estranha em "gErmanicus", restauro? O peso é ligeiramente acima da média, elas pesam algo entre 10/12 gramas, mas tbm não seria um determinante muito preciso.
Veja o rebordo na mão. Vou dizer minha opinião sincera, não sei se posso estar errado, MAS claro que se leva em conta se quiser.
Vc tem que prestar muita atenção nesse "E". Pode ser que a cera tenha escorrido a partir daí, e a letra foi implantada depois, ela está menor e funda, destoa do resto do conjunto.
Bom, é isso. Essas peças eu tenho cada vez mais cuidado.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Responder

Voltar para “Romanas”