Império Bizantino-Follis de Leão VI 886-912 d.C.

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Império Bizantino-Follis de Leão VI 886-912 d.C.

#11 Mensagem por fernanrei » segunda abr 20, 2020 10:56 am

pmborges Escreveu:
segunda abr 20, 2020 10:33 am
fernanrei Escreveu:
sexta abr 17, 2020 10:06 pm
alpinojuan Escreveu:
sexta abr 17, 2020 9:37 pm
Fantástica moeda amigo Fernando.

Gostei imenso do estilo do busto.
Estado de conservação muito bom.

Depois de ler a apresentação e ver a moeda, fiquei meio confuso, pois pensei que segura-se no punho de uma espada, e deduzi que fosse de seu nome AKAKIA, mas como sei que o amigo, não diz as coisas só por dizer, lá fui eu pesquisar a tal espada :erofl:

Ao fim de uns bons minutos:

Wikipédia: O akakia ( grego : ἀκακία , literalmente "ingenuidade") era um rolo de seda roxo cilíndrico contendo poeira, realizada pelos imperadores bizantinos durante as cerimônias, e que simboliza a natureza mortal de todos os homens. É, possivelmente, desenvolvido a partir do mappa , o pano usado pelos cônsules romanos para começar as corridas no hipódromo.

Agora que já sei o que é, vou procurar mais um pouco de informação para perceber a verdadeira importância, para que o imperador a gravasse na moeda.

Obrigado pela partilha e pela "bibliografia"

Gostei imenso, seguramente uma das top 5, no meu gosto pessoal das últimas apresentações que fez e que guardo de memória.

Parabéns.

Cordialmente
Juan Santos
Caro amigo Juan, não é uma moeda rara, muito pelo contrário. Este imperador cunhou muitos follis desta referência, mas o facto da moeda não ter sido limpa é um aspecto que lhe confere alguma escassez. :thumbupleft:
As poucas bizantinas que tenho terminam no periodo de Justiniano I.
É um mundo que tenho que explorar mais, mas o tempo e o dinheiro não chegam para tudo. :)
Mas é uma moeda bem interessante. :thumbupleft:

Não concordo muito é com o facto de dizer que a moeda não foi limpa, o que o leva a dizer isso ?
Eu olhando para a moeda dá-me ideia que foi claramente limpa.
Esses buracos na moeda parecem-me ter aparecido ao retirar verdete que estava a atacar o metal da moeda.
Concordo consigo, a moeda foi de certeza despojada de toda a sujidade que ficou acumulada ao longo dos anos. O que eu deveria ter dito, e isso sim correto, foi que eu não limpei a moeda e quem o fez apenas tirou, e bem, a sujidade. :thumbupleft:


"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “Bizantinas”