"Plano Numismático Portugal 2021" - INCM (Pdf)

Tudo relacionado com a moeda da União Europeia
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9506
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

"Plano Numismático Portugal 2021" - INCM (Pdf)

#1 Mensagem por silvio2 » sexta mar 19, 2021 5:55 pm



Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
dmoura
Reinado D.João VI
Mensagens: 435
Registado: quarta jan 19, 2011 6:47 pm

Re: "Plano Numismático Portugal 2021" - INCM (Pdf)

#2 Mensagem por dmoura » sexta mar 19, 2021 7:47 pm

:think: :think: :think:

O desgraçado do dinossauro têm que ir ao endireita que aquela "espandilose" deve dar cá umas dores.... :fire:
Agora a sério... Sou só eu a pensar que na generalidade cada vez estamos pior em termos de desenho? Desenhar para moedas não é desenhar para uma folha A4.

2021 com um plano numismático que me faz mais uma vez pensar se vale a pena continuar a colecção dos euros portugueses. Já não bastava a decrescente qualidade como agora temos a cada vez maior emissão de moeda sem ser para circular. São moedas bolas! Façam emissões em ouro, emissões proof e que mais seja, mas emitam também moeda para circular e não emitam "medalhas"!
Já para não falar que as moedas de prata, mesmo uma liga baixa, para circular eclipsaram-se :think:

Que saudades dos tempos em que as comemorativas de 100, 200, 500 e até 1000$00 circulavam mesmo que muito reduzidamente. As pessoas, mesmo as que não coleccionam, sabiam que elas existiam, sabiam o que se comemorava, tinham conhecimento do que se fazia em Portugal.
Hoje tentem lá usar uma moeda de 5€ para pagar alguma coisa... A moeda é legal, tem poder liberatório mas a generalidade das pessoas não sabe e ainda passamos por maluquinhos. Já por mais do que uma vez numa grande superficie foi um caos para pagar com moedas de 10€ e 5€. Caixa central, mostrar diplomas legais etc. :angry:

Compreendo que o "negócio" é assim mais lucrativo mas não se esqueçam que podem estar aos poucos a matar a galinha. Não há estímulos a novos coleccionadores das actuais moedas.

Que inveja da Royal Mint:
https://www.royalmint.com/our-coins/eve ... -reptiles/
D. Moura

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9506
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: "Plano Numismático Portugal 2021" - INCM (Pdf)

#3 Mensagem por silvio2 » sexta mar 19, 2021 8:23 pm

dmoura Escreveu:
sexta mar 19, 2021 7:47 pm
:think: :think: :think:

O desgraçado do dinossauro têm que ir ao endireita que aquela "espandilose" deve dar cá umas dores.... :fire:
Agora a sério... Sou só eu a pensar que na generalidade cada vez estamos pior em termos de desenho? Desenhar para moedas não é desenhar para uma folha A4.

2021 com um plano numismático que me faz mais uma vez pensar se vale a pena continuar a colecção dos euros portugueses. Já não bastava a decrescente qualidade como agora temos a cada vez maior emissão de moeda sem ser para circular. São moedas bolas! Façam emissões em ouro, emissões proof e que mais seja, mas emitam também moeda para circular e não emitam "medalhas"!
Já para não falar que as moedas de prata, mesmo uma liga baixa, para circular eclipsaram-se :think:

Que saudades dos tempos em que as comemorativas de 100, 200, 500 e até 1000$00 circulavam mesmo que muito reduzidamente. As pessoas, mesmo as que não coleccionam, sabiam que elas existiam, sabiam o que se comemorava, tinham conhecimento do que se fazia em Portugal.
Hoje tentem lá usar uma moeda de 5€ para pagar alguma coisa... A moeda é legal, tem poder liberatório mas a generalidade das pessoas não sabe e ainda passamos por maluquinhos. Já por mais do que uma vez numa grande superficie foi um caos para pagar com moedas de 10€ e 5€. Caixa central, mostrar diplomas legais etc. :angry:
Compreendo que o "negócio" é assim mais lucrativo mas não se esqueçam que podem estar aos poucos a matar a galinha. Não há estímulos a novos coleccionadores das actuais moedas.

Que inveja da Royal Mint:
https://www.royalmint.com/our-coins/eve ... -reptiles/
Estou completamente de acordo, caro Dário. Cada vez mais, a vontade de coleccionar moedas de euro (comemorativas, mas não só ...) vai esmorecendo. Na verdade, alguns exemplares são tão desinteressantes, tão pouco apelativos que dá mesmo vontade de parar e deixar de gastar dinheiro a adquirir "estas coisas" ... ;)
Cumprimentos,
Sílvio Silva

monteiro
Reinado D.João VI
Mensagens: 406
Registado: sábado mai 21, 2011 9:10 pm
Localização: Cascais

Re: "Plano Numismático Portugal 2021" - INCM (Pdf)

#4 Mensagem por monteiro » terça mai 04, 2021 8:44 am

Gosto bastante da serie tesouros numismáticos, mas agora parece que apenas há em ouro.
Os meus cumprimentos.
Rui Monteiro

zesquinado
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 34
Registado: terça dez 01, 2015 9:10 pm

Re: "Plano Numismático Portugal 2021" - INCM (Pdf)

#5 Mensagem por zesquinado » terça mai 04, 2021 5:20 pm

Cada vez mais e já não é a primeira vez que questiono, se são pagos os artistas que fazem esses desenhos? Quando são feitos por crianças, ainda se entende o traço amador.. mas as restantes..... Será que não conseguem fazer os desenhos em computador? E depois que raio de moeda é aquela do dinossauro??? Não daria para diminuir o tamanho do bicho para caber na moeda???
Enfim... Mais do mesmo e realmente surge a questão, se vale a pena colecionar estas moedas que parecem que foram esmagadas na linha do comboio...

Será que os senhores e senhoras da INCM, não veem as moedas dos outros países?? Os colecionadores estrangeiros devem olhar para as nossas moedas e fazer um tópico só para gozar com as nossas moedas... Sempre que dou uma vista de olhas pelas anteriores ...só digo... coitada da Rosa Mota.....

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: "Plano Numismático Portugal 2021" - INCM (Pdf)

#6 Mensagem por fernanrei » terça mai 04, 2021 10:09 pm

Não há de facto muito de positivo para dizer, aliás, não há é nada... :think: :think: :think: :think: Mas que raio se passou com o dinossauro???
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
LSalema
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2295
Registado: quarta mai 09, 2018 1:16 am

Re: "Plano Numismático Portugal 2021" - INCM (Pdf)

#7 Mensagem por LSalema » terça mai 04, 2021 11:22 pm

O que dizer da moeda cavalo marinho, eu venho colecionando esta série, as moedas anteriores eu gostei, já esta...não posso dizer o mesmo. :(
Cumprimentos,
Lincoln Salema
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro (Ec 5.10a)
https://www.delcampe.net/en_GB/collecta ... incoln2307
http://lsalema-sdumont.blogspot.com/

monteiro
Reinado D.João VI
Mensagens: 406
Registado: sábado mai 21, 2011 9:10 pm
Localização: Cascais

Re: "Plano Numismático Portugal 2021" - INCM (Pdf)

#8 Mensagem por monteiro » quarta mai 05, 2021 3:52 pm

Quanto ao dinossauro, acho que não tem comentários.
É esperar para ver..
Os meus cumprimentos.
Rui Monteiro

Avatar do Utilizador
gil costa
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1144
Registado: sábado mai 10, 2014 8:32 pm

Re: "Plano Numismático Portugal 2021" - INCM (Pdf)

#9 Mensagem por gil costa » segunda mai 10, 2021 12:20 pm

Pois eles estão radiantes com o serviço. :angry:

(Idiotas a ganhar bem são de facto privilegiados!)

Imagem
"As moedas antigas podem ser classificadas em 2 tipos: As provenientes de território nacional e as provenientes do raio que as parta."
GPC
\(˙) §Chercheur de trésors§ (˙)/
—————————————
coins: https://www.facebook.com/GPCCoinsServices

zesquinado
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 34
Registado: terça dez 01, 2015 9:10 pm

Re: "Plano Numismático Portugal 2021" - INCM (Pdf)

#10 Mensagem por zesquinado » domingo mai 23, 2021 10:24 pm

Até podem fazer boas criações.... ou não.....

mas a transferência para moeda.... será que não há ninguém no INCM com um mínimo de sensibilidade numismática para admitir que são trabalhos a roçar o ridículo.

Ou então pagam primeiro..e depois não querem pagar mais para alterações....

Responder

Voltar para “Euros de Portugal e restantes países da UE”