Valorização das moedas de 2 euros comemorativas proof portuguesasportuguesas

Tudo relacionado com a moeda da União Europeia
Mensagem
Autor
Francisco
Reinado D.Luís
Mensagens: 197
Registado: domingo nov 07, 2004 3:25 pm
Localização: Lisboa

Valorização das moedas de 2 euros comemorativas proof portuguesasportuguesas

#1 Mensagem por Francisco » terça abr 13, 2021 2:21 pm

Ultimamente (desde 2015) tenho comprado no INCM as moedas comemorativas de 2 euros proof. As moedas têm um aspeto magnifico e estão muito bem apresentadas. Paguei por elas cerca de 16 a 18 euros. Ultimamente resolvi completar a coleção. São 26 moedas e eu tinha 15. Fui à INCM e verifiquei que todas as que me faltavam estavam esgotadas. Procurei então compra-las nas lojas ou na NET. e verifiquei que algumas destas moedas atingiram valores espantosos. O máximo é a moeda colorida dos 150 anos da PSP ( que por acaso tinha comprado na altura em que saiu) pela qual já vi pedirem 500 euros! Mas há outras a 250 ou a mais de 100. As emissões têm sido quase todas de 10000 moedas o que não deveria explicar esta valorização. Alguém têm uma explicação para isto? A minha teoria é que há muita gente na Europa a colecionar estas moedas. Será?


Francisco Ferreira

pmcmenezes
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 239
Registado: quinta fev 04, 2010 8:28 pm
Localização: Figueira da Foz

Re: Valorização das moedas de 2 euros comemorativas proof portuguesasportuguesas

#2 Mensagem por pmcmenezes » quinta abr 15, 2021 5:43 pm

Na minha opinião pura especulação.
Até coloquei aqui na zona de trocas uma excêntrica pela PSP para ver quantas me ofereciam, para ver a manipulação que aí anda , pois se a PSP que sairam 10 mil moedas pedem 450€ a excentrica vale 1000€ e a jugos especial de 500 unidades então nem falo.
Mas isto é a minha opinião.

Avatar do Utilizador
gil costa
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1144
Registado: sábado mai 10, 2014 8:32 pm

Re: Valorização das moedas de 2 euros comemorativas proof portuguesasportuguesas

#3 Mensagem por gil costa » quinta abr 15, 2021 7:04 pm

A minha teoria é que há muita gente na Europa a colecionar estas moedas. Será?
Não.

É a parolagem do submundo à pesca de tontos com dinheiro a aproveitarem o monopólio que têm ou julgam ter - porque arrecadam quantas podem. :green:

Mistério é haver pessoas que compram o que lhes mandam comprar.!
__________________
Há pessoas que gostam de gastar dinheiro. É um fenómeno conhecido e explorado no Ebay por exemplo.
Um relato:
They sell at the store for $15, I went to $9.99 & couldn't sell 1. I saw a guy had them listed for 99.99 so I asked him about it. He said he doesn’t care if they sell or not & every now & then someone will buy one. He sold all of his.
"As moedas antigas podem ser classificadas em 2 tipos: As provenientes de território nacional e as provenientes do raio que as parta."
GPC
\(˙) §Chercheur de trésors§ (˙)/
—————————————
coins: https://www.facebook.com/GPCCoinsServices

Avatar do Utilizador
gil costa
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1144
Registado: sábado mai 10, 2014 8:32 pm

Re: Valorização das moedas de 2 euros comemorativas proof portuguesasportuguesas

#4 Mensagem por gil costa » quinta abr 15, 2021 8:55 pm

Até a moeda mais feia do mundo (é assim que eu chamo a esta) chega para ordenhar tolos:

Imagem
Imagem

https://www.eurotopcoins.com/pag/Quem-Somos-1002.html
"As moedas antigas podem ser classificadas em 2 tipos: As provenientes de território nacional e as provenientes do raio que as parta."
GPC
\(˙) §Chercheur de trésors§ (˙)/
—————————————
coins: https://www.facebook.com/GPCCoinsServices

Avatar do Utilizador
Santiagorm
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 207
Registado: quarta fev 29, 2012 7:49 pm
Localização: Almada

Re: Valorização das moedas de 2 euros comemorativas proof portuguesasportuguesas

#5 Mensagem por Santiagorm » sábado abr 17, 2021 11:34 pm

gil costa Escreveu:
quinta abr 15, 2021 8:55 pm
Até a moeda mais feia do mundo (é assim que eu chamo a esta) chega para ordenhar tolos:

Imagem
Imagem

https://www.eurotopcoins.com/pag/Quem-Somos-1002.html
Então na sua opinião estas moedas deviam ser vendidas a facial? As dos outros paises comunitários valorizam, mas as nossas não podem?...Não percebo, pois para mim até acho esquisito porque algumas cunhagens não disparam o preço

pmcmenezes
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 239
Registado: quinta fev 04, 2010 8:28 pm
Localização: Figueira da Foz

Re: Valorização das moedas de 2 euros comemorativas proof portuguesasportuguesas

#6 Mensagem por pmcmenezes » segunda abr 19, 2021 8:54 am

Penso que o que o colega quer mostrar é que estão a pedir 12.5 pela moeda quando na INCM ainda está disponível pelo valor facial.

Francisco
Reinado D.Luís
Mensagens: 197
Registado: domingo nov 07, 2004 3:25 pm
Localização: Lisboa

Re: Valorização das moedas de 2 euros comemorativas proof portuguesasportuguesas

#7 Mensagem por Francisco » terça mai 18, 2021 1:12 pm

Consegui reunir a 26 moedas comemorativas de 2 euros portuguesas. Para adquirir as 11 que me faltavam quando escrevi este post, comprei algumas por preços médios na ordem 30 euros e consegui obter as mais caras por troca por moedas repetidas que tinha obtido ao preço de custo. Ficou-me a coleção por cerca de 600 euros. Nada mau!
Francisco Ferreira

LealDaSilva
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 41
Registado: quinta ago 19, 2021 7:16 pm

Re: Valorização das moedas de 2 euros comemorativas proof portuguesasportuguesas

#8 Mensagem por LealDaSilva » sábado ago 21, 2021 7:00 am

Especulação... a dor de cabeça dos colecionadores. Quem faz disto um negócio, a atenção que não me refiro a quem tem lojas pq isso nem sempre acontece, compra as moedas "às pazadas" e depois tenta vender a balúrdios nas redes sociais. Exemplos disso a Sardinha Assada e mais recentemente o Cavalo Marinho. Felizmente, recentemente a INCM condicionou a venda de moedas a 2 ou 3 por cliente. Vamos ver as manobras para os engarem :D
Recentemente comecei nos EUROS, mas já é um dor de cabeça financeira

PS.: isto é apenas a minha opinião.

monteiro
Reinado D.João VI
Mensagens: 406
Registado: sábado mai 21, 2011 9:10 pm
Localização: Cascais

Re: Valorização das moedas de 2 euros comemorativas proof portuguesasportuguesas

#9 Mensagem por monteiro » segunda out 11, 2021 7:08 pm

A INCM condicinou a venda a 2 ou 3 por cliente e assistimos agora ao Dinossauro e até à moeda que amanha está à venda, alguns a terem às 10 para venda da versão proof.
Rolos e rolos da normal e muitos na própria incm não conseguiram ao facial.
Essa questão da INCM condicionar,é apenas para tapar os olhos.
Os meus cumprimentos.
Rui Monteiro

FVieira
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 95
Registado: quarta ago 01, 2012 11:49 pm
Localização: Braga

Re: Valorização das moedas de 2 euros comemorativas proof portuguesasportuguesas

#10 Mensagem por FVieira » quinta out 14, 2021 3:52 pm

Costumava comprar sempre duas moedas comemorativas no BP de Braga, nestes dois últimos anos não consegui nenhuma exceptuando as de grandes tiragens
Perguntei à Sra para tentar ver o que se estava a passar porque e no meu entender, com isto da pandemia as pessoas teriam mais medo de se deslocar aos bancos, principalmente os mais idosos que para mim ainda são os maiores colecionadores e a resposta foi que nesse mesmo dia (saída do dinossauro) ja estava uma fila enorme quando o banco abriu e mesmo condicionando a venda a seis por pessoa esgotaram rapidamente...
Claro que na fila eram pais mães filhos vizinhos o que no final faz com que as moedas vão sempre parar aos mesmos...
Conclusão ficou com o meu nome e numero de telefone dizendo que se alguém devolvesse alguma que me ligava.... Ainda estou à espera pelo menos para tomar um café e discutir sobre o assunto :)

Responder

Voltar para “Euros de Portugal e restantes países da UE”