1915 5 centavos México revolucionário, Prov. De Chihuahua

Responder
Mensagem
Autor
AdrianoHS
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 874
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

1915 5 centavos México revolucionário, Prov. De Chihuahua

#1 Mensagem por AdrianoHS » terça set 03, 2019 7:11 pm

Boa tarde, amigos.

Apresento uma moedinha de um período que sempre desejei.
Esta emissão feita pela província de Chihuahua, cidade de Juarez. No meio de uma guerra fratricida, vários grupos disputavam e se alternavam no poder, villistas, zapatistas, maderistas, carranzistas, entre outros. O exército constitucionalista se manteria alí pouco mais de um ano 1914/15, sendo dissolvido pouco depois e novas facções sucederam no poder numa espiral de violência sem fim. Um singelo cobrezinho de um país sofrido e orgulhoso, vítimas e algozes no completo caos daqueles dias.
Acho que desde a queda do império espanhol (agradeça-se a Napoleão esse grande império se esfacelar) o México, infelizmente, ferveu nas inúmeras ondas revolucionárias e até mesmo o efêmero e bizarro império de Maximiliano onde a legião estrangeira francesa teve suas páginas de maior bravura escritas, não menos sangrentas.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.



Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11031
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 1915 5 centavos México revolucionário, Prov. De Chihuahua

#2 Mensagem por fernanrei » terça set 03, 2019 7:38 pm

Muito interessante, a moeda e a história associada. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9510
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: 1915 5 centavos México revolucionário, Prov. De Chihuahua

#3 Mensagem por silvio2 » quinta set 05, 2019 1:18 pm

Bonito exemplar, sem dúvida alguma! :D
Parabéns, amigo Adriano e obrigado pela partilha, não só da moeda como, também, da "história" à volta da sua emissão ... :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: 1915 5 centavos México revolucionário, Prov. De Chihuahua

#4 Mensagem por Pedro Leg » segunda dez 02, 2019 6:10 pm

Ainda não tinha visto este tópico. Moeda interessante que concerne uma Nação e um período histórico que me dizem bastante. A principal celebração da Legião Estrangeira (onde servi como sub-oficial durante bastantes anos) comemora o combate de Camerone (México) a 30 de abril de 1863. O destacamento da legião protegia um enorme carregamento de moedas (destinadas ao pagamento das tropas) que , tenho a certeza, fariam hoje excelente figura em qualquer colecção. ;)
Pensamento Livre

AdrianoHS
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 874
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

Re: 1915 5 centavos México revolucionário, Prov. De Chihuahua

#5 Mensagem por AdrianoHS » segunda dez 02, 2019 6:29 pm

Olá, Pedro.

Parabéns pelo serviço prestado.
O que a legião suportou em sua campanha Mexicana beira o surreal, são números impossíveis de se conter em vários combates, entretanto o fizeram. Além do tratamento respeitoso de seus adversários, não haveria como não reconhecerem que inimigo formidável enfrentaram. Acho muito curioso o encontro da prótese de mão, posteriormente, de um de seus oficiais caídos em Camerone e a liturgia de honra que hoje lhes atribui.
Então, é atrás de uma moedinha destas que protegiam (tentaram :duel: )que estou atrás, são ariscas. :beer: :hallo:

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: 1915 5 centavos México revolucionário, Prov. De Chihuahua

#6 Mensagem por Pedro Leg » segunda dez 02, 2019 10:42 pm

O Oficial que fala é o capitão Danjou, oficial dos serviços administrativos. Como não havia tropas de linha disponíveis recorreu-se a graduados e a praças dos serviços auxiliares para escoltar as tais moedinhas que todos queríamos ter nas nossas colecções. O capitão Danjou era "maneta"...tinha uma prótese em madeira que foi posteriormente recolhida e que se encontra hoje no museu da Legião em Aubagne (1°Régiment étranger).

O combate de Camerone deixou uma expressão na Legião : "faire Camerone" significa que os legionários têm que vencer ou lutar até ao ultimo.
Pensamento Livre

Avatar do Utilizador
soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4277
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Localização: Leiria

Re: 1915 5 centavos México revolucionário, Prov. De Chihuahua

#7 Mensagem por soga80 » sábado jan 18, 2020 3:45 pm

Pedro Leg Escreveu:
segunda dez 02, 2019 6:10 pm
Ainda não tinha visto este tópico. Moeda interessante que concerne uma Nação e um período histórico que me dizem bastante. A principal celebração da Legião Estrangeira (onde servi como sub-oficial durante bastantes anos) comemora o combate de Camerone (México) a 30 de abril de 1863. O destacamento da legião protegia um enorme carregamento de moedas (destinadas ao pagamento das tropas) que , tenho a certeza, fariam hoje excelente figura em qualquer colecção. ;)
:thumbupleft:

Responder

Voltar para “Américas”