Top 5 moedas das ex-colónias

Moedas das ex-Colónias de Portugal
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Jorge Silva
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7565
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm
Localização: Moita

Re: Top 5 moedas das ex-colónias

#21 Mensagem por Jorge Silva » sábado fev 22, 2014 7:16 pm

Não chegou a circular mas é moeda ?


Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Top 5 moedas das ex-colónias

#22 Mensagem por jdickson » sábado fev 22, 2014 7:32 pm

Jorge Silva Escreveu:Não chegou a circular mas é moeda ?
Tanto quanto o centavo de 1922...

Avatar do Utilizador
Jorge Silva
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7565
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm
Localização: Moita

Re: Top 5 moedas das ex-colónias

#23 Mensagem por Jorge Silva » sábado fev 22, 2014 7:35 pm

Pois bem me parecia, também não o considero.
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Top 5 moedas das ex-colónias

#24 Mensagem por jdickson » sábado fev 22, 2014 7:47 pm

Jorge Silva Escreveu:Pois bem me parecia, também não o considero.
Ah, mas eu não tenho a mesma opinião. Eu considero ambas como moedas, simplesmente, por decisões administrativas, não foram oficialmente colocadas em circulação (o que não quer dizer que alguns exemplares não possam ter circulado; a este respeito é interessante constatar que alguns dos exemplares conhecidos do centavo de 1922 tenahm indícios de alguma circulação).
Aliás, o Krause está cheio de exemplos de moedas de diversos países em que determinados anos de cunhagem não foram colocados em circulação; não deixam de ser consideradas moedas (numismas, melhor dizendo) e têm a sua cotação (em regra, bastante elevada).

Avatar do Utilizador
Jorge Silva
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7565
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm
Localização: Moita

Re: Top 5 moedas das ex-colónias

#25 Mensagem por Jorge Silva » sábado fev 22, 2014 7:55 pm

Caro amigo isso não invalida a minha opinião, para que uma moeda seja moeda há que têr emissão, e depois há que ser colocada em circulação pela entidade competente o que em ambas não aconteceu.
Mas provávelmente estarei enganado até prova em contrário.
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

BlackOpenAir
Reinado D.Carlos
Mensagens: 112
Registado: quinta dez 29, 2011 3:27 pm

Re: Top 5 moedas das ex-colónias

#26 Mensagem por BlackOpenAir » domingo fev 23, 2014 8:18 am

jdickson Escreveu:É isso mesmo. Essa moeda nunca chegou a entrar em circulação. É por isso que:
-é cara
-encontram-se sempre sem sinais de desgaste (embora possam ter danos por má conservação, é claro)
Obrigado pela confirmação das minhas suspeitas. :thumbupleft:

Sendo assim lá terei que amealhar 800,00 € para acabar a minha colecção de Angola... :hammer: ...assim me apareça um exemplar para comprar.

Porque para mim, também este tipo de moedas que nunca chegaram a circular, não deixam de ser moedas de pleno direito... ...e bem apetecíveis por sinal!

Avatar do Utilizador
Jorge Silva
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7565
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm
Localização: Moita

Re: Top 5 moedas das ex-colónias

#27 Mensagem por Jorge Silva » domingo fev 23, 2014 6:28 pm

Moedas que não chegaram a circular tenho montes delas, agora não tenho é moedas que não foram emitidas, tenho tido azar.
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

BlackOpenAir
Reinado D.Carlos
Mensagens: 112
Registado: quinta dez 29, 2011 3:27 pm

Re: Top 5 moedas das ex-colónias

#28 Mensagem por BlackOpenAir » segunda fev 24, 2014 10:14 am

Jorge Silva Escreveu:Moedas que não chegaram a circular tenho montes delas, agora não tenho é moedas que não foram emitidas, tenho tido azar.
O amigo Jorge sabe o que eu queria dizer....

De qualquer maneira, o que o catálogo do Ferreira da Silva diz em relação aos 5$00 de 1974 de Angola é "Não circulou" e não "Não foi emitida", por isso é que eu disse o que disse. Diz também (e esta é que é a parte chata para mim) que um exemplar desta moeda em Bela vale 800,00 €.

Também no World Coins o que é mencionado é "Not released for circulation" o que, traduzido livremente por mim, será "Não entrou em circulação". Já quanto a se foi emitida ou não também nada diz. Engraçado que aqui o preço já é mais simpático, visto que para um exemplar UNC falam em 450,00 USD (sensivelmente 328,00 €).

Por isso se foram emitidas, não sei... ...mas foram cunhadas (é um facto) e estiveram disponíveis no Banco para quem as quisesse ir buscar (é outro facto). E segundo sei houve mesmo quem as fosse buscar, por isso é que elas existem e têm cotação nos catálogos de moedas.

Só tenho pena de ainda não me ter cruzado com nenhuma para venda, porque como já disse, só me falta essa para completar a colecção de Angola do tempo da República.

P.S.: Será que ninguém me consegue arranjar esta moeda por um preço razoável?

Avatar do Utilizador
Jorge Silva
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7565
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm
Localização: Moita

Re: Top 5 moedas das ex-colónias

#29 Mensagem por Jorge Silva » segunda fev 24, 2014 10:51 am

Excelente trabalho este de Nuno Coutos, Apontamentos: Escudo.

A moeda de 5$ foi emitida apenas em 1972. Foi ainda preparada emissão com a era de 1974 que não chegou a ser colocada em circulação devido à independência de Angola.

http://www.numismatas.com/Forum/Pdf/Tro ... _Vol_4.pdf
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

BlackOpenAir
Reinado D.Carlos
Mensagens: 112
Registado: quinta dez 29, 2011 3:27 pm

Re: Top 5 moedas das ex-colónias

#30 Mensagem por BlackOpenAir » segunda fev 24, 2014 11:54 am

Belíssimo e útil trabalho este o de Nuno Coutos, que nos permite saber que estamos perante duas moedas (a de 5$00 de 1972 e a de 5$00 de 1974 de Angola), e que têm estas características:

Ficha Técnica

Peso: 7 g
Diâmetro: 24,5 mm
Bordo: Serrilhado
Eixo: Horizontal
Metal: Cuproníquel
Composição: Cu 750, Ni 250
Autor: Marcelino Norte de Almeida
Decreto: 49142 de 23/07/1969
Ano Cunhagem Código
1972 8 000 000 ANG.M.22.1
1974 3 343 000 ANG.M.22.2


Como a de 1972 já tenho, agora só preciso arranjar a 1974.

Permitam-me deixar aqui mais um excerto que está na página 113 dessa magnífica obra, que faz menção aos 10 Centavos de 1974 de Angola que, neste caso, nem decreto de lei a autorizar a sua emissão parece existir. (esta moeda eu já possuo)

Moeda ou “Moedas”

A descrição da numária e notafilia angolana do período colonial português associado à República, não ficaria completa sem a descrição da moeda de 10 centavos de alumínio. Produzida na mesma liga (Al 975, Mg 25) dos Marcelinho que circulavam na Metrópole, diferenciavam-se pelo seu diâmetro 16 mm (semelhante às inicialmente previstas em 1969) com o peso de 1,80 gramas. Em termos de desenho eram semelhantes às que circulavam de $20, $50 e de 1$ em Angola. Devido à independência de Angola não chegaria a circular, não havendo decreto-lei a autorizar a sua emissão. Foram no entanto, produzidas 4 milhões de moedas com a era de 1974.


Portanto, como se deu a independência de Angola antes que estas moedas pudessem ser postas em circulação, elas deixaram de ser moedas? Quanto muito deixaram de ser "moeda", ou seja, deixaram de ter curso legal, deixando por isso de servir para qualquer tipo de intercâmbio naquele país. Mas isso também aconteceu com todas as outras moedas que até aí se tinham cunhado para circular em Angola, e não é por isso que as deixamos de considerar moedas e não as desejemos coleccionar.

E é o próprio Nuno Coutos que diz: A descrição da numária e notafilia angolana do período colonial português associado à República, não ficaria completa sem a descrição da moeda de 10 centavos de alumínio., vindo portanto ao encontro do que eu penso, ou seja, sem estas moedas de 1974 uma coleção de Angola do tempo da República não fica completa.

Responder

Voltar para “Ex-colónias Portuguesas”