A palavra Tanga e a Moeda da India

Responder
Mensagem
Autor
furmani
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 63
Registado: segunda jun 22, 2020 10:32 am

A palavra Tanga e a Moeda da India

#1 Mensagem por furmani » sábado jul 18, 2020 2:02 pm

Uma questão provavelmente estupida que sempre tive mas nunca perguntei:

Há alguma ligação entre a expressão Portuguesa "Isso é uma grande tanga" (o que significa isso é brincadeira, falso, etc.) e a moeda de tanga da India?

Será que as moedas da india valiam tão pouco na altura e daí veio a expressão da tanga? :D Qual o motivo da moeda Portuguesa da India se chamar Tanga?

É uma curiosidade que gostava de esclarecer :D :D

Alguém sabe?



Avatar do Utilizador
gil costa
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1144
Registado: sábado mai 10, 2014 8:32 pm

Re: A palavra Tanga e a Moeda da India

#2 Mensagem por gil costa » sábado jul 18, 2020 5:44 pm

O Houaiss diz:
do sânscrito. tangka ou tangkaka 'moeda com cunho, esp. de prata'
e, a ser verdade, fica a origem do nome da moeda esclarecido.

Quanto ao significado informal, acredito na origem africana:
do quimbondo. tanga ou ntanga 'pano, capa'
e daí significar "miséria; pobreza"
de tanga:
Derivação: por metáfora. Regionalismo: Brasil. Uso: informal.
mal de vida, na miséria, sem nada de seu
de tanga, pote e esteira
Derivação: por metáfora. Regionalismo: Alagoas. Uso: informal.
na penúria, na miséria extrema
se bem que dado que a moeda não valia nada (verdade?), também não deixaria de fazer sentido... mas penso que seja a tanga como farrapo...

_____________________________________________________________________________

mas o significado "isso é uma grande tanga", estar a mentir, enganar, (a sério, como os políticos) (a única que vem no dicionário)
ou "estás-me a dar tanga!", o mais usado hoje em dia em Portugal, ("estás-me a gozar" (mais como brincadeira)
pode bem ter outra origem (que é o que eu acho), a moeda ou outra.
A moeda faz sentido mas é preciso encontrar textos... depende das datas.
Última edição por gil costa em sábado jul 18, 2020 6:32 pm, editado 1 vez no total.
"As moedas antigas podem ser classificadas em 2 tipos: As provenientes de território nacional e as provenientes do raio que as parta."
GPC
\(˙) §Chercheur de trésors§ (˙)/
—————————————
coins: https://www.facebook.com/GPCCoinsServices

Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: A palavra Tanga e a Moeda da India

#3 Mensagem por Monge » sábado jul 18, 2020 5:54 pm

Começo por dizer que não sei a verdadeira origem do nome e apenas posso especular:
O mais antigo documento que conheço e que menciona a TANGA é do reinado de D. Manuel com data de 1519 (Doc.142 de Goa):
"vinte pardaos em prata" e "dez pardaos em tangas e rezãm de cinquo tangas por pardau". Esta equivalência, Um Pardau= 5 Tangas, prevaleceu até ao reinado de D. Luís.
Foi costume na Índia Portuguesa dar às moedas designações locais para mais facilmente se integrarem no comércio. É pois provavel que houvesse localmente uma moeda com um nome parecido que foi aportuguesada para TANGA.
Existe a Takka(moeda) e existe também um veiculo de tracção animal denominado Tanga ou Tanka.
O dicionário Marathi/Inglês menciona a Tanga como uma unidade de peso e o de Sanscrito/Inglês é menciona-a como uma espécie de espada.

Sem chegar a uma conclusão, deixo pelo menos algumas pistas para que quiser pesquisar o assunto

AdrianoHS
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 866
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

Re: A palavra Tanga e a Moeda da India

#4 Mensagem por AdrianoHS » sábado jul 18, 2020 6:19 pm

Olá.

Por estas bandas tanga seria uma peça de banho, uma vestimenta mínima. Acho que daí a expressão "estar na [de] tanga"...na penúria, miséria.
Um termo parecido existe aqui, Tonga, de origem nagô. Cantado numa música de Toquinho e Vinícius que protestava contra a ditadura da época, um clássico de nossa bossa nova.
A tonga da mironga do kabuletê, segundo os músicos um xingamento. Mas que creio não ter relação alguma com tanga. Citei apenas para colocar o link da música que é muito divertida. :jumpgreen:
Acho que o termo é como o Gil citou, origina-se do sânscristo, faz todo sentido.

Para quem gosta de música. :dance:
https://m.youtube.com/watch?v=iiW2ImJLW0c
https://m.youtube.com/watch?v=OJLCEOAclRo

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Re: A palavra Tanga e a Moeda da India

#5 Mensagem por doliveirarod » sábado jul 18, 2020 7:03 pm

Começo por dizer que não sei a verdadeira origem do nome e apenas posso especular:
O mais antigo documento que conheço e que menciona a TANGA é do reinado de D. Manuel com data de 1519 (Doc.142 de Goa):
"vinte pardaos em prata" e "dez pardaos em tangas e rezãm de cinquo tangas por pardau". Esta equivalência, Um Pardau= 5 Tangas, prevaleceu até ao reinado de D. Luís.
Foi costume na Índia Portuguesa dar às moedas designações locais para mais facilmente se integrarem no comércio. É pois provavel que houvesse localmente uma moeda com um nome parecido que foi aportuguesada para TANGA.
Existe a Takka(moeda) e existe também um veiculo de tracção animal denominado Tanga ou Tanka.
O dicionário Marathi/Inglês menciona a Tanga como uma unidade de peso e o de Sanscrito/Inglês é menciona-a como uma espécie de espada.

Sem chegar a uma conclusão, deixo pelo menos algumas pistas para que quiser pesquisar o assunto
Acho que é bem por aí, Monge.
Pode ser coruptela da palavra "Tangka", moeda de prata de cerca de 4 gramas usada pelos mongóis, e portanto, também usada na Índia, conquistada por eles.
Era a unidade do Sultanato de Delhi, e até recentemente de um país ali por perto, o Tibet.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

limburgo
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 5835
Registado: domingo mai 10, 2009 10:01 am

Re: A palavra Tanga e a Moeda da India

#6 Mensagem por limburgo » domingo jul 19, 2020 8:25 am

Encontrei este dicionario talvez tenha alguma coisa sobre tanga.

https://natura.di.uminho.pt/~jj/pln/cal ... onario.pdf
Se a inveja matasse a humanidade já nao existia.
Cumps Paulo

Responder

Voltar para “Índia”