The Manuel Romanones collection

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
gil costa
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1144
Registado: sábado mai 10, 2014 8:32 pm

The Manuel Romanones collection

#1 Mensagem por gil costa » sábado jan 09, 2021 10:05 pm

IN: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k ... m.r=moedas

Imagem
(Romanones)

Imagem

"...were all aware of their christen mission..." -
Não era a questão de estarem cientes da sua missão de cristianização. Era sim por fazer parte do acordo do Padroado.


Santa Catarina era a padroeira de Goa, por isso a sua roda não só adorna as armas da cidade como também muitas das moedas cunhadas nessa cidade.
Imagem

São Tomás era e é o padroeiro da Índia. Aparece nas primeiras moedas de ouro e prata.
Imagem

Em 1580 o rei Filipe de Espanha tornou-se rei de Portugal e S. Tomás viu-se substituído por S. Filipe. Este por sua vez desapareceu das moedas em 1640 quando as autoridades de Goa puseram São João nas moedas em honra de D. João IV o novo rei da nova dinastia.

São Lourenço era venerado no Ceilão (Sri Lanka) e por isso encontramos o seu símbolo - uma grelha - nas moedas desta colónia portuguesa.
Imagem Imagem

Finalmente há a figura de D. Sebastião (ou as setas) nas moedas cunhadas por este rei.

Dos santos e dos seus símbolos vêm os nomes das moedas e temos a roda (bazaruco), o São Tomé e o bastião (pardaus).


"As moedas antigas podem ser classificadas em 2 tipos: As provenientes de território nacional e as provenientes do raio que as parta."
GPC
\(˙) §Chercheur de trésors§ (˙)/
—————————————
coins: https://www.facebook.com/GPCCoinsServices

krav
Reinado D.Maria II
Mensagens: 250
Registado: terça jun 06, 2017 4:51 pm

Re: The Manuel Romanones collection

#2 Mensagem por krav » domingo jan 10, 2021 2:41 pm

Interessante
Tomás Oliveira

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: The Manuel Romanones collection

#3 Mensagem por Pedro Leg » domingo jan 10, 2021 2:53 pm

gil costa Escreveu:
sábado jan 09, 2021 10:05 pm
IN: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k ... m.r=moedas

Imagem
(Romanones)

Imagem

"...were all aware of their christen mission..." -
Não era a questão de estarem cientes da sua missão de cristianização. Era sim por fazer parte do acordo do Padroado.


Santa Catarina era a padroeira de Goa, por isso a sua roda não só adorna as armas da cidade como também muitas das moedas cunhadas nessa cidade.
Imagem

São Tomás era e é o padroeiro da Índia. Aparece nas primeiras moedas de ouro e prata.
Imagem

Em 1580 o rei Filipe de Espanha tornou-se rei de Portugal e S. Tomás viu-se substituído por S. Filipe. Este por sua vez desapareceu das moedas em 1640 quando as autoridades de Goa puseram São João nas moedas em honra de D. João IV o novo rei da nova dinastia.

São Lourenço era venerado no Ceilão (Sri Lanka) e por isso encontramos o seu símbolo - uma grelha - nas moedas desta colónia portuguesa.
Imagem Imagem

Finalmente há a figura de D. Sebastião (ou as setas) nas moedas cunhadas por este rei.

Dos santos e dos seus símbolos vêm os nomes das moedas e temos a roda (bazaruco), o São Tomé e o bastião (pardaus).
Bom trabalho amigo Gil !!
Muito obrigado pela partilha ;)

DEUS VULT
Padrão português Cuanza Africa.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Pensamento Livre

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: The Manuel Romanones collection

#4 Mensagem por MCarvalho » domingo jan 10, 2021 3:38 pm

Gil, apesar de, em inglês, o nome do santo ser sempre Thomas, este é o apóstolo Tomé, suposto evangelizador da Índia. É o que, avisadamente, queria ver para crer.

Tomás é como chamamos a São Tomás de Aquino, por exemplo, ou ao São Tomás Morus, o utopista Thomas More, que levou na cabeça dos Tudors.

Bom, essa troca dos tomases é recorrente, já não falo na imprensa, até noutros meios supostamente mais cultos, como na academia. Não é grave. Eu é que gosto de debitar estas coisas, até mais para quem nos ler depois (isto fica online) não cair em erro.

Além disso, a nossa São Tomé de ouro, a moeda, é assim designada por representar e homenagear o apóstolo.
MCarvalho

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: The Manuel Romanones collection

#5 Mensagem por Pedro Leg » domingo jan 10, 2021 4:44 pm

Interessante a origem dos nomes das moedas "bazarucos" e "pardaos".
A moeda São Tomé é , penso eu, uma das mais cobiçadas entre as moedas indo-portuguesas. O preços nos leilões atingem valores altíssimos.

TEXTO RETIRADO DO SITE DE NUMISMA LEILOES
Entre 1521 e 1853 o nome de S. Tomé não estava apenas associado ao apóstolo ou à ex-colónia portuguesa descoberta em 1470 pelos navegadores João de Santarém e Pêro Escobar. A partir do reinado de D. João III (1521-1557) o nome S. Tomé passou também a designar moedas de ouro cunhadas na Índia Portuguesa pelo menos até ao reinado de D. Maria II (1834-1853). Estas e outras informações podem ser lidas num artigo de Joaquim Fronteira publicado no sétimo volume (1962-1965) do Nvmmvs, Boletim da Sociedade Portuguesa da Numismática. O autor refere cerca de 200 “exemplares diferentes” catalogados “pelo reinado, pela data ou por outro atributo importante”.



Portugal começou a cunhar moedas nos territórios indianos no século XVI, quando Afonso de Albuquerque era governador. Goa, Malaca e Diu foram as casas monetárias onde se bateu ou fundiu moeda de ouro para a Índia. Um dos mais raros S. Tomé da numismática portuguesa é o de 1633, cunhado em Goa durante o reinado de D. Filipe III (IV de Espanha) (1621-1640), último monarca a exercer o trono português durante o período em que a coroa espanhola governou Portugal entre 1580 e 1640.
Pensamento Livre

Avatar do Utilizador
gil costa
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1144
Registado: sábado mai 10, 2014 8:32 pm

Re: The Manuel Romanones collection

#6 Mensagem por gil costa » domingo jan 10, 2021 7:38 pm

pedroleg:
Olha o padrão dos alemães, da Namíbia! Nem sei se já o devolveram!
(já dentro do Padroado:
Nicolau V: Concedeu aos reis portugueses o poder de conquistarem os territórios dos muçulmanos e infiéis para engrandecerem e dilatarem a fé cristã (Bula «Dum Diversas»: 18-VI-1452) e atribuiu-lhes os territórios africanos e o direito de, por si ou por outrém, erigirem templos e enviarem missionários para essas terras (Bula «Romanus Pontifex»:08-1-1455)
MCarvalho:
Tomé era de facto melhor, pelo menos para nós portugueses, mas assumo que são equivalentes - até está na wikipedia, deve ser verdade hahaha! - e prefiro Tomás por causa do inglês. Eu sou muito universalista :-)
______
E agora estou a lembrar-me dos evangelhos apócrifos que incluem o de São Tomé e está a apetecer-me ir lê-los outra vez. Mas estou como Galois: "não tenho tempo. Não tenho tempo".
Estou a lembrar-me de uma história que achei fantástica:
quando tinha 9 anos Jesus andava a brincar com a outra canalha. Um deles caiu do alto terraço onde estavam e morreu.
Houve um grande alvoroço, claro, e houve um rapaz que disse que tinha sido Jesus a empurrar o desgraçado. Jesus a negar; José chamado, grande caos...
Jesus então furioso ressuscitou o rapaz só para lhe perguntar "diz lá! Fui eu quem te empurrou? Vá, diz a toda a gente se te empurrei?!"
O rapaz disse que não que não tinha sido nada Jesus a empurrá-lo e ficou tudo bem.

E no dia seguinte foram chatear o José para que tivesse mão no garoto que não era sensato andar assim por aí a ressuscitar mortos!

_____
bons dados sobre o Padroado: bulas, bibliografia...
https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400. ... artins.pdf
"As moedas antigas podem ser classificadas em 2 tipos: As provenientes de território nacional e as provenientes do raio que as parta."
GPC
\(˙) §Chercheur de trésors§ (˙)/
—————————————
coins: https://www.facebook.com/GPCCoinsServices

Responder

Voltar para “Índia”