Ajuda para avaliação de notas escudos

Informação e discussão de temas relacionados com a notafilia portuguesa
Mensagem
Autor
Vizualex
Escudinho da II República
Mensagens: 12
Registado: quinta mar 19, 2020 9:39 pm

Ajuda para avaliação de notas escudos

#1 Mensagem por Vizualex » quinta mar 19, 2020 10:15 pm

Boa noite! Escrevo este tópico para pedir ajuda a quem tem um bom conhecimento quanto avaliação de notas em escudos (ou numismática no geral). Gostaria de saber por onde começar para que, no final, consiga autonomamente avaliar notas de escudos, pois, possui algumas e gostaria de saber o valor delas.
Publicarei fotografias das notas e, se alguém com um bom conhecimento puder dizer-me o valor delas, agradecia imenso! O mesmo para quem informar-me em como posso começar a obter conhecimento sobre quais das notas de escudos possuem um maior valor que outras. (Não percebo de séries e chapas). Muito obrigado e com os meus cumprimentos,
Alexandre Machado



Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11031
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Ajuda para avaliação de notas escudos

#2 Mensagem por fernanrei » quinta mar 19, 2020 10:54 pm

Caro Alexandre, o que pede é legitimo e este fórum existe precisamente para ajudar quem precisa. O meu conselho, apesar de não ser perito em notafilia, é para que tente aprender o mais que puder antes de começar a comercializar as suas Notas. E se começar a gostar o suficiente para pensar em coleccionar? Pode parecer uma pergunta descontextualizada mas não o é, aconteceu a muitos e pode também acontecer a si, começar por querer vender algumas notas e depois ficar fascinado pelo meio, ao ponto de preferir manter o que tem. Por isso, é importante ganhar conhecimento e experiência. :thumbs:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: Ajuda para avaliação de notas escudos

#3 Mensagem por tm1950 » quinta mar 19, 2020 11:27 pm

Não é fácil, em poucas palavras, transmitir uma informação mínima que permita fazer uma boa avaliação das notas. O valor comercial depende da oferta e da procura em cada momento. Os parâmetros que costumam ser tidos em conta numa avaliação são: o estado de conservação e a raridade. Para além destes dois existem outras particularidades, como as séries de substituição, as numerações engraçadas, as capicuas reais e normais, os erros, etc.
Sugiro que vá apresentando os seus exemplares esperando que apareçam comentários e onde poderá formular as suas questões, as suas dúvidas e as suas necessidades.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Vizualex
Escudinho da II República
Mensagens: 12
Registado: quinta mar 19, 2020 9:39 pm

Re: Ajuda para avaliação de notas escudos

#4 Mensagem por Vizualex » quinta mar 19, 2020 11:44 pm

Agradeço-lhe imenso pela resposta. É um tema que nunca estudei e por tanto procurava achar algo por onde começar, que me desse um início para que eu, mais tarde, autonomamente, conseguisse avaliar sem precisar de qualquer ajuda, o que acredito ser possível.
Publicarei então as notas.
Os meus cumprimentos e agradecimentos pela sua resposta.

Vizualex
Escudinho da II República
Mensagens: 12
Registado: quinta mar 19, 2020 9:39 pm

Re: Ajuda para avaliação de notas escudos

#5 Mensagem por Vizualex » quinta mar 19, 2020 11:56 pm

fernanrei Escreveu:
quinta mar 19, 2020 10:54 pm
Caro Alexandre, o que pede é legitimo e este fórum existe precisamente para ajudar quem precisa. O meu conselho, apesar de não ser perito em notafilia, é para que tente aprender o mais que puder antes de começar a comercializar as suas Notas. E se começar a gostar o suficiente para pensar em coleccionar? Pode parecer uma pergunta descontextualizada mas não o é, aconteceu a muitos e pode também acontecer a si, começar por querer vender algumas notas e depois ficar fascinado pelo meio, ao ponto de preferir manter o que tem. Por isso, é importante ganhar conhecimento e experiência. :thumbs:
Percebo o que quer dizer e não acho descontextuakizada de todo, pois, acredito que já tenha acontecido a outros venderem e “desejarem de volta”/arrependerem-se por quererem colecionar. No entanto, DE MOMENTO, a minha paixão não é essa. Procuro, no entanto, obter um bom conhecimento quanto à avaliação de notas e, como disse, talvez sim ou talvez não, poderei adquirir uma nova paixão no momento de processo e procura de informação relativamente a notas em escudos (por exemplo). Agradeço-lhe pela sua resposta, atenção e “alarme” no que poderá acontecer futuramente quanto a este assunto de venda de notas em escudos.
:D

Vizualex
Escudinho da II República
Mensagens: 12
Registado: quinta mar 19, 2020 9:39 pm

Re: Ajuda para avaliação de notas escudos

#6 Mensagem por Vizualex » quinta mar 19, 2020 11:56 pm

tm1950 Escreveu:
quinta mar 19, 2020 11:27 pm
Não é fácil, em poucas palavras, transmitir uma informação mínima que permita fazer uma boa avaliação das notas. O valor comercial depende da oferta e da procura em cada momento. Os parâmetros que costumam ser tidos em conta numa avaliação são: o estado de conservação e a raridade. Para além destes dois existem outras particularidades, como as séries de substituição, as numerações engraçadas, as capicuas reais e normais, os erros, etc.
Sugiro que vá apresentando os seus exemplares esperando que apareçam comentários e onde poderá formular as suas questões, as suas dúvidas e as suas necessidades.
Agradeço-lhe imenso pela resposta. É um tema que nunca estudei e por tanto procurava achar algo por onde começar, que me desse um início para que eu, mais tarde, autonomamente, conseguisse avaliar sem precisar de qualquer ajuda, o que acredito ser possível.
Publicarei então as notas.
Os meus cumprimentos e agradecimentos pela sua resposta. :)

Vizualex
Escudinho da II República
Mensagens: 12
Registado: quinta mar 19, 2020 9:39 pm

Re: Ajuda para avaliação de notas escudos

#7 Mensagem por Vizualex » sexta mar 20, 2020 12:00 am

Não consigo anexar as fotografias. Avisa-me que o ficheiro é demasiado grande. Existe alguma alternativa?

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: Ajuda para avaliação de notas escudos

#8 Mensagem por tm1950 » sexta mar 20, 2020 9:43 am

Tente reduzir o tamanho das imagens, mantendo um mínimo de qualidade. O ideal é usar o alojamento do Fórum reduzindo o tamanho. Se não conseguir terá que utilizar um alojamento externo, que pode ser este, ou outro: https://pt.imgbb.com/
Pode também consultar este tópico: viewtopic.php?f=33&t=23803
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11031
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Ajuda para avaliação de notas escudos

#9 Mensagem por fernanrei » sexta mar 20, 2020 4:43 pm

Vizualex Escreveu:
sexta mar 20, 2020 12:00 am
Não consigo anexar as fotografias. Avisa-me que o ficheiro é demasiado grande. Existe alguma alternativa?
Pode utilizar os recursos que tem no seu computador para reduzir o formato das fotos. Quando abrir uma foto, a galeria de fotos do Windows põe à sua disposição algumas ferramentas na barra superior da mesma. Clique em ficheiro, em seguida abrir com, depois seleccione Microsoft Office Picture Manager, em seguida na barra superior Editar imagens, nas ferramentas à direita na parte inferior seleccione redimensionar e depois a meio da barra de ferramentas à direita opte por largura X Altura predefinidos. Nessa opção poderá escolher web grande ou pequena dependendo da qualidade que queira apresentar. Espero que sirva para o que pretende. :thumbs:
"Quod erat demonstrandum"


Responder

Voltar para “Notafilia Portuguesa”