MPF quer retirar frase 'Deus seja louvado' das cédulas

Informação e discussão de temas relacionados com a notafilia brasileira
Mensagem
Autor
rodrigoleite
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4949
Registado: terça jul 21, 2009 12:55 am
Localização: Rio de Janeiro, Brasil

Re: MPF quer retirar frase 'Deus seja louvado' das cédulas

#21 Mensagem por rodrigoleite » sábado dez 08, 2012 5:00 pm

O pedido para que frase "Deus seja louvado" seja removida das cédulas de real foi negado pela Justiça Federal de São Paulo. A ação civil pública, ajuizada pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo, continha pedido de tutela antecipada, que foi indeferido pela juíza Diana Brunstein, da 7ª Vara Federal Cível.

Segundo o Ministério Público, a inscrição fere os princípios de laicidade do Estado, de liberdade religiosa e de legalidade, previstos na Constituição Federal de 1988.

Na decisão, a juíza afirma que "a menção à expressão 'Deus' nas cédulas monetárias não parece ser um direcionamento estatal na vida do indivíduo que o obrigue a adotar ou não determinada crença".

Diana julga que não existe razão para que haja antecipação de tutela - entrada em vigor da decisão antes que o processo seja encerrado -, uma vez que a frase já é impressa nas notas de real há quase 30 anos. O mérito da causa, portanto, ainda será julgado.

http://economia.estadao.com.br/noticias ... 6598,0.htm


Rodrigo Leite

Scientia nvmismatica ad omnivm gentivm.

Avatar do Utilizador
mbrodrigues
Reinado D.Pedro II
Mensagens: 647
Registado: quarta set 19, 2012 12:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: MPF quer retirar frase 'Deus seja louvado' das cédulas

#22 Mensagem por mbrodrigues » sábado dez 08, 2012 5:17 pm

Eu sou a fafor de que a frase seja retirada, pois fere o princípio de que o Brasil é um Estado Laico como diz a Constituiçâo, portanto nâo importa se a frase está escrita a mais de 30 anos.
Marcio B. Rodrigues
mbr1976@gmail.com
Rio de Janeiro - RJ
BRASIL
PECUNIA TOTUM CIRCUMIT ORBEM

rodrigoleite
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4949
Registado: terça jul 21, 2009 12:55 am
Localização: Rio de Janeiro, Brasil

Re: MPF quer retirar frase 'Deus seja louvado' das cédulas

#23 Mensagem por rodrigoleite » sábado dez 08, 2012 6:35 pm

mbrodrigues Escreveu:Eu sou a fafor de que a frase seja retirada, pois fere o princípio de que o Brasil é um Estado Laico como diz a Constituiçâo, portanto nâo importa se a frase está escrita a mais de 30 anos.
O Brasil é uma coisa muito estranha...

Na minha opinião, a própria Constituição ao dizer que foi promulgada "sob a proteção de Deus" fere a Constituição. A própria Constituição fere a Constituição! Isso é só um exemplo, existem outros como ao dizer que "todos são iguais perante a lei" e mais embaixo a Constituição definir a "imunidade parlamentar". Como assim? Todos são iguais, mas alguns são mais iguais que outros?

O Brasil é muito engraçado... :erofl: :erofl: :erofl:
Rodrigo Leite

Scientia nvmismatica ad omnivm gentivm.

Avatar do Utilizador
[Noob Saibot]
Reinado D.Maria II
Mensagens: 272
Registado: quinta mar 14, 2013 7:35 pm

Re: MPF quer retirar frase 'Deus seja louvado' das cédulas

#24 Mensagem por [Noob Saibot] » terça mar 19, 2013 5:45 pm

já vai tarde
só não tirem os feriados

Avatar do Utilizador
LSalema
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2295
Registado: quarta mai 09, 2018 1:16 am

Re: MPF quer retirar frase 'Deus seja louvado' das cédulas

#25 Mensagem por LSalema » domingo mai 12, 2019 2:15 am

A frase "Deus seja louvado" cai muito bem não só nas notas brasileiras como também em qualquer nota de outro país.
Cumprimentos,
Lincoln Salema
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro (Ec 5.10a)
https://www.delcampe.net/en_GB/collecta ... incoln2307
http://lsalema-sdumont.blogspot.com/

Avatar do Utilizador
Numisatlantica
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 45
Registado: sexta out 25, 2019 5:17 am

Re: MPF quer retirar frase 'Deus seja louvado' das cédulas

#26 Mensagem por Numisatlantica » quinta out 31, 2019 3:31 am

rodrigoleite Escreveu:
sábado dez 08, 2012 6:35 pm
mbrodrigues Escreveu:Eu sou a fafor de que a frase seja retirada, pois fere o princípio de que o Brasil é um Estado Laico como diz a Constituiçâo, portanto nâo importa se a frase está escrita a mais de 30 anos.
O Brasil é uma coisa muito estranha...

Na minha opinião, a própria Constituição ao dizer que foi promulgada "sob a proteção de Deus" fere a Constituição. A própria Constituição fere a Constituição! Isso é só um exemplo, existem outros como ao dizer que "todos são iguais perante a lei" e mais embaixo a Constituição definir a "imunidade parlamentar". Como assim? Todos são iguais, mas alguns são mais iguais que outros?

O Brasil é muito engraçado... :erofl: :erofl: :erofl:
Rapaz... e isso é só uma pequena amostra das aberrações aqui existentes...

O que mais me incomoda é saber que o MPF se debruça sobre uma questão tão irrelevante como essa. Já que sua atribuição (na prática) é exercer o Poder Moderador (antigamente exercido pelo Pedro II), uma vez que é quem fiscaliza os outros três poderes constituídos.

Vou me ater exclusivamente a principal justificativa utilizada por quem defende esse trambolho: "Ah... mas o Estado é Laico"... Não podemos confundir Estado Laico com Estado Ateu.

Basta ver que no Plenário do STF tem um crucifixo logo atrás da cadeira do Presidente. Na Câmara e no Senado, idem.
Cada moeda é um pedacinho da História em nossas mãos! Valorize isso!

Responder

Voltar para “Notafilia Brasileira”