5 Dinars - Iraque

Informação e discussão de temas relacionados com a notafilia do resto do mundo
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
rui_medeiros
Reinado D.João V
Mensagens: 574
Registado: quarta jan 17, 2007 3:49 pm

5 Dinars - Iraque

#1 Mensagem por rui_medeiros » quarta jun 06, 2012 11:02 pm

Boa noite!
Ando a iniciar me nas notas....
Esta sei que é do antigo regime iraquiano, adquirida aqui no fórum...
Já é histórica...

Imagem

Imagem


Cumprimentos!
Rui Medeiros

Thomás
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3087
Registado: segunda nov 21, 2011 9:58 pm
Localização: Belo Horizonte,Brasil
Contacto:

Re: 5 Dinars - Iraque

#2 Mensagem por Thomás » quarta jun 06, 2012 11:06 pm

Também tenho uma desta :thumbupleft:
É uma cédula muito bonita

tavares
Escudinho da II República
Mensagens: 13
Registado: quinta jan 24, 2008 8:53 am

Re: 5 Dinars - Iraque

#3 Mensagem por tavares » quinta jul 12, 2012 12:32 am

tenho uma de 25 dinars do sadam alguem me sabe dizer o valor
redonda e bonita

Avatar do Utilizador
Tiago6
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2189
Registado: sábado nov 06, 2004 10:42 pm
Localização: Funchal

Re: 5 Dinars - Iraque

#4 Mensagem por Tiago6 » quinta jul 12, 2012 2:45 pm

Esta nota é de facto histórica.
É daquelas notas sem grande valor, mas com uma história engraçada. Aqui está um bom exemplo, em que podemos adquirir uma peça (nota ou moeda) com meia dúzia de cêntimos, dedicar-lhe algum tempo de estudo e obter resultados interessantes.
A nota apresentada, assim como muitas outras do tempo do regime de Sadam Hussein, tem como característica o facto de existirem mais exemplares falsos do que verdadeiros. É perfeitamente normal a nota do caro colega rui_medeiros ser falsa, mas existe uma razão para tal facto!
Nos últimos anos do regime, existia uma enorme carência de moeda entre a população, principalmente notas! Simplesmente, não existiam notas a circular e o regime também não mostrava qualquer interesse nesse facto.
A população rapidamente arranjou solução, já que o governo não imprimia papel-moeda, a população rapidamente assumiu esse papel estabelecendo várias tipografias espalhadas por Bagdad com o único propósito de imprimir notas, que não passavam de cópias das originais, podendo até variar nas suas cores (umas mais escuras, outras mais claras, etc...). Consta que a nota mais fotocopiada seria a de 250 Dinars!
Pelo que li ao longo dos tempos, o regime de Sadam tinha perfeito conhecimento desta prática, nunca se opondo a tal facto! Assim, a população tinha o seu dinheiro e o governo não tinha que se chatear...
Com a entrada dos americanos no Iraque, estas tipografias "ilegais" foram descobertas e desmanteladas, e o uso de material com a imagem de Sadam proibido. As notas com a cara do ditador foram recolhidas e destruídas num espaço de três meses, o que provocou nova falta de moeda entre a população! Os próprios americanos actuaram contra a sua proibição e foram os próprios a voltar a imprimir notas de 250 dinars com a cara de Sadam, era a única forma de satisfazer a população.
Li também algures que quando os americanos chegaram ao Iraque, a única nota "oficial" que circulava era a de 10.000 dinars. Tudo o resto eram notas fabricadas nas tipografias espalhadas pela cidade!
Outra curiosidade, nos primeiros anos após a invasão era frequente encontrarmos no ebay americano sacos com milhares destas notas (10.000 notas, creio eu) à venda por valores na ordem dos 1000 dólares, ou menos até. Aparentemente, eram notas trazidas por soldados americanos, provavelmente retiradas de bancos ou mesmo casas particulares no Iraque.

Avatar do Utilizador
numismo
Reinado D.João VI
Mensagens: 441
Registado: quarta jul 22, 2009 6:56 am

Re: 5 Dinars - Iraque

#5 Mensagem por numismo » quinta jul 12, 2012 3:40 pm

Bem.., na altura ter uma tipografia no Iraque era mel :D o pior é que devia haver poucas coisas para comprar

Thomás
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3087
Registado: segunda nov 21, 2011 9:58 pm
Localização: Belo Horizonte,Brasil
Contacto:

Re: 5 Dinars - Iraque

#6 Mensagem por Thomás » quinta jul 12, 2012 6:29 pm

Há como um leigo distinguir? Imagino que as cópias não tenham marca d'água, não?

Avatar do Utilizador
Tiago6
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2189
Registado: sábado nov 06, 2004 10:42 pm
Localização: Funchal

Re: 5 Dinars - Iraque

#7 Mensagem por Tiago6 » sexta jul 13, 2012 8:02 am

Há como um leigo distinguir? Imagino que as cópias não tenham marca d'água, não?
É muito fácil distinguir, até porque algumas apresentam uma qualidade muito má! As que têm uma melhor qualidade, nota-se claramente que são falsas pela marca d'água, ou não tem ou a marca d'água está impressa directamente na nota e não nas fibras do seu papel.

WolvT
Escudinho da II República
Mensagens: 20
Registado: quarta nov 23, 2011 12:53 pm

Re: 5 Dinars - Iraque

#8 Mensagem por WolvT » domingo mar 17, 2013 9:04 pm

também tenho uma.

como saber se é verdadeira?

tem relevo nos simbolos a preto, e ao que me parece filete de segurança.

mas a face onde está o Sadam está invertida horizontalmente.

será falsa?

Responder

Voltar para “Notafilia do Mundo”