4.1.1 híbrido (não catalogada)

Avatar do Utilizador
carrancho
Reinado D.Afonso VI
Mensagens: 687
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: 4.1.1 híbrido (não catalogada)

Mensagem por carrancho » quinta mar 15, 2018 5:57 pm

Então, embora com uma resposta rasurada, obtive 100% :dance:


Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

Avatar do Utilizador
carrancho
Reinado D.Afonso VI
Mensagens: 687
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: 4.1.1 híbrido (não catalogada)

Mensagem por carrancho » quinta mar 15, 2018 6:13 pm

Agora fico sem saber muito bem como devo apresentar a moeda no Museu da Moeda :think: o palves explicou-me em bom português que não quer lá a referência 4.1.1 (variante não catalogada) porque isso é para pelos pubianos a mais ou a menos e neste caso a diferença é de todo um testículo :erofl:

Um catálogo de ceitis com este tipo de descrições e toda a gente ficava a perceber os ceitis! hehehe
Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: 4.1.1 híbrido (não catalogada)

Mensagem por euoutravez » quinta mar 15, 2018 7:02 pm

Jacinto Silva Escreveu:
euoutravez Escreveu: Ficamos agora com outra que é a se todas as catalogadas em Manuel I serão híbridos com João III, ou se também existirão com João II.. Provavelmente não, digo eu.. :D
As referências da separata M 5.1.3A e J3 4.1.1A deixam-me dúvidas pela semelhança na tipologia, creio que as 2 moedas podem ser da referência D. João III 4.1.1 A.
Na página 207 do catálogo encontramos mais 2 híbridos M/J2 – ref.ªs 5.1.2b e 5.1.3b. Destes, nada podemos comprovar sobre a sua tipologia, porque só temos registo das legendas.
E por último, na página 209 estão referenciados 3 exemplares M1 5.3.1. Todos estes são híbridos e nunca vi moedas desta referência que não sejam híbridas… Estas sim têm tipologia exatamente igual à referência João II 4.2.4, poderíamos chamar-lhes híbridas M1 5.3.1 / J2 4.2.4... :)
Só para explicitar que quando disse todas estava a referir-me às variantes com este anverso.. As outras estão bem identificadas e não há dúvidas que são híbridas com João II..
carrancho Escreveu:Agora fico sem saber muito bem como devo apresentar a moeda no Museu da Moeda :think: o palves explicou-me em bom português que não quer lá a referência 4.1.1 (variante não catalogada) porque isso é para pelos pubianos a mais ou a menos e neste caso a diferença é de todo um testículo :erofl:

Um catálogo de ceitis com este tipo de descrições e toda a gente ficava a perceber os ceitis! hehehe
:erofl: Muito bom!!! :erofl:

Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: 4.1.1 híbrido (não catalogada)

Mensagem por Monge » sexta mar 16, 2018 12:43 am

Tenho dois "E1 5.3.1", ambos catalogados como híbridos E1/J2.
Num não há a mínima dúvida que é J2: +IOHANES:II:...
O outro está tb como J2 mais pela gravura fina e pela legenda: +IOHAN...
Ficam para estudo e comparação por quem interprete os Ceitis melhor que eu.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Avatar do Utilizador
Jacinto Silva
Reinado D.Sancho II
Mensagens: 1883
Registado: quarta mai 23, 2007 3:01 pm

Re: 4.1.1 híbrido (não catalogada)

Mensagem por Jacinto Silva » sábado mar 17, 2018 3:30 pm

Amigo Monge

Boas moedas!
Em relação a estes exemplares parece não haver dúvidas que são híbridos M1/J2 5.3.1.

Esta tipologia de castelo em D.Manuel I só a conheço nesta referência e todos são híbridos (M1/J2).
Em D. João II esta mesma tipologia apenas aparece nas referências 4.2.1 e 4.2.4.

Até que veja um exemplar M1 5.3.1 não híbrido (atribuído exclusivamente a D. Manuel I), penso por hipótese que estes cunhos tenham sido todos abertos no reinado de D. João II e alguns aproveitados no reinado do seu filho, D. Manuel I.

Em relação às restantes referências do catálogo - híbridos M1/J2, por razões já apontadas tenho dúvidas que partilhem efetivamente cunhos de D. João II... :think:
Já agora, apenas para comparar e refletir, esta moeda mostrada numa leiloeira é híbrida de M1/J2 ou de J3/M1 e porquê?
013.1431.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: 4.1.1 híbrido (não catalogada)

Mensagem por Monge » domingo mar 18, 2018 3:17 pm

Jacinto Silva Escreveu:Amigo Monge

Até que veja um exemplar M1 5.3.1 não híbrido (atribuído exclusivamente a D. Manuel I), penso por hipótese que estes cunhos tenham sido todos abertos no reinado de D. João II e alguns aproveitados no reinado do seu filho, D. Manuel I.

Em relação às restantes referências do catálogo - híbridos M1/J2, por razões já apontadas tenho dúvidas que partilhem efetivamente cunhos de D. João II... :think:
Já agora, apenas para comparar e refletir, esta moeda mostrada numa leiloeira é híbrida de M1/J2 ou de J3/M1 e porquê?
Apenas uma pequena correcção: -D. Manuel é primo e não filho de D. João II.

Passando ao que mais nos interessa: -O reverso do ceitil apresentado parece-me ter uma legenda que deve ser qq coisa como +IOHANES: R..... GINEE, sendo por isso de D. João II uma vez que os D. João III nunca terminam em GVINE.

Avatar do Utilizador
Jacinto Silva
Reinado D.Sancho II
Mensagens: 1883
Registado: quarta mai 23, 2007 3:01 pm

Re: 4.1.1 híbrido (não catalogada)

Mensagem por Jacinto Silva » domingo mar 18, 2018 4:50 pm

Monge Escreveu:
Jacinto Silva Escreveu:... penso por hipótese que estes cunhos tenham sido todos abertos no reinado de D. João II e alguns aproveitados no reinado do seu filho, D. Manuel I.
Apenas uma pequena correcção: -D. Manuel é primo e não filho de D. João II.
Amigo Monge

Obrigado pela correção.
D. Manuel I era filho de D. Fernando e não de D. João II, como eu disse.

Embora os cortes das legendas dificultem a leitura, parece-me que o ceitil tem legendas a terminar em “G” de Guiné, nas duas faces: +EMANVEL:R:P:ET:A[D:]G / +:IOHANES:R:P:ET:A:G:

E existem exemplares D. João III, embora mais escassos, em que a palavra “Guiné” aparece quase completa - “GINE” como neste exemplar da coleção do PAlves, no link: http://alvesnas.synology.me/colecoes/pa ... /J3007.JPG

Não me parece fácil encontrar diferenças significativas no padrão de legendas que garantam a atribuição deste tipo de ceitis híbridos... mas talvez ajude um pouco.

Avatar do Utilizador
carrancho
Reinado D.Afonso VI
Mensagens: 687
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: 4.1.1 híbrido (não catalogada)

Mensagem por carrancho » quinta mar 22, 2018 6:13 pm

fernanrei Escreveu:Estarmos a usar como certeza classificativa uma incerteza visual :think: penso que não nos levará ao rumo certo. No meu humilde raciocínio, consigo apurar alguns factos que resultam da lógica. Qual é a face mais importante para o soberano? se se mantêm duas legendas com referência a dois Reis diferentes, qual delas deverá ter lugar de destaque? Quanto a mim, por ser híbrido, será de D. Manuel e o aproveitamento de D. João II. É apenas a minha opinião e se me conseguirem convencer de outra hipótese aceito com muito gosto, porque é sinal de que foi feito muito trabalho no sentido de aumentar o conhecimento :beer:
espero que não seja uma brincadeira ou alguma experiência :biglaugh:
Afinal sempre consigo provar ao amigo fernanrei que esta é uma moeda com reverso J3 / anverso M1 e que não se trata de nenhuma brincadeira ou experiência. Acabei de saber hoje que a minha moeda é a que está no AG de 1996 :dance:

Não fosse só por si uma excelente notícia, este meu coroado também faz parte do mesmo catálogo, juntinhos na mesma página a abrirem o reinado de D. João III viewtopic.php?f=101&t=120654

Assim o "não catalogada" no título deste tópico é apenas no que ao catálogo do Magro diz respeito :thumbupleft:
Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 4.1.1 híbrido (não catalogada)

Mensagem por fernanrei » sexta mar 23, 2018 2:36 pm

carrancho Escreveu:
fernanrei Escreveu:Estarmos a usar como certeza classificativa uma incerteza visual :think: penso que não nos levará ao rumo certo. No meu humilde raciocínio, consigo apurar alguns factos que resultam da lógica. Qual é a face mais importante para o soberano? se se mantêm duas legendas com referência a dois Reis diferentes, qual delas deverá ter lugar de destaque? Quanto a mim, por ser híbrido, será de D. Manuel e o aproveitamento de D. João II. É apenas a minha opinião e se me conseguirem convencer de outra hipótese aceito com muito gosto, porque é sinal de que foi feito muito trabalho no sentido de aumentar o conhecimento :beer:
espero que não seja uma brincadeira ou alguma experiência :biglaugh:
Afinal sempre consigo provar ao amigo fernanrei que esta é uma moeda com reverso J3 / anverso M1 e que não se trata de nenhuma brincadeira ou experiência. Acabei de saber hoje que a minha moeda é a que está no AG de 1996 :dance:

Não fosse só por si uma excelente notícia, este meu coroado também faz parte do mesmo catálogo, juntinhos na mesma página a abrirem o reinado de D. João III viewtopic.php?f=101&t=120654

Assim o "não catalogada" no título deste tópico é apenas no que ao catálogo do Magro diz respeito :thumbupleft:
:clap3: Muitos parabéns pela posse de um artigo muito interessante. Sou pessoa para ter dúvidas mas aceito e aprecio quem lute pelas suas convicções que invariavelmente acabam por passar a certezas :green:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “D. João III”