Referencia Magro:???

Responder
Guerras84
Reinado D.Maria I
Mensagens: 475
Registado: quarta jan 28, 2009 8:02 pm

Referencia Magro:???

Mensagem por Guerras84 » segunda mai 08, 2017 9:30 pm

Olá
algumas dúvidas sobre a classificação no Magro.
O grupo 3 parece-me óbvio, com efeito, não apresenta vestígios de circunferência. Agora quanto ao mar não sei no que ficar: ondas irregulares ou ondas soltas?
Como tem porta na muralha e ameias bem definidas, ficamos, para ondas soltas na 3.3.2 ou para ondas irregulares na 3.4.1.????
Para mim, o mar ladeia à direita o castelo e, é de ondas irregulares. Logo nem uma nem outra referencia :erofl:

Cumprimentos e obrigado

Imagem Imagem



Avatar do Utilizador
palves
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2259
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: Referencia Magro:???

Mensagem por palves » terça mai 09, 2017 11:11 am

Para mim cabe nas duas, olhando para o Magro como um todo, notamos que as ondas soltas e as ondas irregulares foram tratadas de forma inconsistente. Há casos em que a tipologia de ondas soltas (convexas, côncavas, ...) é especificado e casos em que não. O mesmo para as ondas irregulares que tanto podem ser soltas como não soltas. Esta ambiguidade leva a que a moeda em questão possa caber nas duas referências.

A classificação que eu faria:
Dados classificador: SE.102.230.501.13
Classificação Magro: SE.3.3.2 - Magro não distingue tipologia de ondas soltas
Raridade: RRRR
Reinado: D. Sebastião
Castelo: Com porta e ameias (bem definidas)
Mar: Ondas soltas direitas (ou retas)
Escudo: 5º tipo | Isolado
Circunferência: Sem circunferências
Legenda anverso:
Legenda anverso:
Observações:

Guerras84
Reinado D.Maria I
Mensagens: 475
Registado: quarta jan 28, 2009 8:02 pm

Re: Referencia Magro:3.3.2

Mensagem por Guerras84 » sábado mai 13, 2017 7:12 pm

Olá
Obrigado pela tua ajuda Paulo.

Vou colocar em 3.3.2, seguindo a "tradição". No Museu da moeda está uma com as mesmas carateristicas, diferindo no facto do castelo estar ladeada à esquerda pelo mar. http://s58.photobucket.com/user/arresol ... v.jpg.html
Curioso é, nas que vi, têm sempre um lado do reverso prejudicado - o da esquerda ou da direita do castelo, não permitindo concluir se existe castelo ladeado pela esquerda e pela direita pelo mar. Fico com a ideia que estas moedas mereciam uma indicação de variante.
Cumprimentos, em especial aos benfiquistas.

Responder

Voltar para “D. Sebastião”