Utilizar alvéolos ou cápsulas

Dúvidas relacionadas com estados de conservação de moedas
Responder
rafa99marques
Sou só um euro caloiro
Mensagens: 3
Registado: segunda jan 11, 2021 9:23 am

Utilizar alvéolos ou cápsulas

Mensagem por rafa99marques » segunda jan 18, 2021 6:40 pm

Boa tarde,
Gostava de saber qual é a vossa opinião relativamente à utilização de alvéolos/cápsulas em moedas BNC,FDC,Proof...Em que situações a cápsula é preferível?
Obrigado.
Cumps,
Rafael



Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Utilizar alvéolos ou cápsulas

Mensagem por fernanrei » segunda jan 18, 2021 6:47 pm

Na minha opinião, nesse tipo e moedas é sempre preferível a cápsulas, uma vez que são muito mais resistentes que os alvéolos. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

brizidaviana
Reinado D.José
Mensagens: 530
Registado: terça nov 30, 2004 12:15 am
Localização: Lisboa

Re: Utilizar alvéolos ou cápsulas

Mensagem por brizidaviana » quinta fev 25, 2021 10:42 am

As BNC, FDC e/ou PROOF, porque não deixa-las nas embalagem originais?
Cá estamos!

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Utilizar alvéolos ou cápsulas

Mensagem por fernanrei » quinta fev 25, 2021 12:14 pm

Se as embalagens originais garantirem a manutenção das características iniciais das moedas, porque não? O problema é quando isso não acontece. Creio que a pergunta do caro rafa99marques se foca unicamente nas moedas que já não têm a embalagem original, estou correto ?
"Quod erat demonstrandum"

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Utilizar alvéolos ou cápsulas

Mensagem por jdickson » quinta fev 25, 2021 6:15 pm

Boa pergunta.
Posso afirmar, com certeza de 100% (porque vivi isso na pele), que os alvéolos preservam mal as moedas proof e, de forma geral, todas as moedas novas, com brilho de cunhagem.
Quem desconfiar desta minha afirmação, é só sacrificar um alvéolo e ir a uma moeda proof (para ver diferenças mais marcadas) ou a uma moeda de níquel em relação à qual tenha a certeza absoluta que se trata de uma moeda absolutamente nova, plena de brilho de cunhagem quando entrou para o alvéolo, moeda esta que esteja dentro do mesmo há mais de 1 ano (ou mais, quanto mais tempo melhor). De seguida, esfregar metade da moeda pacientemente com um pano de microfilamentos que se sabe não agredir a superfície (nota: não aconselho fazer isto numa moeda de prata proof, pela fragilidade do acabamento, a não ser que tenha experiência de ter a noção de qual a pressão segura, para não provocar micro-riscos) até o pano deslizar sem problemas no metal. E, a seguir, comparar a metade sujeita a este "esfreganço", com a metade intacta e abrir os olhos de espanto.
Sim, os alvéolos de qualquer marca (mas de efeito mais marcado nos Leuchtturn) deixam uma película baça na superfície das moedas que só sai, com facilidade, se se mergulhar a moeda em acetona e passar gentilmente com um cotonete de algodão, com a moeda mergulhada.
Conclusão: TODAS as minhas moedas proof passaram a ser guardadas em cápsulas e se isso me deu trabalho!

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Utilizar alvéolos ou cápsulas

Mensagem por jdickson » quinta fev 25, 2021 6:17 pm

fernanrei Escreveu:
quinta fev 25, 2021 12:14 pm
Se as embalagens originais garantirem a manutenção das características iniciais das moedas, porque não? O problema é quando isso não acontece. Creio que a pergunta do caro rafa99marques se foca unicamente nas moedas que já não têm a embalagem original, estou correto ?
Não sendo a minha praia, porque não gosto de colecionar moedas em embalagens, todos nós conhecemos casos pontuais em que a embalagem original não protegeu as moedas. A razão para isso, desconheço...

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Utilizar alvéolos ou cápsulas

Mensagem por fernanrei » sexta fev 26, 2021 8:28 am

jdickson Escreveu:
quinta fev 25, 2021 6:15 pm
Boa pergunta.
Posso afirmar, com certeza de 100% (porque vivi isso na pele), que os alvéolos preservam mal as moedas proof e, de forma geral, todas as moedas novas, com brilho de cunhagem.
Quem desconfiar desta minha afirmação, é só sacrificar um alvéolo e ir a uma moeda proof (para ver diferenças mais marcadas) ou a uma moeda de níquel em relação à qual tenha a certeza absoluta que se trata de uma moeda absolutamente nova, plena de brilho de cunhagem quando entrou para o alvéolo, moeda esta que esteja dentro do mesmo há mais de 1 ano (ou mais, quanto mais tempo melhor). De seguida, esfregar metade da moeda pacientemente com um pano de microfilamentos que se sabe não agredir a superfície (nota: não aconselho fazer isto numa moeda de prata proof, pela fragilidade do acabamento, a não ser que tenha experiência de ter a noção de qual a pressão segura, para não provocar micro-riscos) até o pano deslizar sem problemas no metal. E, a seguir, comparar a metade sujeita a este "esfreganço", com a metade intacta e abrir os olhos de espanto.
Sim, os alvéolos de qualquer marca (mas de efeito mais marcado nos Leuchtturn) deixam uma película baça na superfície das moedas que só sai, com facilidade, se se mergulhar a moeda em acetona e passar gentilmente com um cotonete de algodão, com a moeda mergulhada.
Conclusão: TODAS as minhas moedas proof passaram a ser guardadas em cápsulas e se isso me deu trabalho!
Confirmo o que afirmou porque já me aconteceu o mesmo :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “Estados de Conservação”