Limpeza

Dúvidas relacionadas com estados de conservação de moedas
Responder
Avatar do Utilizador
Marco.C
Sou só um euro caloiro
Mensagens: 3
Registado: domingo set 18, 2022 2:42 pm

Limpeza

Mensagem por Marco.C » domingo set 18, 2022 8:49 pm

Ola, 1ª pergunta de um super inexperiente em coleções de moedas.

Comecei uma coleção de moedas de 1 real das olimpíadas, algumas dela estão muito sujas por isso resolvi limpá-las.
Fiz uma consulta no tio google para saber a melhor forma de limpar essas moedas só que as duvidas apenas aumentaram, um site recomenda passar acetona, outro um banho com bicarbonato de sodio e outro a simplesmente não limpar . . .

Afinal posso limpar essas moedas que inclusive não são antigas?

Qual a melhor forma de fazê-lo?

Pensei em passar um polidor de metais tipo Brasso, algum problema?

Depois da limpeza posso passar um pouco de óleo minerar para criar uma pelicula e dificultar a oxidação, tipo óleo de maquina de costura (óleo Singer) ?

Pessoal desde já, muito obrigado pela atenção.



Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9523
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Limpeza

Mensagem por silvio2 » domingo set 18, 2022 9:02 pm

Caro Marco, embora a "regra de ouro" seja não limpar, no Tópico SOBRE A LIMPEZA DAS PEÇAS, há muita informação sobre como proceder com vários tipos de metal, no caso da opção pela limpeza. ;)
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11070
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Limpeza

Mensagem por fernanrei » domingo set 18, 2022 11:01 pm

Marco.C Escreveu:
domingo set 18, 2022 8:49 pm
Ola, 1ª pergunta de um super inexperiente em coleções de moedas.

Comecei uma coleção de moedas de 1 real das olimpíadas, algumas dela estão muito sujas por isso resolvi limpá-las.
Fiz uma consulta no tio google para saber a melhor forma de limpar essas moedas só que as duvidas apenas aumentaram, um site recomenda passar acetona, outro um banho com bicarbonato de sodio e outro a simplesmente não limpar . . .

Afinal posso limpar essas moedas que inclusive não são antigas?

Qual a melhor forma de fazê-lo?

Pensei em passar um polidor de metais tipo Brasso, algum problema?

Depois da limpeza posso passar um pouco de óleo minerar para criar uma pelicula e dificultar a oxidação, tipo óleo de maquina de costura (óleo Singer) ?

Pessoal desde já, muito obrigado pela atenção.
Caro Marco, tal como já foi dito, a regra de ouro é mesmo não limpar, principalmente quando são moedas antigas e já com pátinas desenvolvidas. No entanto, e como cada moeda é uma situação específica, por vezes não há mesmo outra opção, nomeadamente nas situações em que se desenvolvem corrosões nocivas, as quais justificam uma limpeza mais qualificada. Por esse facto, convém dar uma olhadela no tópico anteriormente elencado pelo caro Sílvio. :thumbs:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
Marco.C
Sou só um euro caloiro
Mensagens: 3
Registado: domingo set 18, 2022 2:42 pm

Re: Limpeza

Mensagem por Marco.C » segunda set 19, 2022 4:11 am

Muito obrigado pela atenção de vocês, dei uma olhada nos links que vocês recomendaram e aprendi bastante.
De qualquer forma acho que algumas (poucas) moedas realmente precisam ser limpas como as exibidas nas imagens abaixo.

Imagem

Imagem

Tirei fotos de 2 moedas idênticas para comparação, uma acho que esta com patina normal, a outra esta suja, como limpar/lavar essa moeda suja, alguma dica?

Nos textos sobre limpeza, li sobre moedas de cobre, moedas antigas mas acho que não encontrei nada sobre moedas de 2 metais, acho que a moeda de 1 real e assim ne?

Quem puder dar alguma dica sem comprometimento nenhum eu agradeceria, apenas a opinião de vocês que estão a muito mais tempo nisso ok?

Saudações a todos e muito obrigado.

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9523
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Limpeza

Mensagem por silvio2 » segunda set 19, 2022 8:18 am

Marco.C Escreveu:
segunda set 19, 2022 4:11 am
Muito obrigado pela atenção de vocês, dei uma olhada nos links que vocês recomendaram e aprendi bastante.
De qualquer forma acho que algumas (poucas) moedas realmente precisam ser limpas como as exibidas nas imagens abaixo.
(...)
Tirei fotos de 2 moedas idênticas para comparação, uma acho que esta com patina normal, a outra esta suja, como limpar/lavar essa moeda suja, alguma dica?

Nos textos sobre limpeza, li sobre moedas de cobre, moedas antigas mas acho que não encontrei nada sobre moedas de 2 metais, acho que a moeda de 1 real e assim ne?

Quem puder dar alguma dica sem comprometimento nenhum eu agradeceria, apenas a opinião de vocês que estão a muito mais tempo nisso ok?

Saudações a todos e muito obrigado.
Caro Marco, a questão da limpeza de moedas tem sido amplamente debatida, ao longo do tempo, aqui no Fórum. Abaixo deixo-lhe uma lista, não exaustiva, de Tópicos onde esse tema foi abordado e onde poderá obter muita informação baseada nas opiniões dos diversos intervenientes relatando as suas experiências.
Aconselho, portanto, a que dispense algum tempo a ler estes tópicos, para ficar a saber como uma limpeza mal feita pode provocar danos irreversíveis e a consequente desvalorização da moeda.

viewtopic.php?t=8272
.. viewtopic.php?t=7947
.... viewtopic.php?t=7851
...... viewtopic.php?t=6344
........ viewtopic.php?t=7104
.......... viewtopic.php?t=6354
............viewtopic.php?t=6190
.............. viewtopic.php?t=771
................ viewtopic.php?t=4904
.................. viewtopic.php?t=4817
.................... viewtopic.php?t=4691
...................... viewtopic.php?t=4337
........................ viewtopic.php?t=4074
.......................... viewtopic.php?t=3728
............................ viewtopic.php?t=3286
.............................. viewtopic.php?t=3073
................................ viewtopic.php?t=2874
.................................. viewtopic.php?t=1965
.................................... viewtopic.php?t=1843
...................................... viewtopic.php?t=7789
........................................ viewtopic.php?t=8724
.......................................... viewtopic.php?t=7405
............................................ viewtopic.php?t=2111
.............................................. viewtopic.php?t=6450
................................................ viewtopic.php?t=5649
.................................................. viewtopic.php?t=5366

Espero ter ajudado no seu propósito. Disponha! :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
fcar
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 90
Registado: sexta dez 07, 2018 12:27 am

Re: Limpeza

Mensagem por fcar » segunda set 19, 2022 2:50 pm

Se quiser apenas higienizar as moedas do real recebidas no troco do comércio pode deixar de molho na água morna com detergente neutro (lava louça) por alguns minutos e remover a sujeira mais grossa com ajuda de uma escova de dentes, depois enxaguar e secar no papel toalha. Não use limão/vinagre porque deixa elas com uma cor esquisita.
Recomendo visitar os tópicos recomendados pelo Sílvio porque ler outras opiniões é importante.

Responder

Voltar para “Estados de Conservação”