SOBRE A LIMPEZA DAS PEÇAS.

Dúvidas relacionadas com estados de conservação de moedas
carmo aguiam
Sou só um euro caloiro
Mensagens: 2
Registado: quarta jan 09, 2013 12:55 pm

Re: SOBRE A LIMPEZA DAS PEÇAS.

Mensagem por carmo aguiam » quarta jan 09, 2013 1:48 pm

obrigada...para quem está a começar foi muito importante ler estas dicas



MANS
Escudinho da II República
Mensagens: 22
Registado: terça dez 08, 2009 12:05 am

Re: SOBRE A LIMPEZA DAS PEÇAS.

Mensagem por MANS » quinta jul 11, 2013 2:34 pm

Boa tarde, depois de ler uma dúvida me ficou,

Pelo que percebi o tempo em que a solucção em banho maria (ou de molho) deverá ficar depende da sujidade da moeda,

mas estamos a falam em horas, dias ou semanas?

e já agora, se estiver ao sol acelera o processo?

Obrigado pelo tópico,

Cumprimentos.

frmar2009
Reinado D.Luís
Mensagens: 183
Registado: terça mar 15, 2011 3:09 pm
Localização: Almada

Re: SOBRE A LIMPEZA DAS PEÇAS.

Mensagem por frmar2009 » sábado jul 13, 2013 11:21 am

quer um conselho para as moedas de Prata ou Cupro-Níquel, já limpei muitas e fiquei satisfeito com os resultados

Sumo de limão, moeda para dentro. Deixe-a ficar 5 minutos, retire a moeda e com os seus dedos esfregue a moeda pacientemente, escova de dentes macia também dá e observe o resultado

coloque a moeda novamente mais 5 minutos se não estiver satisfeito, e assim sucessivamente até ficar minimamente satisfeito. Lave a moeda com agua a sabão/sabonete e depois passe a moeda por agua destilada. Limpe a moeda com um pano macio e coloque no alvéolo

as moedas de Latão-Níquel, por exemplo as de 1 escudo da república, tenho muitas e já limpei muitas igualmente, também pode usar sumo de limão mas por periodos maios curtos 2-3 minutos, o ácido do limão actua mais rapidamente no latão-níquel depois o procedimento a seguir é o mesmo descrito acima...

Conselho, nunca use vinagre...

Saudações numismáticas

dcordeiro
Moderador
Mensagens: 829
Registado: sábado mar 26, 2011 3:41 pm
Localização: Parede

Re: SOBRE A LIMPEZA DAS PEÇAS.

Mensagem por dcordeiro » segunda jul 15, 2013 3:28 pm

frmar2009 Escreveu: Conselho, nunca use vinagre...
E NUNCA use Limão!!!! Até porque a acidez do limão não é a mesma de fruto para fruto e os resultados têm uma elevadissima probabilidade de serem desastrosos aos olhos dos numismatas. Moedas rosas e afins...

Querem "conservar" moedas usem acetona pura!!! E de uma vez por todas "Não há produtos milagrosos que devolvem decadas de vida às moedas!".
David Cordeiro
OCD Constante: Ludovicus I
OCD mais recente: **** Tópico Geral - Império Germânico (1871-1918) ****

frmar2009
Reinado D.Luís
Mensagens: 183
Registado: terça mar 15, 2011 3:09 pm
Localização: Almada

Re: SOBRE A LIMPEZA DAS PEÇAS.

Mensagem por frmar2009 » quarta jul 17, 2013 8:57 am

Cada cabêça a sua opinião, em democracia é assim mesmo...

Relativamente a este amigo que aconselha a usar acetona pura, a acetona é um desengordurante orgânico, boa para tirar porcaria orgânica, gorduras, agarradas às moedas, mas só serve para isso...

o sumo de limão foi o melhor que apliquei até hoje para limpeza de algumas das minhas moedas de Prata, Cupro-Níquil e Latão-Níquel, com resultados excelentes. Posso dizer que passados anos as moedas estão impecáveis... e vou continuar a utilizar o sumo de limão...

Avatar do Utilizador
carlos47
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4412
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Localização: olhão
Contacto:

Re: SOBRE A LIMPEZA DAS PEÇAS.

Mensagem por carlos47 » quarta jul 17, 2013 9:10 am

sumo de limão e vinagre são ácidos retiram o brilho da prata e niquel
em casos em que a acetona ou detergentes não sejam suficientes
o amoníaco é preferivel

frmar2009
Reinado D.Luís
Mensagens: 183
Registado: terça mar 15, 2011 3:09 pm
Localização: Almada

Re: SOBRE A LIMPEZA DAS PEÇAS.

Mensagem por frmar2009 » quarta jul 17, 2013 2:43 pm

não é verdade que o sumo de limão retira o brilho às moedas de prata, ou Cupro-Níquel... tenho dezenas de moedas limpas há 4 5 6 7 8 anos absolutamente impecáveis...

e as minhas vão continuar a ser limpas com sumo de limão sem qualquer problema...

o amoníaco é um solvente inorgânico e não vejo qualquer vantagem no amoníaco, talvez no cobre ou no bronze... ou no Ouro...

quando vamos à praia, e ficamos 4 h expostos ao sol directamente é trabalhar para uma quimadura severa...

se ficarmos meia hora e no dia segunte mais meia hora e no outro dia mais meia hora e depois observar os resultados obtidos e fazer a coisa sempre na medida em que se pretende...

no que toca a limpezas de moedas, tranquilo e sempre sem pressas observando os resultados obtidos...

vinagre nunca uso

Avatar do Utilizador
carlos47
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4412
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Localização: olhão
Contacto:

Re: SOBRE A LIMPEZA DAS PEÇAS.

Mensagem por carlos47 » quarta jul 17, 2013 3:58 pm

pensava que toda a gente soubesse que o amoníaco é um dos melhores desoxidantes para a prata , que só houvesse duvida na segurança da utilização
pelos vistos não

amoníaco para moedas de cobre e bronze? ha...enfim

frmar2009
Reinado D.Luís
Mensagens: 183
Registado: terça mar 15, 2011 3:09 pm
Localização: Almada

Re: SOBRE A LIMPEZA DAS PEÇAS.

Mensagem por frmar2009 » quarta jul 17, 2013 6:03 pm

...........................................................................................................
Última edição por frmar2009 em quinta jul 18, 2013 8:22 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
carlos47
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4412
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Localização: olhão
Contacto:

Re: SOBRE A LIMPEZA DAS PEÇAS.

Mensagem por carlos47 » quarta jul 17, 2013 6:19 pm

:erofl: :erofl:mesmo comico

não entendo que se comente num tópico sem se ter dado a pena de o ler ,
pois lamento não ter sido eu a descobrir a eficácia do amoniaco creio que aqui todos a devem conhecer menos os engenheiros , a minha avó já conhecia , o sumo de limão também, com mel é bom para a tosse dizia ela e o vinagre para a salada
como engenheiro devia conhecer produtos melhores que o amoníaco ,eu conheço mas não estão disponíveis no mercado
acido tira o brilho.e amoníaco diluído não tem rival nos produtos facilmente acessíveis

já agora porquê sumo de limão? que componente possui o limão que não se encontre no mercado em estado puro ? assim podia fazer a concentração que mais se adequasse em vez de ter que escolher limão maduro ou limão verde ou assim assim

Responder

Voltar para “Estados de Conservação”