Cinquinho-duvidas

josealberto
Escudinho da II República
Mensagens: 5
Registado: sexta jan 25, 2019 2:43 pm

Cinquinho-duvidas

Mensagem por josealberto » sexta jan 25, 2019 3:05 pm

Boa tarde, sendo este o meu 2º post(o primeiro foi a apresentação), resolvi registar-me porque durante a minha pesquisa sobre algumas moedas da monarquia deparei-me com o cinquinho.
Vi que existe o cinquinho de D.João II, D.Manuel I, e D.João III.

Na minha pesquisa na internet, neste forum, noutro forum de numismatica, e na numisma cheguei à conclusão que as que mais se vêm são as de D.Manuel I, e as de D. João III com o Y.

Os de D.João II poucos encontrei... e marcam "rara":
http://www.numismatas.com/phpBB3/viewtopic.php?t=11769
https://www.museucasadamoeda.pt/collection/31
foram os unicos que encontrei...

Os de D.Manuel I são os que mais aparecem na numisma e nos forums e grande maioria com valores no catalago.

Os de D.João III os que têm I, desde 2002 vi zero na numisma, imagens na internet vi zero, e o único que vi foi neste fórum era falso. a moeda marca como "rara".
viewtopic.php?f=9&t=122347&p=871435&hil ... ho#p871435

Os de D.João III que têm Y, apareceram vários na numisma. e marcam "rara"
no leilão 94 saiu a 1200, ou por exemplo no leilão 103 apareceram 2 a 250€ e só um é que foi vendido.
Sendo uma moeda tão rara é normal aparecerem a preço de saldo e um deles nem ser vendido?

Gostava de saber a opinião da comunidade em relação a este assunto, e quais seriam os preços reais e o grau de raridade para cada tipo.

Os cinquinhos são moedas só por si só dificil de aparecerem, mas como é possivel uma moeda que marca rara e alguns tipos aparecem,e outros nem uma foto se encontra.... serão apenas raros? muito raros? peças quase unicas?



josealberto
Escudinho da II República
Mensagens: 5
Registado: sexta jan 25, 2019 2:43 pm

Re: Cinquinho-duvidas

Mensagem por josealberto » sábado jan 26, 2019 9:39 am

Nenhuma opinião?

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Cinquinho-duvidas

Mensagem por euoutravez » sábado jan 26, 2019 11:36 am

Em relacão ao leilão 103 não se podem tirar muitas conclusões, pois foi ainda num período de relativa crise e foram à praca dezenas e dezenas de moedas raras. Muitas sairam a precos de saldo porque a quantidade e a qualidade das moedas foram realmente muito grandes. Provavelmente foi o melhor leilão de moeda batida feito em Portugal nos últimos tempos. Não existiriam compradores/dinheiro suficientes para adquirir tudo de uma vez.. Hoje em dia é muito difícil adquirir moedas aos precos a que saíram neste leilão. As moedas eram tantas que exemplares que ilustram o AG sairam no meio de lotes sem sequer terem essa indicacão! :s Não que isso altere a moeda, mas sabemos que o mercado valoriza o facto..

Em relacão a raridade, concordo em absoluto que os de João II serão os mais raros e que os que aparecem mais são de D. Manuel. Além disso parece-me que as existências de João III serão mais ou menos similares do que aos tipos diz respeito sendo que poucos existirão de cada tipo. Ou seja moeda escassa em que cada tipo se aproximará de rara. Em relacão a D. Manuel já não é assim, pois duas ou três referências representam 90% das existências enquanto outras são também raras.

Hoje em dia colocaria os precos dos de D. Manuel entre os 200 e os 350 euros, enquanto os de d. João III se compram à volta dos 700, talvez mesmo por menos..

josealberto
Escudinho da II República
Mensagens: 5
Registado: sexta jan 25, 2019 2:43 pm

Re: Cinquinho-duvidas

Mensagem por josealberto » sábado jan 26, 2019 11:44 am

Um de D.João II valeria quanto?

os de D.João III, existe com o I e com o Y. os do I não se encontra nenhum na internet alem da referencia do A.G. acha que vale tanto um com o I como um com o Y? obrigado

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Cinquinho-duvidas

Mensagem por euoutravez » sábado jan 26, 2019 12:09 pm

O valor das moedas é muito relativo e depende de imensas variantes. Por isso respondendo à sua pergunta não sei.
Se estamos a falar de raridade eu acho que são todas raras porque os de Y divididos por grupos (são bem diferentes) são também raros. Talvez os de I um pouco mais.. É análise que não fiz.. Alguns de D. Manuel serão talvez ainda mais raros..

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11029
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Cinquinho-duvidas

Mensagem por fernanrei » sábado jan 26, 2019 12:40 pm

Falar do Cinquinho e do seu valor não é fácil, em parte pela raridade de alguns exemplares e também pelos vários estados de conservação apresentados. Tanto os mais vulgares como os mais escassos raramente aparecem com boa conservação, e o valor nem sempre corresponde ao expectável, ou por força das circunstâncias de mercado e da consequente procura, ou por inflação do preço por parte do proprietário. Para piorar, não existem muitos dados relativamente aos valores de venda, para que se possa criar um valor de referência. O exemplar de D. João II (IONS) para uns é o mais raro, mas para outros é o exemplar Híbrido de D. João III (.I. EMANVEL/IOHANES) que quando aparecem à venda, atingem valores obscenos e apenas acessíveis a alguma carteiras mais abastadas, normalmente representantes de instituições. Em D.Manuel Também há um híbrido (M IOHANES:II/EMANVEL), mas apesar de escasso, aparece mais vezes que os anteriores casos. Agora entrando no campo dos menos escassos, o valores mais altos estão associados aos exemplares de D.Manuel I ( M/.M./.M. L) onde os valores de referência são aproximados, e depois vamos para os de D. João III que podem ser considerados os mais comuns dentro da escassez (.I./Y/YL). Peço desculpa por não apresentar os valores de referência do mercado actual, mas como deve compreender, é uma informação que não possuo, e duvido que alguém a tenha. Agora para terminar, muita atenção aos exemplares que por aí andam, há falsos muito difíceis de identificar. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

josealberto
Escudinho da II República
Mensagens: 5
Registado: sexta jan 25, 2019 2:43 pm

Re: Cinquinho-duvidas

Mensagem por josealberto » sábado jan 26, 2019 5:19 pm

Obrigado pelas respostas e explicações. ainda assim não compreendo como o .I./Y/YL, são os mais comuns dentro da escassez mas não encontro fotos de nenhum com o .I., e na numisma desde 2002 não vi lá nenhum.

E sendo que há falsos muito difíceis de identificar, caso a moeda esteja certificada ainda ha a possibilidade de ser falsa? ou é 100% verdadeira?

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Cinquinho-duvidas

Mensagem por euoutravez » sábado jan 26, 2019 6:19 pm

josealberto Escreveu:Obrigado pelas respostas e explicações. ainda assim não compreendo como o .I./Y/YL, são os mais comuns dentro da escassez mas não encontro fotos de nenhum com o .I., e na numisma desde 2002 não vi lá nenhum.

E sendo que há falsos muito difíceis de identificar, caso a moeda esteja certificada ainda ha a possibilidade de ser falsa? ou é 100% verdadeira?
Não são os mais comuns. São todas raras.. O I ainda mais..

Sim. Eles pouco percebem de moeda batida portuguesa..

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Cinquinho-duvidas

Mensagem por euoutravez » sábado jan 26, 2019 6:22 pm

Mesmo os de Manuel, olhando para eles como um todo são moedas escassas. Eu conheço cerca de 30.

De João III conheço cerca de 12 a 15.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11029
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Cinquinho-duvidas

Mensagem por fernanrei » sábado jan 26, 2019 6:54 pm

josealberto Escreveu:Obrigado pelas respostas e explicações. ainda assim não compreendo como o .I./Y/YL, são os mais comuns dentro da escassez mas não encontro fotos de nenhum com o .I., e na numisma desde 2002 não vi lá nenhum.

E sendo que há falsos muito difíceis de identificar, caso a moeda esteja certificada ainda ha a possibilidade de ser falsa? ou é 100% verdadeira?
Eu costumo confiar nas moedas certificadas e até ao momento ainda não tive surpresas negativas, mas todos se enganam, incluindo a entidades que certificam. Lá por não ver uma moeda na net e nas leiloeiras não quer dizer que seja rara, pode simplesmente ser escassa, muito ou pouco. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “2ª Dinastia”