D. Fernando I - Ajuda

PSIMOES
Reinado D.Sancho II
Mensagens: 1968
Registado: sábado abr 16, 2005 10:44 pm

D. Fernando I - Ajuda

Mensagem por PSIMOES » domingo jul 02, 2017 12:38 am

Penso que foi desta que consegui umas moedas difíceis de encontrar... e já agora podem ajudar na identificação?

1ª Dinheiro
Peso: 1,2 Grs
Diam: 15 mm


http://img.photobucket.com/albums/v723/ ... emn86m.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v723/ ... 3ztfsj.jpg

ImagemImagem

2ª Tornês Atípico - TUI
Peso: 1,6 Grs
Diam: 19 mm


http://img.photobucket.com/albums/v723/ ... x3iemx.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v723/ ... 51rxrp.jpg

ImagemImagem
Última edição por PSIMOES em terça set 26, 2017 9:20 pm, editado 5 vezes no total.


Pedro Simões

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: D. Fernando I - Ajuda

Mensagem por euoutravez » domingo jul 02, 2017 8:46 am

Não consigo ver as imagens..

Avatar do Utilizador
palves
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2259
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: D. Fernando I - Ajuda

Mensagem por palves » domingo jul 02, 2017 8:55 am

euoutravez Escreveu:Não consigo ver as imagens..
x2

PSIMOES
Reinado D.Sancho II
Mensagens: 1968
Registado: sábado abr 16, 2005 10:44 pm

Re: D. Fernando I - Ajuda

Mensagem por PSIMOES » domingo jul 02, 2017 11:16 am

Já estão
Pedro Simões

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: D. Fernando I - Ajuda

Mensagem por euoutravez » domingo jul 02, 2017 12:09 pm

O primeiro é realmente um dinheiro de D. Fernando com reverso de arruela sobre o escudete central. É a referência mais comum
+ F: REX: PORTVGA(...) / AL GA RB II

A segunda é um meio tornês atípico. Pela tipologia eu atribuí-lo-ia a Lisboa.
É a primeira que vejo e está bem bonita.
O anverso (lado com a cruz se seguirmos a orientação normal que os escudetes correspondem ao reverso) deve ser rodado 90 graus para a direita.

+ FERNANDVS * REX * PORT / SI DOMINVS * MI (...)

Parabéns :)

PSIMOES
Reinado D.Sancho II
Mensagens: 1968
Registado: sábado abr 16, 2005 10:44 pm

Re: D. Fernando I - Ajuda

Mensagem por PSIMOES » domingo jul 02, 2017 4:13 pm

euoutravez Escreveu: ...Pela tipologia eu atribuí-lo-ia a Lisboa.
É a primeira que vejo e está bem bonita.
O anverso (lado com a cruz se seguirmos a orientação normal que os escudetes correspondem ao reverso) deve ser rodado 90 graus para a direita.

+ FERNANDVS * REX * PORT / SI DOMINVS * MI (...)

Parabéns :)
Pela bordadura dos escudetes inclino-me mais para TUI e não Lisboa, isto seguindo o AG.
Pedro Simões

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: D. Fernando I - Ajuda

Mensagem por euoutravez » domingo jul 02, 2017 5:05 pm

PSIMOES Escreveu:Pela bordadura dos escudetes inclino-me mais para TUI e não Lisboa, isto seguindo o AG.
No meu AG não vem nenhum tornês atípico cunhado em TUI.. Não sei.. Atípico no AG costuma significar não estudado.. Há muito que deixei de seguir o AG nestas coisas. É preferível avaliar estilos e ter as próprias ideias, aliás os meios torneses mereciam um estudo mais profundo. Saiu recentemente um estudo de Rui Centeno sobre os da Corunha, pode ser que seja o início desse trabalho..
Analisando a moeda não tem nada a ver com as outras cunhagens espanholas e custa-me a crer que alguma moeda cunhada lá fora não tivesse letra monetária e um estilo diferente. Olhando para ela a primeira ideia é de que é um meio real de dez soldos de João I.. Na minha opinião foi cunhado em Lisboa, mas nunca analisei estes atípicos com a atenção necessária..

Mas já agora sabe quais são os argumentos para atribuir estas cunhagens a TUI?

PSIMOES
Reinado D.Sancho II
Mensagens: 1968
Registado: sábado abr 16, 2005 10:44 pm

Re: D. Fernando I - Ajuda

Mensagem por PSIMOES » domingo jul 02, 2017 8:08 pm

Junto fotos do AG, 6ª Edição de 2013, referentes ao 1/2 Tornês que me levou a dizer que foi cunhado em TUI vs Lisboa e classificaria 59.01 ou 59.03.

O que acha?


Imagem
Imagem
Pedro Simões

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: D. Fernando I - Ajuda

Mensagem por euoutravez » domingo jul 02, 2017 8:53 pm

Ok. Já percebi o TUI..

Na minha edição não está lá o TUI e dá a ideia que a moeda é de SAMORA. Ou seja ou foi gralha na edição que tenho ou apareceu um motivo qualquer para classifcar como TUI. De acordo com o AG a moeda será efectivamente de TUI.

Mas a questão é mais complexa que isso e o AG não é propriamente uma fonte credível no que à numária medieval diz respeito. Tentei dar uma vista de olhos rápida no Gomes Marques, mas não dei com nada que acrescentasse à questão.
Indo a estas referências e sem acrescentar muito ao que já disse, das 3 variantes dá a ideia que uma não tem letra e as outras terão, coisa que não acontece, pelo menos nos exemplares que consegui reunir sendo diferentes entre si nenhum tem letra monetária. Também existem mais variantes de cunho que as catalogadas, pois um dos exemplares não tem elemento algum nas epiclóides. Penso que as referências das outras moedas de TUI apresentam sempre letra monetária. A moeda em nada aponta para que tenha sido cunhada em espanha e tem semelhanças imensas com as moedas de Lisboa, quer de D. Fernando, quer de D. João I.

Resumindo, ainda que os argumentos sejam escassos, mantenho pois a minha opinião, baseado puramente na análise tipológica, de que esta moeda terá sido cunhada em Lisboa. Não consigo perceber a atribuição a TUI, mas se calhar há argumentos válidos que me estão a escapar.. Não sei..
Como disse antes pode ser que os da Corunha tenham sido apenas o início do estudo... Vamos esperar por mais opiniões

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: D. Fernando I - Ajuda

Mensagem por numisiuris » segunda jul 03, 2017 3:59 am

Perdi um pouco de tempo com a moeda. Apresenta sinal oculto no segundo quadrante. No ag 1996 já vinha classificado este meio tornês como sendo de Tui. Gomes Marques, de facto, só fala em emissões de Lisboa, Miranda, Corunha e Samora. Este é tramado, porque não tem escudo (que é por onde se costumam distinguir), mas escudetes dentro de arcos tetra-lobados. A cruz termina com concavidades no extremo do braços. A moeda de Lisboa que vem no AG 2013 não as tem, mas a que vinha no de 98, tinha-as. O "V" é característico, mais alongado que o habitual. O "S" também é característico. É a letra que me chama mais a atenção, por ser fechada e ter serifas bastantes grandes. Depois aparenta ter rosetas, com âmago ponteado, a fazer de separadores. Nisto é diferente da que vem no AG., que tem dois pontos. Estes pormenores característicos acontecem nas emissões de torneses e meios torneses de Samora. Daí a classificação de Gomes Marques, parece-me. As barbudas de Tui apresentam estas rosetas, este V e S's, que atiram para estes. As de Samora são separadas por dois pontos. De Lisboa parece-me que não é, pela letra. O estilo parece-me diferente, embora também haja alguns torneses e meios torneses de Lisboa com rosetas. Será, na minha opinião, batida em Espanha. Se de Samora ou de Tui, isso já não sei. O próprio Gomes Marques, nas atribuições, expressa uma série de dúvidas. A atribuição aqui é só feita por estilo, com os senãos que lhe conhecemos...
Enfim, uma grande e rara moeda, ainda para mais num ec muito bom para o tipo em causa. Parabéns! :)

Responder

Voltar para “D. Fernando I”