Grave (14 dinheiros) - catawiki

GuilhermePS
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 75
Registado: sábado jul 11, 2020 6:57 pm

Re: Grave (14 dinheiros) - catawiki

Mensagem por GuilhermePS » sexta dez 18, 2020 11:01 pm

Marco Ramos Escreveu:
quinta dez 17, 2020 1:47 pm
GuilhermePS Escreveu:
sexta jul 31, 2020 6:15 pm
Boa tarde!

Deparei-me agora com esta moeda em leilão na catawiki e pasmei-me com a falta de licitações. Como sou um mero novato no mundo da numismática aproveito para vir ao poço de sabedoria que é este fórum perguntar se a moeda apresenta algum problema e, em caso afirmativo, como o identificar. Planeio aventurar-me na cunhagem manual, mas antes há que reunir o conhecimento necessário para tal. Conto com este fórum para me ir instruindo nos diversos aspetos que rodeiam este tipo de moedas. :green:

https://www.catawiki.pt/l/39420757-port ... lto-bolhao
Para mim é óbvio... essa moeda não vale o valor de reserva que devia ter. Quem estava a licitar inicialmente deve ter percebido que o preço de reserva era demasiado alto e ficou sem interesse na moeda. Eu por exemplo 95% das vezes que vou ao catawiki nem olho para os leilões com reserva, maior parte dos valores de reserva são valores inflacionados do que realmente é o valor de mercado duma peça. Já vi gente inocente ou até algo parva a pagar 160 € por uma moeda que comprei duas ou 3 semanas antes em melhor estado por 40€. No fim quem está atento arranjo bons negócios, já quem vai lá fazer compras tipo continente e o preço não importa muito, o valor que pedem é irrelevante.

Na minha opinião o senhor Guilherme devia fazer 2 coisas antes de se aventurar em compras de cunhagem manual :
1º Definir um plano da sua colecção nem que seja algo rudimentar... Por exemplo, se quiser uma moeda de cada, andar a comprar repetidas será algo insensato e dispendioso.
2º Adquirir catálogos destes reinados, começando pelo geral que é o Alberto Gomes e depois para mais específicos de certos reinados como o do Iúri Fernandes de D.João I.
3º Definir valores máximos a cada leilão do seu interesse, porque compras sem pensamento prévio só lhe fazem mal à carteira.

Talvez tenha sido isso, de facto!
Neste momento possuo ainda muito poucos exemplos de cunhagem manual na minha coleção. É um gosto recente e pretendo adquirir conhecimento antes das moedas. Pensei em arranjar uma de cada reinado, pelo menos inicialmente. Quanto ao segundo ponto, tenho o catálogo Alberto Gomes e mais nenhum. Procurarei alguns desses mais específicos!
Obrigado pelas sugestões!


Cumprimentos,

Guilherme P.S.

Avatar do Utilizador
MoedaJanota
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 70
Registado: segunda dez 07, 2020 12:38 am

Re: Grave (14 dinheiros) - catawiki

Mensagem por MoedaJanota » sábado dez 19, 2020 4:18 pm

Muito obrigado pela ajuda amigo Monge!
Vou estando atento aos leilões que vão aparecendo por lá.
Tenho aqui um Real de D.Sebastião repetido (está bastante acabada) vou a pôr lá a leilão para ver como corre. Neste caso ainda devo ficar a perder :) contando com a comissão deles e com os custos de envio dos CTT.
Vou experimentar a ver como corre!

Forte abraço.

Saudações cordiais.
Ex nihilo nihil fit

Marco Ramos
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 94
Registado: quinta abr 25, 2019 11:52 am

Re: Grave (14 dinheiros) - catawiki

Mensagem por Marco Ramos » domingo dez 20, 2020 12:26 pm

Você recebe a sua parte, os custos do correio + comissão para a catawiki é o comprador que paga a mai

Avatar do Utilizador
MoedaJanota
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 70
Registado: segunda dez 07, 2020 12:38 am

Re: Grave (14 dinheiros) - catawiki

Mensagem por MoedaJanota » segunda dez 21, 2020 8:00 pm

Muito obrigado Sr. Marco Ramos, quando comecei a fazer a inscrição fiquei um pouco reticente, pedem muita informação quanto aos dados pessoais. Vou experimentar. Obrigado!

Saudações cordiais.
Ex nihilo nihil fit

Responder

Voltar para “D. Fernando I”