O real do Porto de João de Gante - Uma das mais raras e importantes moedas da história de Portugal vai a leilão

Bloqueado
Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

O real do Porto de João de Gante - Uma das mais raras e importantes moedas da história de Portugal vai a leilão

Mensagem por numisiuris » quarta mar 04, 2020 9:45 am

Este é o segundo exemplar que conheço (no catálogo são mencionados "dois ou três") de uma das moedas mais raras e interessantes da história portuguesa. O real do Duque de Lencastre, com a epigrafia usada nas oficinas portuenses e que pode ter tido o cunho aberto por Pelegrin del Sur, moedeiro de Carlos de Navarra. Com efeito, existe documentação coeva que atesta a contratação de Pelegrin pelo Duque. Tendo desembarcado na Galiza em 1386, João de Gante vem ao Porto, onde provavelmente bateu estas moedas entre finais de 1386 e o casamento real de Fevereiro de 1387. A peça, apesar de ter um pouco de desgaste, é autêntica e já foi publicada. Tem um preço base de €8.000,00 e uma estimativa de €20.000,00. É uma pena que o Museu do Dinheiro só compre moedas "de outros lotes". Porque este tesouro merecia o resgate pelo estado português, que ainda não tem nas suas colecções qualquer exemplar, quer do real, quer do meio real que financiaram o pagamento das tropas inglesas na invasão conjunta de 87. Ocorre-me que talvez os "atípicos" IHNS-PO, com cunhos abertos pelas mesmas mãos e cronologia idêntica, tenham sido as emissões especiais para pagar o soldo das tropas portuguesas, que também participaram na invasão.

Link do leilão: https://www.sixbid.com/en/cayon-subasta ... rrency=EUR
Imagem



euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: O real do Porto de João de Gante - Uma das mais raras e importantes moedas da história de Portugal vai a leilão

Mensagem por euoutravez » quarta mar 04, 2020 11:25 am

É realmente uma moeda muito interessante :)
Destes tenho conhecimento de três exemplares, sendo que o meio real penso que seja único.

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: O real do Porto de João de Gante - Uma das mais raras e importantes moedas da história de Portugal vai a leilão

Mensagem por euoutravez » quarta mar 04, 2020 2:15 pm

Assim ficam todos juntos para o caso de alguém ter interesse em estudá-los melhor :)

Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: O real do Porto de João de Gante - Uma das mais raras e importantes moedas da história de Portugal vai a leilão

Mensagem por numisiuris » quarta mar 04, 2020 6:00 pm

Essa última não a conhecia. É curioso que essa, no reverso, tem a legenda "petrvs". Ou seja, o ioanis lencastris reclama nessa moeda a soberania de castela, mas em nome de Pedro o Cruel. Interessantíssimo! Mas essa moeda parece ter letra monetária. Qual é na tua opinião?

No catálogo da leiloeira fala-se em moedas batidas por joão de gante no porto, com a letra P. Que moedas são essas?

Finalmente, o catálogo atribui as emissoes à Corunha. Não sei se seguem o Pio Béltran. Mas não concordo com essa atribuição.

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: O real do Porto de João de Gante - Uma das mais raras e importantes moedas da história de Portugal vai a leilão

Mensagem por numisiuris » quarta mar 04, 2020 6:02 pm

Aliás, o reverso parece não bater certo com o anverso em termos de formato da orla...

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: O real do Porto de João de Gante - Uma das mais raras e importantes moedas da história de Portugal vai a leilão

Mensagem por euoutravez » quarta mar 04, 2020 7:11 pm

As moedas batidas com a letra P são os meios reais, aliás na foto é visível o P no reverso.

No que toca à outra moeda, deve ter sido erro porque esse é um reverso de um real de Pedro batido em Burgos e na legenda dessa foto vem a legenda normal dessas moedas.

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: O real do Porto de João de Gante - Uma das mais raras e importantes moedas da história de Portugal vai a leilão

Mensagem por numisiuris » quarta mar 04, 2020 8:48 pm

Ahh, falta o reverso então. Portanto, se os meios reais são P e têm a mesma e

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: O real do Porto de João de Gante - Uma das mais raras e importantes moedas da história de Portugal vai a leilão

Mensagem por numisiuris » quarta mar 04, 2020 8:50 pm

(Continuando)se os meios reais são p e têm a mesma epigrafia e estilo dos reais, que conclusoes se podem tirar? ;)

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: O real do Porto de João de Gante - Uma das mais raras e importantes moedas da história de Portugal vai a leilão

Mensagem por euoutravez » quarta mar 04, 2020 10:35 pm

Que as moedas foram abertas no Porto parece não deixar muitas dúvidas. Tudo encaixa :)

Aquilo que eu não sei é se foram abertas por Pelegrin del Sur. O estilo das moedas de Navarra que eu conheço é muito diferente destas, mas o reinado de Carlos foi longo e posso estar a comparar com períodos e abridores diferentes. Se bem me lembro do que li também é possível que ele tenha aberto moedas para Juan de Gante num período anterior a este, mas já não me lembro bem do trabalho do Pio Beltran.

Os torneses de busto não foram certamente abertos pela mesma pessoa, mas penso serem de final de reinado, pós 1483.. Uma comparação com as coroas, os florins, os carlins e os dobles responderá certamente à questão. Este artigo parece ser um bom início para resolver a questão

http://www.culturanavarra.es/uploads/fi ... ibanez.pdf

Resumindo que foram no Porto parece-me certo, para confirmar que foi o Pelegrin seria necessário comparar com as moedas de Navarra do período em que há documentação que comprove que ele lá estava.

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: O real do Porto de João de Gante - Uma das mais raras e importantes moedas da história de Portugal vai a leilão

Mensagem por numisiuris » quinta mar 05, 2020 1:58 am

euoutravez Escreveu:
quarta mar 04, 2020 10:35 pm
Que as moedas foram abertas no Porto parece não deixar muitas dúvidas. Tudo encaixa :)

Aquilo que eu não sei é se foram abertas por Pelegrin del Sur. O estilo das moedas de Navarra que eu conheço é muito diferente destas, mas o reinado de Carlos foi longo e posso estar a comparar com períodos e abridores diferentes. Se bem me lembro do que li também é possível que ele tenha aberto moedas para Juan de Gante num período anterior a este, mas já não me lembro bem do trabalho do Pio Beltran.

Os torneses de busto não foram certamente abertos pela mesma pessoa, mas penso serem de final de reinado, pós 1483.. Uma comparação com as coroas, os florins, os carlins e os dobles responderá certamente à questão. Este artigo parece ser um bom início para resolver a questão

http://www.culturanavarra.es/uploads/fi ... ibanez.pdf

Resumindo que foram no Porto parece-me certo, para confirmar que foi o Pelegrin seria necessário comparar com as moedas de Navarra do período em que há documentação que comprove que ele lá estava.
Exacto. Foi o que referi no livro. A mim interessava-me apenas associá-las ao abridor que esteve no Porto entre 86 e 91. Que talvez também tenha batido os reais de Dª Beatriz. Esta moeda, apesar de não ter o busto gótico que sempre torna as peças mais apelativas, é muito mais rara que os reais de Dª Beatriz. É mais uma das moedas da guerra dos cem anos batida na península ibérica. Que compõe o mosaico dos acontecimentos e os regista na história monetária. Até salivo só de olhar para ela! :D

Bloqueado

Voltar para “D. João I”