Real Branco - Será possível catalogar?

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Real Branco - Será possível catalogar?

Mensagem por fernanrei » quarta fev 24, 2021 2:42 pm

fernanrei Escreveu:
terça fev 23, 2021 4:15 pm
jcunha Escreveu:
sábado fev 20, 2021 4:11 pm
contínuo a reorganização do meu ajuntamento. Vi agora que tenho alguns exemplares de João I por catalogar.

Não sei se é possível a catalogação pelo AG de numismas tão gastos mas não custa perguntar:

Real Branco.jpg

Peso: 1.88g

Módulo: 25,3 mm

Agradeço antecipadamente todos os comentários.
Logo que me seja possível, dentro das limitações impostas pelo meu trabalho, tentarei dar a minha opinião relativamente à peça que apresenta. Está bonita, é um facto, mas os pormenores identificativos estão um pouco escondidos, o que poderá complicar um pouco a coisa. :thumbs:
Fazendo uso da minha criatividade, mas também da observação de aspectos pertinentes, nomeadamente o facto da letra monetária estar mais perto do monograma, eu aposto que é um exemplar de Lisboa sem sinal oculto, AG 2007 52.02. É apenas a minha opinião, não a julguem como sendo uma catalogação técnica de rigor científico, nada disso, é pouco mais que um arrufo imaginário que foi confrontado com a visualização de umas dezenas de exemplares dessa natureza. :beer:


"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Real Branco - Será possível catalogar?

Mensagem por fernanrei » quarta fev 24, 2021 2:52 pm

jcunha Escreveu:
terça fev 23, 2021 10:01 pm
gil costa Escreveu:
terça fev 23, 2021 9:35 pm
Muito bonita.

__

(a fotografia está tremida e desfocada ?!!! :-)

Acho que não. É mesmo a moeda que está fraquinha. Mas posso tentar novamente porque realmente com a imagem maximizada dá essa sensação.
A moeda até que nem está nada mal. É claro que tem muito lixo agarrado, mas por baixo disso tudo devem estar excelentes relevos. Mas tenha muito cuidado ao mexer, o que apenas se justifica se for mesmo terra o que está agarrado. :thumbs:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
jcunha
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3997
Registado: domingo set 04, 2005 11:00 pm
Localização: S. Paio de Oleiros - Feira

Re: Real Branco - Será possível catalogar?

Mensagem por jcunha » quarta fev 24, 2021 5:45 pm

fernanrei Escreveu:
quarta fev 24, 2021 2:52 pm
jcunha Escreveu:
terça fev 23, 2021 10:01 pm
gil costa Escreveu:
terça fev 23, 2021 9:35 pm
Muito bonita.

__

(a fotografia está tremida e desfocada ?!!! :-)

Acho que não. É mesmo a moeda que está fraquinha. Mas posso tentar novamente porque realmente com a imagem maximizada dá essa sensação.
A moeda até que nem está nada mal. É claro que tem muito lixo agarrado, mas por baixo disso tudo devem estar excelentes relevos. Mas tenha muito cuidado ao mexer, o que apenas se justifica se for mesmo terra o que está agarrado. :thumbs:
Eu até mexia se soubesse como. Como não sei não mexo. Mas aceito conselhos. :biglaugh: Se fosse sua como faria para desincrustar?
Os meus leilões no Mega:

https://megaleiloes.pt/JCunha/loja

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Real Branco - Será possível catalogar?

Mensagem por fernanrei » quarta fev 24, 2021 7:56 pm

jcunha Escreveu:
quarta fev 24, 2021 5:45 pm
fernanrei Escreveu:
quarta fev 24, 2021 2:52 pm
jcunha Escreveu:
terça fev 23, 2021 10:01 pm



Acho que não. É mesmo a moeda que está fraquinha. Mas posso tentar novamente porque realmente com a imagem maximizada dá essa sensação.
A moeda até que nem está nada mal. É claro que tem muito lixo agarrado, mas por baixo disso tudo devem estar excelentes relevos. Mas tenha muito cuidado ao mexer, o que apenas se justifica se for mesmo terra o que está agarrado. :thumbs:
Eu até mexia se soubesse como. Como não sei não mexo. Mas aceito conselhos. :biglaugh: Se fosse sua como faria para desincrustar?
Veja aqui este tópico http://www.forum-numismatica.com/viewto ... 11&t=16893 :thumbs:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
jcunha
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3997
Registado: domingo set 04, 2005 11:00 pm
Localização: S. Paio de Oleiros - Feira

Re: Real Branco - Será possível catalogar?

Mensagem por jcunha » quarta fev 24, 2021 8:25 pm

fernanrei Escreveu:
quarta fev 24, 2021 7:56 pm
jcunha Escreveu:
quarta fev 24, 2021 5:45 pm
fernanrei Escreveu:
quarta fev 24, 2021 2:52 pm


A moeda até que nem está nada mal. É claro que tem muito lixo agarrado, mas por baixo disso tudo devem estar excelentes relevos. Mas tenha muito cuidado ao mexer, o que apenas se justifica se for mesmo terra o que está agarrado. :thumbs:
Eu até mexia se soubesse como. Como não sei não mexo. Mas aceito conselhos. :biglaugh: Se fosse sua como faria para desincrustar?
Veja aqui este tópico http://www.forum-numismatica.com/viewto ... 11&t=16893 :thumbs:
Lembro-me desse tópico porque frequentava o fórum ativamente quando o Fabiano o escreveu. A teoria eu sei, nunca tive foi a vontade de experimentar na prática. Talvez o gasóleo em banho maria seja uma solução.
Os meus leilões no Mega:

https://megaleiloes.pt/JCunha/loja

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Real Branco - Será possível catalogar?

Mensagem por fernanrei » quinta fev 25, 2021 12:39 am

jcunha Escreveu:
quarta fev 24, 2021 8:25 pm
fernanrei Escreveu:
quarta fev 24, 2021 7:56 pm
jcunha Escreveu:
quarta fev 24, 2021 5:45 pm


Eu até mexia se soubesse como. Como não sei não mexo. Mas aceito conselhos. :biglaugh: Se fosse sua como faria para desincrustar?
Veja aqui este tópico http://www.forum-numismatica.com/viewto ... 11&t=16893 :thumbs:
Lembro-me desse tópico porque frequentava o fórum ativamente quando o Fabiano o escreveu. A teoria eu sei, nunca tive foi a vontade de experimentar na prática. Talvez o gasóleo em banho maria seja uma solução.
Muito honestamente, se calhar o melhor é manter assim. A moeda, apesar de não ser possível identificá-la com rigor, até está bonita e sabemos muito bem o que é. No entanto, é uma decisão sua. Eu mantinha tal como está, porque ás vezes basta meter um pouco de vaselina líquida neutra para realçar os relevos escondidos. :thumbs:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “D. João I”