Vintém de Évora

Avatar do Utilizador
NVMVS
Reinado D.José
Mensagens: 513
Registado: segunda out 29, 2018 1:38 pm

Re: Vintém de Évora

Mensagem por NVMVS » terça out 15, 2019 8:18 pm

Boa noite!
Tenho estado atento ao meios vinténs de Évora... No forúm numismatas existe uma lista de moedas falsificadas em que consta um destes vinténs com o E deitado.
Efetivamente, a ser falsificação é muito assustador porque é do melhor que já vi... Deixo aqui uma pequena recolha que fiz com 4 moedas do mesmo cunho de anverso e reverso (a de fundo verde é a imagem do forúm numismatas).
vinténs évora.jpg
A repetição de cunhos por si só não significa falsificação porque podemos estar na presença de uma moeda rara e essa repetição evidencia isso mesmo... A do Mmatos é do mesmo cunho e até penso que seja a moeda da direita em cima. Não sou nenhum expert, mas não consigo perceber sinais de alarme nas moedas em causa...
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


Cumprimentos
Diogo

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Vintém de Évora

Mensagem por fernanrei » terça out 15, 2019 9:54 pm

Mmatos Escreveu:
terça out 15, 2019 7:26 pm
fernanrei Escreveu:
terça out 15, 2019 5:52 pm
...
Este está muito melhor, e logo com um pormenor tão incomum, a letra monetária deitada. :thumbupleft:
É por ser de Évora... com o que calor que lá faz no Verão até as letras ficam deitadas... :erofl:
:erofl: :erofl: :erofl: :erofl: :erofl: :erofl: :erofl: :erofl: as letras e os moedeiros
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
Mmatos
Reinado D.Afonso V
Mensagens: 1215
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Localização: Lisboa/Caxias

Re: Vintém de Évora

Mensagem por Mmatos » terça out 15, 2019 11:23 pm

NVMVS Escreveu:
terça out 15, 2019 8:18 pm
...
A repetição de cunhos por si só não significa falsificação porque podemos estar na presença de uma moeda rara e essa repetição evidencia isso mesmo... A do Mmatos é do mesmo cunho e até penso que seja a moeda da direita em cima. Não sou nenhum expert, mas não consigo perceber sinais de alarme nas moedas em causa...
Aparentemente parecem-me todas do mesmo cunho e aquela da direita em cima é mesmo o meu exemplar. A serem falsificações, só se forem da época, pois o tipo de patinas, mazelas e desgastes diferenciados entre elas custa-me a crer ser possível fazê-los tão convincentemente. O próprio exemplar de que vem a foto no AG também é do mesmo cunho... será também falso ? Acho que temos de estar atentos, mas não se pode entrar numa paranóia de ver falsas em todo o lado sem existirem bases sólidas que o comprovem.

Avatar do Utilizador
NVMVS
Reinado D.José
Mensagens: 513
Registado: segunda out 29, 2018 1:38 pm

Re: Vintém de Évora

Mensagem por NVMVS » quarta out 16, 2019 8:48 am

Mmatos Escreveu:
terça out 15, 2019 11:23 pm
Aparentemente parecem-me todas do mesmo cunho e aquela da direita em cima é mesmo o meu exemplar. A serem falsificações, só se forem da época, pois o tipo de patinas, mazelas e desgastes diferenciados entre elas custa-me a crer ser possível fazê-los tão convincentemente. O próprio exemplar de que vem a foto no AG também é do mesmo cunho... será também falso ? Acho que temos de estar atentos, mas não se pode entrar numa paranóia de ver falsas em todo o lado sem existirem bases sólidas que o comprovem.
Concordo plenamente com o que disse... Só gostaria de saber a razão da moeda constar na lista. O meu comentário foi apenas com intuito informativo e não alarmista porque efetivamente não vejo sinais de alarme :beer:
Cumprimentos
Diogo

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Vintém de Évora

Mensagem por numisiuris » quarta out 16, 2019 12:39 pm

A moeda do ag já consta desde a edição de 96. Não vejo por que motivo estas moedas sejam falsificadas...

Numis
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1798
Registado: domingo mai 06, 2007 9:59 am
Localização: Lisboa

Re: Vintém de Évora

Mensagem por Numis » quarta out 16, 2019 2:50 pm

Mmatos Escreveu:
terça out 15, 2019 7:26 pm
fernanrei Escreveu:
terça out 15, 2019 5:52 pm
...
Este está muito melhor, e logo com um pormenor tão incomum, a letra monetária deitada. :thumbupleft:
É por ser de Évora... com o que calor que lá faz no Verão até as letras ficam deitadas... :erofl:
Devem ter sido batidas depois de uns copos :drink: Fora de brincadeiras duas excelentes moedas.
Sérgio Fonseca

Responder

Voltar para “D. João IV”