Visita à Casa da Moeda

Organização de jantares convívio, anúncio de feiras é tudo feito aqui
Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Mensagem por tm1950 » quarta jun 28, 2006 8:56 am

A ideia foi feliz e a visita teve imenso interesse.
Fomos recebidos e acompanhados de forma exemplar, pelo que só poderia ser um sucesso esta nossa deslocação à INCM. Os nossos cicerones não terão feito mais que o seu dever. Mas, seguramente, o que fizeram foi bem feito. A simpatia, a cordialidade, o rigor, a disponibilidade, a vontade de agradar foram notas salientes e estiveram presentes em toda a digressão.
De resto, foi com enorme curiosidade e interesse que assistimos às diversas etapas que conduzem à cunhagem de uma moeda. Desde o desenho transposto para o gesso, num queijo de 30 cm. A passagem deste para material resinoso, um suporte mais duro e adequado a entrar no pantógrafo. A redução para o tamanho natural aqui conseguida para se obter a matriz. A passagem ao positivo através do punção que vai permitir produzir os cunhos necessários à totalidade da cunhagem. O Balancé, que com uma pancada de 450 toneladas, transforma os bicos nos cunhos que vão finalmente permitir a cunhagem da moeda.
Todas as etapas foram vistas e assimiladas. Em cerca de três horas tivemos oportunidade de entrar num ambiente que diz muito a qualquer coleccionador de numismática.
Tive pena que não tivesse sido possível fazer uma pequena abordagem ao conjunto de magníficos equipamentos, que farão parte do museu da INCM, e que se encontram dispersos em locais nobres da casa. Talvez numa outra oportunidade.
À saída fomos obsequiados com uma singela lembrança e os colaboradores da Casa da Moeda disponibilizaram-se para uma fotografia final. Foi mais um toque de mestria e de saber estar.
A imagem que a INCM fez passar não podia ter sido melhor.
Deixo aqui o meu agradecimento aos intervenientes neste processo.


Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Avatar do Utilizador
NunoMarques
Reinado D.Henrique
Mensagens: 950
Registado: domingo jan 01, 2006 11:51 pm
Localização: Odivelas, Portugal
Contacto:

Mensagem por NunoMarques » quarta jun 28, 2006 9:41 am

Com muita pena minha não pude ir. :cry: mas também dou os meus parabéns a esta iniciativa, que espero se venha a repetir no futuro e que nessa altura eu possa ir. :biggthumpup:

Avatar do Utilizador
Zimpeto
Reinado D.Carlos
Mensagens: 145
Registado: domingo jan 15, 2006 1:41 pm
Localização: Maputo-Moçambique

Mensagem por Zimpeto » quarta jun 28, 2006 9:46 am

santosvitor Escreveu: 1 - PRegueiras
2 - António Esteves
3 - Ruifer – Rui Fernandes (ao fundo)
4 - Luxor – J.Fernandes
5 - Paraq – Avelino (á frente)
6 - Bravopato – David Sampaio
7 - Tm1950 – Celso
8 - José1931 – José Madeira
9 - Russinis – Bruno (á frente)
10 - JSoares ou Mmatos??
11 - Senhora que esteve presente no Salão Nobre (atrás de JSoares ou Mmatos)
12 - Santosvitor (Eu)
13 - Eng. I.N.C.M. (atrás de mim)
14 - Eng. I.N.C.M. (á minha frente)
15 - Eng. I.N.C.M.
16 - PSS – Paulo
17 - Eng. I.N.C.M.
18 - MiguelKosta – Miguel Costa
19 - JSoares ou Mmatos??
Prazer em conhecê-los :biggthumpup:

Carlos Pinto
Carlos Pinto

Avatar do Utilizador
Paraq
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2516
Registado: terça jan 17, 2006 3:13 pm
Localização: Lisboa/Amadora
Contacto:

Mensagem por Paraq » quarta jun 28, 2006 9:57 am

Oh amigo Santos!!!??? Falta a moedinha de um cêntimo (nessa altura ainda imprevisível) que está no bolso onde tenho a mão!!! eheheheh

Um forte abraço,
Avelino Nascimento
"Que nunca por vencidos se conheçam"

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Mensagem por doliveirarod » quarta jun 28, 2006 3:51 pm

Aq estou baixar as fotos e lamentar 2 coisas:

-1ª não ter podido ir por obvias razões... :cry:
-2ª não terem permitido as fotos lá de dentro dos processos de cunhagem, bom, ao menos o Paraq pormenorizou bem as coisas...

É o fórum de vento em popa, dá gosto ver!
:biggthumpup:
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Avatar do Utilizador
Mmatos
Reinado D.Afonso V
Mensagens: 1215
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Localização: Lisboa/Caxias

Mensagem por Mmatos » quarta jun 28, 2006 3:57 pm

Queria aproveitar para agradecer ao amigo Paulo (PSS) pela oportunidade que nos deu de realizar um dos sonhos de qualquer coleccionador de moedas- esta visita a uma Casa da Moeda. Bem Haja
Amigo Vitor Santos , eu sou o último à direita na foto.

Imagem

Avatar do Utilizador
santosvitor
Reinado D.Pedro II
Mensagens: 625
Registado: sábado nov 06, 2004 12:52 am
Localização: E N T R O N C A M E N T O

Mensagem por santosvitor » quarta jun 28, 2006 4:18 pm

Só para dizer que já está feita a correcção, :hammer: e os Amigos Mmatos – Mário Matos e o JSoares – Jorge Soares estão já nos seus lugares!!!
Vitor M. C. Santos
NASCEMOS SEM PEDIR, E MORREMOS SEM QUERER!!
APROVEITE O INTERVALO!!!!

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Mensagem por doliveirarod » quarta jun 28, 2006 4:19 pm

Vamos ver se consigo ilustrar um pouco o relacto do Paraq:
A seguir começámos a visita ao atelier aonde são feitos as Matrizes, que consiste num molde em gesso de certas dimensões, feito pelo o escultor (imaginem uma moeda de euro do tamanho de um prato de loiça)
Imagem

Imagem
a seguir é feito numa máquina especial, chamada Pantógrafo que consiste a gravação da moeda, já no tamanho que irá sair, num bocado de aço macio especial, através da redução feita por essa máquina pelo o tal molde em resina, (o processo consiste mais ou menos como um gira discos antigo, a máquina è afinada a uma certa escala, conforme o tamanho pretendido da moeda,
Imagem
está a gravar por intermédio de uma freza o tal pedaço de aço, onde provem a Matriz que será em negativo. A Matriz è a seguir endurecida através de um processo de tempera do aço (endurecimento por aquecimento em vácuo e depois arrefecido rapidamente em Azoto).
A Matriz sendo uma peça única è necessário voltar quase ao inicio, então vem a elaboração do Punção, è feito através da Matriz (negativo) para outro pedaço de aço macio que é feito numa máquina que se chama Balancé (imaginem uma prensa enorme, com a capacidade de 450 toneladas) depois do Punção feito (em positivo) è também endurecido pelo mesmo processo da matriz e depois volta à tal máquina, o Balancé, aonde são feitos finalmente os cunhos (em negativo outra vez), a quantidade dos cunhos são feitos conforme a quantidade de moedas (daquela espécie) que irão ser feitas
Imagem

Imagem
Depois de desbastados, de maneira que se encaixem nas máquinas automáticas de cunhar, começa-se a cunhagem propriamente dita, que penso que toda a gente conhece o método.
Imagem


Será q o q viram era mais ou menos isso?
:biggthumpup:
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Avatar do Utilizador
Paraq
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2516
Registado: terça jan 17, 2006 3:13 pm
Localização: Lisboa/Amadora
Contacto:

Mensagem por Paraq » quarta jun 28, 2006 4:30 pm

È isso mesmo Fabiano, a gente tem uma brochura com fotos das máquinas e estou a pensar digitalizar e fazer o mesmo que tu, mas como está escrito nessa brochura, penso que aí será quase como lá tivessemos todos, bom, não me peçam que faça também a discrição do almoço, que a unica coisa que tenho ainda na memória é dois traseiros de duas princesas que me encheram logo a vista e daqueles sabores brasileiros que me encheram o estomago. :)

Posso fazer o que disse?
Avelino Nascimento
"Que nunca por vencidos se conheçam"

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Mensagem por doliveirarod » quarta jun 28, 2006 4:50 pm

Ora, vai em frente!
:biggthumpup:
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Responder

Voltar para “Eventos”