Apontamentos para o estudo da moeda visigótica

Avatar do Utilizador
António Carlos Diogo
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1730
Registado: sábado out 21, 2006 5:08 pm
Localização: Aveiro

Re: Apontamentos para o estudo da moeda visigótica

Mensagem por António Carlos Diogo » domingo mai 25, 2008 10:35 pm

Pelos vistos, em pouco ou nada satisfiz a curiosidade dos amigos vma e Jomosil! :(

Perguntem, comentem e deixem para debate o que vos aprouver. :biggthumpup:

António Diogo
FELICITAS PERPETVA SAECVLI



Jomosil
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1679
Registado: domingo nov 07, 2004 10:24 am
Localização: Braga
Contacto:

Re: Apontamentos para o estudo da moeda visigótica

Mensagem por Jomosil » quarta mai 28, 2008 10:00 pm

O raio da vida não nos permite andar sempre aqui... Obrigado pelo seu texto.

Houve um tempo em que quis saber mais sobre S. Martinho de Dume, sobre S. Frutuoso e toda a envolvência histórica destas duas grandes personagens que viveram onde vivo. Não sou historiador, mas gosto muito de História e lá vou mergulnando nuns livrecos antigos. Mas só quando posso...

Sei que o Prof. Sande Lemos andava à volta de um sólido de Requiário. Não sei em que ponto está a sua investigação... Se souber algo digo.

Mas continue, meu Amigo... Os seus textos são um contributo valioso para todos os foristas.

Grande abraço.

Avatar do Utilizador
António Carlos Diogo
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1730
Registado: sábado out 21, 2006 5:08 pm
Localização: Aveiro

Re: Apontamentos para o estudo da moeda visigótica

Mensagem por António Carlos Diogo » segunda jun 02, 2008 10:45 am

Meus amigos e companheiros das "lides visigóticas"e outras, tem sido para mim um privilégio estudar e ter-vos como participantes nestas cousas; aqui continuarei a escrever, aqui e em todos e qualquer Fórum que me dê essa possibilidade. Os assuntos que abordo andam sempre como que em círculo, qual "pescadinha de rabo na boca"; gostaria de aqui relançar mais uma vez a localização de Monecipio...Obrigado.

S. Frutuoso e S. Martinho de Dume são igualmente para relançar! :biggthumpup:

António Diogo
FELICITAS PERPETVA SAECVLI

Avatar do Utilizador
António Carlos Diogo
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1730
Registado: sábado out 21, 2006 5:08 pm
Localização: Aveiro

Re: Apontamentos para o estudo da moeda visigótica

Mensagem por António Carlos Diogo » sexta jun 20, 2008 1:32 pm

(Continuação)

Na Gália governada pelos francos, e a que alguns começavam a chamar França, inventou-se uma lenda segundo a qual, estes também descendiam, à semelhança dos romanos, de um príncipe troiano chamado Francione (os romanos descendiam de Tróia através de Eneias).
As elites guerreiras dos povos bárbaros remodelavam, deste modo, a sua identidade, ao mesmo tempo que renunciavam aos antigos cultos e à língua dos seus antepassados para assimilar com avidez o que restava da cultura romana.

- Adaptado do texto original de Alessandro Barbero.

António Diogo
FELICITAS PERPETVA SAECVLI

Avatar do Utilizador
António Carlos Diogo
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1730
Registado: sábado out 21, 2006 5:08 pm
Localização: Aveiro

Re: Apontamentos para o estudo da moeda visigótica

Mensagem por António Carlos Diogo » segunda jun 30, 2008 10:18 pm

:)

Caros amigos e companheiros, alguém tem notícias do trabalho que está prestes a ser publicado, tendo como material, mas que material, a Ex. Colecção Carlos Costa, orientado pelo próprio e pelo actual dono, o BES?

António Diogo
FELICITAS PERPETVA SAECVLI

Avatar do Utilizador
António Carlos Diogo
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1730
Registado: sábado out 21, 2006 5:08 pm
Localização: Aveiro

Mensagem por António Carlos Diogo » terça dez 09, 2008 10:07 am

:)

Caros companheiros e amigos do Fórum de Numismática é meu dever informar-vos que o Catálogo da Colecção do BES, já está pronto. Mais informo e pelo que apurei, que o mesmo estará disponível nos balcões da referida instituição bancária no inicío do próximo ano; no Catálogo encontrarão algumas preciosidades suevo/visigodas... do maior interesse para o estudo destas emissões e em particular as imitações de solidi e tremisses hoje aceites como emissões que foram cunhadas na Península, por entidades/autoridades suevo/visigóticas, autoridades provinciais e outras, domínio ainda e por muito tempo a explorar, quanta informação ainda por descobrir!

Aproveito para a todos Vós desejar Boas Festas.

António Diogo
FELICITAS PERPETVA SAECVLI

Avatar do Utilizador
António Carlos Diogo
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1730
Registado: sábado out 21, 2006 5:08 pm
Localização: Aveiro

Mensagem por António Carlos Diogo » terça jan 20, 2009 10:32 pm

:D
Caros companheiros e entusiastas do coleccionismo, permitam-me uma pergunta: Após a leitura deste tópico, nada vos move? Meramente uma dúvida, uma pergunta, uma contribuição, uma crítica..., estranho, muito estranho! :think:
Obrigado pela consulta diária. Se conseguir despertar o gosto e estudo pela Idade das Trevas, a um só companheiro que seja, já fico feliz... e grato! :green:

António Diogo.

manuela_
Sou só um euro caloiro
Mensagens: 3
Registado: domingo jan 25, 2009 8:03 pm

Mensagem por manuela_ » domingo jan 25, 2009 9:29 pm

ola, sou nova por aqui e gostaria que me indicassem bibliografia para a moeda visigoda na lusitania!
Obrigada!!

Avatar do Utilizador
António Carlos Diogo
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1730
Registado: sábado out 21, 2006 5:08 pm
Localização: Aveiro

Mensagem por António Carlos Diogo » segunda jan 26, 2009 10:14 pm

:)
Já leu todas as páginas do bárbaro de serviço? Não se impressione, já demonstrou coragem e lucidez para intervir e questionar, parabéns!
No que puder ser-lhe útil, disponha sempre. :thumbupleft:

António Diogo

Jomosil
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1679
Registado: domingo nov 07, 2004 10:24 am
Localização: Braga
Contacto:

Mensagem por Jomosil » quarta jan 28, 2009 9:37 pm

:(
Tenho uma filha que trabalha no BES, mas ela diz-me que ninguém tem por lá conhecimento desse catálogo... O Amigo Diogo sabe se ele está à venda em algum lado? Obrigado.

Responder

Voltar para “Medievais”