Império Bizantino-Imperador Heráclio 610-641 d.C.

Responder
Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11031
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Império Bizantino-Imperador Heráclio 610-641 d.C.

Mensagem por fernanrei » quinta abr 23, 2020 11:03 am

Caros ilustres, apresento-vos mais uma moeda Bizantina da minha colecção privada, a qual espero que seja do vosso agrado. :thumbupleft:

Império Bizantino 476 d.C. até 1453 d.C.

Imperador Heráclio ( Flávio Heráclio Augusto) 610-641 d.C.

AE Follis 30mm 11,9g cunhado em Nikomedia (NIKO)
Sear 833

Anverso – Busto de Heráclio coroado e encouraçado, virado de frente. Está a segurar um globo com uma cruz e um escudo.
Legenda – D N ERACLI – VS PP AVG ( Dominus Noster Heraclius Perpetuus Augustus) “Nosso eterno senhor Heráclio Augusto”

Reverso – Grande “M” encimado por uma cruz e ladeado pelas legendas “ANNO” e “II”( Ano dois) que é representativo do segundo ano de governação. Por baixo tem a letra “B” e a palavra “NIKO” que fazem referência à segunda oficina de cunhagem de Nicomédia.
Legenda – ANNO/B/II/NIKO

Imagem Imagem

Flávio Heráclio Augusto – Conhecido como “Heráclio, o jovem”, foi imperador Bizantino de 5 de outubro de 610 a 11 de fevereiro de 641 d.C.. Heráclio, supostamente nasceu no ano 575 d.C., filho de Heráclio (o velho) e de Epifânia.
Heráclio, ascendeu ao poder num período em que o império Bizantino andava todo em alvoroço. Focas, usurpou o poder e assassinou Maurício Tibério e toda a família imperial, no entanto, os aristocratas de Constantinopla não ficaram muito felizes com o sucedido e apoiaram Heráclio o velho e o seu filho, Heráclio o novo, numa rebelião que culminou na ascensão ao poder de Heráclio, depois da tomada de Constantinopla e de ter executado pessoalmente Focas.
O reinado de Heráclio ficou marcado pelas constantes guerras nas fronteiras do império; com os “Ávaros” ao longo do Danúbio e com o império Sassânida a leste, a zona mais instável, onde viu os Sassânidas tomarem Damasco, Jerusalém, o Egipto e chegarem até à margem do Bósforo, Calcedónia. Apesar destes desaires imediatos, conseguiu reorganizar o exército, através de fortes incentivos económicos, e recuperou alguns territórios ocupados pelos Persas, mas no final do reinado voltou a perder território.
Politicamente conseguiu fazer algumas alterações que mudaram substancialmente a sociedade Bizantina, nomeadamente a adoção da língua Grega em detrimento do Latim. Alterou também o título de Imperador, abandonando o uso de “Augusto” e adotou “Rei dos Reis “ á moda persa e mais tarde passou a usar o título de “Basileu”, o termo grego para “Rei”.

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Her%C3%A1clio
https://www.searaagape.com.br/apocalips ... anos7.html
https://pt.qwe.wiki/wiki/Heraclius


"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9510
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Império Bizantino-Imperador Heráclio 610-641 d.C.

Mensagem por silvio2 » quinta abr 23, 2020 1:04 pm

Não será uma moeda "muito bonita" mas é um interessante exemplar, lá isso é ... :)
Parabéns amigo Fernando. Obrigado por compartilhar. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

pmborges
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1757
Registado: quinta mar 04, 2010 2:32 am
Localização: Porto, Portugal

Re: Império Bizantino-Imperador Heráclio 610-641 d.C.

Mensagem por pmborges » quinta abr 23, 2020 1:15 pm

Estou a ver que comprou um grande lote de bizantinas recentemente. :thumbupleft:
Mesmo não estando na sua maioria em grande estado, servem sempre para ir aprendendo sobre os vários imperadores bizantinos e a civilização deste império do oriente. :)
É um bom aguçar de curiosidade para vários foristas.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11031
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Império Bizantino-Imperador Heráclio 610-641 d.C.

Mensagem por fernanrei » quinta abr 23, 2020 1:49 pm

pmborges Escreveu:
quinta abr 23, 2020 1:15 pm
Estou a ver que comprou um grande lote de bizantinas recentemente. :thumbupleft:
Mesmo não estando na sua maioria em grande estado, servem sempre para ir aprendendo sobre os vários imperadores bizantinos e a civilização deste império do oriente. :)
É um bom aguçar de curiosidade para vários foristas.
Aproveitei uma excelente oportunidade, mas na verdade só duas é que estão razoáveis, as outras estão como vê . Mesmo assim estão identificáveis e ajuda, tal como referiu, a fazer uma breve apresentação a este Império. Salva-se também o facto da genuinidade não suscitar muitas dúvidas. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11031
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Império Bizantino-Imperador Heráclio 610-641 d.C.

Mensagem por fernanrei » quinta abr 23, 2020 1:52 pm

silvio2 Escreveu:
quinta abr 23, 2020 1:04 pm
Não será uma moeda "muito bonita" mas é um interessante exemplar, lá isso é ... :)
Parabéns amigo Fernando. Obrigado por compartilhar. :thumbupleft:
É verdade amigo Sílvio, não sei se o busto faz jus ao rosto do Imperador, mas se assim o é, o gajo era mesmo feio. :biglaugh:
"Quod erat demonstrandum"

alpinojuan
Reinado D.João VI
Mensagens: 442
Registado: sexta jun 07, 2019 10:03 pm

Re: Império Bizantino-Imperador Heráclio 610-641 d.C.

Mensagem por alpinojuan » quarta mai 13, 2020 9:25 pm

Esta moedinha passou-me despercebida.

Não sendo dois melhores EC, continua a ser um exemplar interessante e ainda charmoso.
Hoje dei por mim a ver mais moedas Bizantinas, e até nem considero que a moeda esteja má.

Obrigado pela partilha caro amigo Fernando

Cordialmente
Juan Santos

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11031
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Império Bizantino-Imperador Heráclio 610-641 d.C.

Mensagem por fernanrei » quarta mai 13, 2020 9:57 pm

alpinojuan Escreveu:
quarta mai 13, 2020 9:25 pm
Esta moedinha passou-me despercebida.

Não sendo dois melhores EC, continua a ser um exemplar interessante e ainda charmoso.
Hoje dei por mim a ver mais moedas Bizantinas, e até nem considero que a moeda esteja má.

Obrigado pela partilha caro amigo Fernando

Cordialmente
Juan Santos
Obrigado caro Juan :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “Bizantinas”