Angola XX reis 1699

EC ?

MBC
0
Sem votos
MBC-
1
7%
BC+
2
14%
BC
8
57%
BC-
3
21%
 
Total de votos: 14

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Angola XX reis 1699

Mensagem por Pedro Leg » domingo fev 16, 2020 2:45 am

Boas caros colegas ;)

Um exemplar representativo das primeiras cunhagens de Angola, (1693/1699).
O vendedor (ou o leiloeiro, não sei), muito optimista, classificou esta moeda como VF. Sendo uma moeda de cobre que andou pelos tropicos nos bolsos humidos dos sertanejos africanos, não deve ser muito facil arranjar com muito melhor EC. :)
Qual o EC ? muito obrigado !!
Angola XX reis 1699 r.jpg
Angola XX reis 1699 v.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


Pensamento Livre

Avatar do Utilizador
Mmatos
Reinado D.Afonso V
Mensagens: 1215
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Localização: Lisboa/Caxias

Re: Angola XX reis 1699

Mensagem por Mmatos » domingo fev 16, 2020 1:55 pm

Pedro Leg Escreveu:
domingo fev 16, 2020 2:45 am
...
Qual o EC ? muito obrigado !!
Para mim, não passa de Regular. Existem diversas partes dos relevos no campo da moeda que estão lisos. Mas para aquilo que costuma aparecer, até que não está má de todo.

AdrianoHS
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 880
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

Re: Angola XX reis 1699

Mensagem por AdrianoHS » domingo fev 16, 2020 2:19 pm

Olá, Pedro.

Realmente não é muito fácil achá-las em bons ECs, especialmente se levou escudete, estas valorizo mais (opinião pessoal), sinal indelével de que compõe a numária brasileira pois serviu duas vezes seu propósito por mais de século, como meio circulante colonial e do Reino Unido, sem o carimbo podem ter circulado aqui ou em Angola ou em ambos de fato, pois de direito existia ordenamento para essas praças. Sou muito suspeito para atribuir ECs nestas moedinhas, ainda sim, concordo com o matos, a escassez de uma peça não altera sua condição, mas está bem bonita, a situo num BC+. São muito desejadas no Brasil e sei não terem a mesma atenção em Portugal.
Postei algumas que tenho um tempo atrás aqui, tem significado especial a presença delas no Brasil, aponta um mercado de varejo florescendo, estabelecimento de relações comerciais internas sendo construídas e a ascenção da nova colônia como principal domínio português no tabuleiro interno e global.
http://www.forum-numismatica.com/viewto ... pp#p871832

Parabéns pelo interesse no tema.

Abraço

amistade
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2044
Registado: quarta mai 27, 2009 9:33 pm
Localização: OVAR

Re: Angola XX reis 1699

Mensagem por amistade » domingo fev 16, 2020 2:46 pm

Quanto a mim está BC
Cumprimentos

AMISTADE

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Angola XX reis 1699

Mensagem por Pedro Leg » domingo fev 16, 2020 3:29 pm

Mmatos Escreveu:
domingo fev 16, 2020 1:55 pm
Pedro Leg Escreveu:
domingo fev 16, 2020 2:45 am
...
Qual o EC ? muito obrigado !!
Para mim, não passa de Regular. Existem diversas partes dos relevos no campo da moeda que estão lisos. Mas para aquilo que costuma aparecer, até que não está má de todo.
Muito obrigado pelo seu contributo :thumbs:
Pensamento Livre

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Angola XX reis 1699

Mensagem por Pedro Leg » domingo fev 16, 2020 3:36 pm

AdrianoHS Escreveu:
domingo fev 16, 2020 2:19 pm
Olá, Pedro.

Realmente não é muito fácil achá-las em bons ECs, especialmente se levou escudete, estas valorizo mais (opinião pessoal), sinal indelével de que compõe a numária brasileira pois serviu duas vezes seu propósito por mais de século, como meio circulante colonial e do Reino Unido, sem o carimbo podem ter circulado aqui ou em Angola ou em ambos de fato, pois de direito existia ordenamento para essas praças. Sou muito suspeito para atribuir ECs nestas moedinhas, ainda sim, concordo com o matos, a escassez de uma peça não altera sua condição, mas está bem bonita, a situo num BC+. São muito desejadas no Brasil e sei não terem a mesma atenção em Portugal.
Postei algumas que tenho um tempo atrás aqui, tem significado especial a presença delas no Brasil, aponta um mercado de varejo florescendo, estabelecimento de relações comerciais internas sendo construídas e a ascenção da nova colônia como principal domínio português no tabuleiro interno e global.
http://www.forum-numismatica.com/viewto ... pp#p871832

Parabéns pelo interesse no tema.

Abraço
Obrigado Caro Adriano pelo seu esclarecimento motivado.
O meu tema "império colonial" é um objectivo que vou realizando aos poucos mas com a certeza que nunca o vou terminar :)
abx
Pensamento Livre

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Angola XX reis 1699

Mensagem por Pedro Leg » domingo fev 16, 2020 3:37 pm

amistade Escreveu:
domingo fev 16, 2020 2:46 pm
Quanto a mim está BC
Muito obrigado caro Amistade :thumbs:
Última edição por Pedro Leg em segunda fev 17, 2020 7:08 am, editado 1 vez no total.
Pensamento Livre

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Re: Angola XX reis 1699

Mensagem por doliveirarod » segunda fev 17, 2020 2:46 am

Na verdade está mais p/ brasileira do que angolana, pois como se sabe acabaram vindo parar por aqui, e aqui circularam comprovadamente. Está BC, num estado que por estas bandas não é ruim, visto a média do que aparece. Elas circularam pelos rincões brasileiros até a extinção dos réis em 1942, ou seja, tempo demais...
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Angola XX reis 1699

Mensagem por Pedro Leg » segunda fev 17, 2020 7:13 am

doliveirarod Escreveu:
segunda fev 17, 2020 2:46 am
Na verdade está mais p/ brasileira do que angolana, pois como se sabe acabaram vindo parar por aqui, e aqui circularam comprovadamente. Está BC, num estado que por estas bandas não é ruim, visto a média do que aparece. Elas circularam pelos rincões brasileiros até a extinção dos réis em 1942, ou seja, tempo demais...
Boas caro Oliveira,

Estas moedas circularam até 1942 ? :staun: Curiosidade impressionante !!

Muito obrigado, Caro amigo, pelo seu contributo ;)
Última edição por Pedro Leg em segunda fev 17, 2020 8:32 pm, editado 1 vez no total.
Pensamento Livre

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9516
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Angola XX reis 1699

Mensagem por silvio2 » segunda fev 17, 2020 8:39 am

Exemplar muito interessante que não será fácil encontrar em ECs superiores (como já foi aqui referido). Na minha opinião está Bc ;)
Parabéns amigo João Pedro e obrigado, por partilhar ... :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Responder

Voltar para “Angola”