Uma opinião

Ibéricas, Ibero-Romanas, Visigodas e Árabes cunhadas no território português
RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Uma opinião

Mensagem por RuiFB » domingo abr 19, 2020 9:52 pm

fernanrei Escreveu:
domingo abr 05, 2020 1:25 pm
Isto pode ajudar a ler o que está na segunda moeda :thumbs:

E a palavra pré-Romana "Ketovian" ou " Ketovion" :think:
Essa leitura de Beuibum tirada da tabela é mais uma invenção como a de Ketovion ou Tetion.
O alfabeto do sudoeste está por decifrar.
Se conseguir fonetizar o que está escrito ganha o prémio anual da academia de história e não sei se não ganha algo a nível mundial :)

O único caracter que se tem uma boa ideia ou quase certeza do que significa será a lúnula com o ponto que se pode traduzir como "Tanit".



Avatar do Utilizador
gil costa
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1144
Registado: sábado mai 10, 2014 8:32 pm

Re: Uma opinião

Mensagem por gil costa » domingo abr 19, 2020 10:02 pm

As moedas são espanholas?
(pensei que eram portuguesas)
"As moedas antigas podem ser classificadas em 2 tipos: As provenientes de território nacional e as provenientes do raio que as parta."
GPC
\(˙) §Chercheur de trésors§ (˙)/
—————————————
coins: https://www.facebook.com/GPCCoinsServices

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Uma opinião

Mensagem por RuiFB » domingo abr 19, 2020 10:05 pm

Apenas a primeira de Gades (Cádiz). As outras duas do lado de cá, emissões pré-salacianas.

pmborges
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1757
Registado: quinta mar 04, 2010 2:32 am
Localização: Porto, Portugal

Re: Uma opinião

Mensagem por pmborges » segunda abr 20, 2020 10:17 am

jdickson Escreveu:
domingo abr 19, 2020 11:26 am
Como de costume, não consigo ver qual a vantagem de ter terra e sujidade superficial agarrada à superfície das moedas...
Claro que estas (ou quaisquer outras) não devem ser submetidas a limpezas que interfiram com a patine ou que alterem a estrutura metálica da superfície. Mas remover a sujidade superficial com a imersão num óleo neutro como o de amêndoas, durante um período relativamente curto (<24h), irá remover apenas a sujidade superficial das moedas, sem alterar absolutamente nada que não deva ser alterado.
Aliás, para quem sabe (não sou eu, certamente), o que o pessoal da conservação da NGC consegue fazer às moedas é extraordinário, o que significa que existem métodos para remover tudo o que está a mais, sem estragar absolutamente nada de estrutural das moedas.
Também sou concordante com esta opinião na maioria dos casos nos bronzes.
Por vezes existem é situações em que a terra ajuda a realçar as legendas e retirando-a as legendas ficam esbatidas e a ler-se muito pior.
Nas romanas de baixo império acontece muito isso por exemplo.

Collectorr
Reinado D.João VI
Mensagens: 417
Registado: quarta dez 26, 2018 6:44 pm

Re: Uma opinião

Mensagem por Collectorr » quinta abr 30, 2020 8:50 pm

numisiuris Escreveu:
domingo abr 19, 2020 9:42 pm
Eu não vejo terra nesta moeda. Vejo uma patine de malaquite coberta por uma micro-camada de pó. Esta é a apreciadíssima "sand patina". Neste caso autêntica. Eu não mexia na moeda. A ngc, para este tipo de moedas, faz uma limpeza "de leiloeira". Desculpem-me o termo. É bom o trabalho deles. Mas é comercial. E enquadra-se num gosto "pop", em voga em alguns quadrantes e naturalmente admissível, como outro qualquer. Pessoalmente, não tocaria nesta moeda, que está bem bonita, para o meu gosto. Tenho até ideia de já a ter visto "para apreciação" no facebook e de na altura me ter chamado à atenção.
:thumbs:
Obrigado

Avatar do Utilizador
carlos47
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4412
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Localização: olhão
Contacto:

Re: Uma opinião

Mensagem por carlos47 » quinta abr 30, 2020 9:06 pm

O problema é que ao retirar a terra eventualmente presente nesse local ficaria uma marca ,ou se limpa tudo,ou nada
Sou adepto de sempre de retirar a sujidade mas aqui creio que qualquer intervenção para retirar materia só prejudicaria

pmborges
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1757
Registado: quinta mar 04, 2010 2:32 am
Localização: Porto, Portugal

Re: Uma opinião

Mensagem por pmborges » quinta abr 30, 2020 9:29 pm

Já tinha dado aqui a minha opinião de uma maneira generalizada e tendo apenas por base o primeiro post.
Não tinha visto a 3ª moeda na segunda página.
Partindo então do geral para o particular :) :

1ª moeda - Não vejo grande interesse em mexer , o maximo que faria era com um palito tirar algumas incrustações maiores no campo. De qualquer das formas se fosse minha não lhe mexia, não vejo grandes melhorias a poderem ser feitas.

2ª moeda - Neste caso já tentava limpar com um mergulho em óleo de amendoas doces e uma escova muito ao de ligeiro, o objectivo seria tirar a terra que não está uniforme e estabilizar um pouco a moeda por causa do verdete superficial criando também uma patine mais uniforme.

3ª moeda - NÃO MEXER NUNCA, a patine está uniforme e a camada de terra que tem ajuda a evidenciar os pormenores da moeda. Qualquer limpeza só ia desvalorizar a moeda e torna-la menos atrativa.

Responder

Voltar para “Pré-Nacionalidade”