Real inédito de D. João III

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Mmatos
Reinado D.Afonso V
Mensagens: 1215
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Localização: Lisboa/Caxias

Real inédito de D. João III

#1 Mensagem por Mmatos » segunda mai 14, 2018 7:07 pm

Uma moedinha de que andava atrás há algum tempo e que agora me chegou, finalmente, às mãos. É um real cunhado em nome de D. João III (1521-1557) e pertence ao grupo 11 do AG, mas não se encontra referenciada esta variante de legenda, pois apresenta dois pontos a separar o nome do rei do seu numeral - IO : III. Pesem embora as fendas que apresenta e que talvez advenham da batida do martelo aquando da sua cunhagem, acho que está bastante simpática para um exemplar com quase 500 anos.

Real de D. João III Ref. AG J3 11.xx
177_1027.JPG
177_1036.JPG
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.



Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9516
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Real inédito de D. João III

#2 Mensagem por silvio2 » segunda mai 14, 2018 7:29 pm

Moeda muito interessante ... :D
Parabéns e obrigado pela partilha. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11056
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Real inédito de D. João III

#3 Mensagem por fernanrei » segunda mai 14, 2018 8:28 pm

Amigo Mário, está num estado muito bom e esse pormenor ainda a torna mais interessante. Parabéns pela aquisição :clap3:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
palves
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2259
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: Real inédito de D. João III

#4 Mensagem por palves » terça mai 15, 2018 7:52 am

Boa moeda, bem acima do EC médio e sendo uma nova legenda ainda melhor. A cunhagem manual está a chamar por ti ;)

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Real inédito de D. João III

#5 Mensagem por MCarvalho » terça mai 15, 2018 12:06 pm

Está muito interessante e bem apelativa.
Penso que o ponto maior (o de baixo) representa o centro exacto do círculo do cunho. Talvez tenha sido uma adaptação criativa do ponto de apoio do compasso do abridor, tanto que há um certo desnível entre os dois pontos.

Curiosamente, acho que no reverso também parece haver um trabalho de adaptação do ponto central de modo a integrá-lo na parte posterior da curvatura do R:

Imagem

Seria engraçado ver se esses dois pontos coincidem um sobre o outro, em ambas as faces ;)

[Nota: por ponto central refiro-me em relação ao círculo desenhado pelo perolado, independentemente do corte do disco, ou do descentramento da cunhagem]
MCarvalho

Avatar do Utilizador
Mmatos
Reinado D.Afonso V
Mensagens: 1215
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Localização: Lisboa/Caxias

Re: Real inédito de D. João III

#6 Mensagem por Mmatos » terça mai 15, 2018 5:42 pm

MCarvalho Escreveu: Penso que o ponto maior (o de baixo) representa o centro exacto do círculo do cunho.
...
Curiosamente, acho que no reverso também parece haver um trabalho de adaptação do ponto central de modo a integrá-lo na parte posterior da curvatura do R:
Estive a medir e tanto um como o outro estão exactamente a 10 mm do perolado o que parece indicar serem o ponto de apoio do compasso, tal como o MCarvalho sugeriu e tendo a moeda 20 mm de diâmetro.
MCarvalho Escreveu:Seria engraçado ver se esses dois pontos coincidem um sobre o outro, em ambas as faces ;)
Estive a tentar determinar se isso acontece e parece-me que não. Pensando bem, nada impede que aquando da cunhagem exista um ligeiro desfasamento da posição de cada cunho em relação ao outro, podendo os centros não coincidirem a 100 %.

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Real inédito de D. João III

#7 Mensagem por MCarvalho » terça mai 15, 2018 5:48 pm

Mmatos Escreveu:
Estive a tentar determinar se isso acontece e parece-me que não. Pensando bem, nada impede que aquando da cunhagem exista um ligeiro desfasamento da posição de cada cunho em relação ao outro, podendo os centros não coincidirem a 100 %.
Sim, faz sentido
:thumbupleft:
MCarvalho

Responder

Voltar para “D. João III”